Pular para o conteúdo principal

Conheça prática que ensina os pequenos a lidarem com medo e ansiedade


Conheça prática que ensina os pequenos a lidarem com medo e ansiedade
Ao contrário do que muita gente pensa, é possível e necessário ensinar a criança a meditar

Não é difícil você ouvir pais que defendem a ideia de manter os filhos o tempo todo brincando ou praticando esportes para gastar energias e, no fim do dia, ficarem "calminhos, calminhos". Porém, existe outra forma de tranquilizar os filhos: a meditação. Mais do que isso, a prática busca ajudar os pequenos a lidar com seus medos, ansiedades e conflitos do dia a dia e ainda melhora o desempenho escolar. Com as crianças, há outra vantagem extra: salas de aula tumultuadas tornam-se mais tranquilas, enquanto os meninos e meninas aprendem a lidar com a sua própria paciência.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível e necessário ensinar a criança a meditar. "Em tempos de extremo caos social, relacionamentos violentos, falta de comunicação empática e altamente distraídos pelas várias tecnologias de desatenção em massa, as práticas meditativas devem fazer parte de uma educação socioemocional que estimule o crescimento interior, a autorregulação da atenção e a redução da produção dos hormônios do estresse excessivo", diz o psicólogo Armando Ribeiro.

"Com o avanço exponencial da tecnologia, somente uma educação pautada no fortalecimento das competências socioemocionais (empatia, compaixão, comunicação não-violenta, trabalho em grupo) poderá levar a uma sociedade mais equilibrada. Pelo contrário, as novas tecnologias podem acelerar a corrosão dos valores humanos, acentuando os transtornos mentais, violência urbana e um futuro distópico", explica Ribeiro. A meditação, segundo ele, surge como uma vacina para as futuras gerações. Protege contra os excessos negativos e as carências positivas de uma sociedade em contínua transformação.

"Os pais do futuro não escolherão escolas apenas pelos resultados acadêmicos, mas aquelas com culturas educacionais mais saudáveis física e emocionalmente. Filhos de sucesso deverão primeiramente ser pessoas emocionalmente saudáveis e com um estilo de vida promotor de bem-estar e felicidade", complementa Ribeiro. E todos os benefícios da prática na infância já foram comprovados pela ciência.

Diário dará suporte editorial

O Diário dará suporte editorial a um projeto inédito que será implantado em fevereiro de 2019 em uma escola de educação infantil de Rio Preto: o Movimento Abraçar. O modelo é semelhante ao desenvolvido na creche Monte Cristo, em Campinas, e o centro do projeto é a formação educacional com valores humanos.

"A meditação tem de nutrir a compaixão dos alunos e comunidade, não pode ser transformada em uma moda passageira sem um alinhamento com o projeto pedagógico e da cultura escolar", explica Ribeiro. Também deve respeitar as diferenças entre as crianças e ser um convite para a experiência e não uma obrigação imposta. Os pais, os professores e a comunidade escolar devem ser informados sobre os benefícios da meditação e convidados para o diálogo.

Fonte: Revista Bem Estar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...