Pular para o conteúdo principal

Aula Aberta sobre "O que não ensinam nas escolas médicas?" - Universidade Anhembi-Morumbi

Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser o especialista convidado  para ministrar a Aula Aberta "O que não ensinam nas escolas médicas? Desenvolvendo as softskills para a liderança de sucesso e segurança do paciente" para os acadêmicos de Medicina da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM). O evento foi organizado pelas Ligas de Genética Médica e de Humanização da UAM.

A aula aconteceu no campus da UAM no tradicional bairro da Mooca (SP).

"Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria"
(Aristóteles)

Prof Armando Ribeiro utiliza sofisticados equipamentos de biofeedback (ex. condutância elétrica da pele) para demonstrar reações psicofisiológicas da comunicação interpessoal.

Prof Armando Ribeiro utilizou sofisticados equipamentos de neurofeedback (ex. ondas cerebrais) para demonstrar o cérebro em situação de aprendizagem (foco) e de relaxamento.

O feedback das reações psicofisiológicas são estratégias importantes para o desenvolvimento da autoregulação e da autoconsciência. Cada vez mais o médico do futuro precisa aprender a reconhecer os padrões da sua própria resposta psicofisiológica para gerir estresse / burnout e desenvolver uma relação médico - paciente mais eficaz técnica e emocionalmente.

O Prof Armando Ribeiro descreveu inúmeras aprendizagens adquiridas em seus treinamentos na Harvard Medical School (EUA) para o desenvolvimento de lideranças médicas com excelência técnica e socioemocional. Os acadêmicos de Medicina da UAM puderam ouvir experiências de sucesso na implantação de programas de desenvolvimento pessoal para a carreira médica.

"Problemas de saúde mental em estudantes de medicina no Brasil: revisão sistemática e metanálise". Foram debatidas estratégias para desenvolver uma experiência acadêmica que não adoeça o estudante e valorize a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

A oportunidade impar de falar para os futuros médicos sobre a importância do desenvolvimento de habilidades não-técnicas (fatores humanos / softskills) é fundamental para se modificar a prática médica em nossos país. Precisamos cada vez mais de médicos competentes nas habilidades técnicas / científicas e emocionalmente. Os princípios da Medicina do Estilo de Vida (LifeStyle Medicine) foram abordados para reflexão dos futuros profissionais.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...