sábado, fevereiro 09, 2019

Você conhece as Práticas Integrativas?

Você conhece as Práticas Integrativas?

Essas práticas chegaram a rede pública de saúde em 2006, quando o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC). Atualmente, são 27 práticas disponíveis no SUS.

Elas são recursos terapêuticos que ajudam na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, também podem ser grandes aliadas no tratamento de diversas doenças.

Elas já estão presentes em 78% dos municípios brasileiros.

Compete ao gestor municipal elaborar normas técnicas para inserção da PNPIC na rede municipal de Saúde e definir recursos orçamentários e financeiros para a implementação das práticas integrativas. Dessa maneira, é de competência exclusiva do município a contratação dos profissionais e a definição das práticas a serem ofertadas.

Não existe uma adesão a PNPIC: a politica traz diretrizes gerais para a incorporação das práticas nos diversos serviços.

As praticas integrativas e complementares (PIC) são ações de cuidado transversal, podendo ser realizadas na atenção básica - na média e alta complexidade.

Em 2017, quase 1,5 milhão de pessoas foram beneficiadas com essas práticas no SUS.

Você deve conhecer alguns exemplos de PIC: meditação, constelação familiar, yoga, shantala, acupuntura, aromaterapia, yoga.

Fonte: PICS do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário