Pular para o conteúdo principal

O poder da gratidão no programa Vida Melhor

Prof Armando Ribeiro foi o especialista convidado pela produção do programa Vida Melhor da TV Rede Vida para falar sobre as descobertas da Psicologia Positiva e das Neurociências Cognitivas sobre o poder da gratidão na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. A apresentadora Cláudia Tenório e sua equipe prepararam um lindo vídeo com toda a produção do programa para ilustrar o poder da gratidão no bem-estar pessoal e profissional. 


Segundo o blog da Harvard Health, existem diversas maneiras de se cultivar a gratidão em nossas vidas, sendo elas:

Escreva uma nota de agradecimento. Você pode se tornar mais feliz e nutrir seu relacionamento com outra pessoa, escrevendo uma carta de agradecimento que expressa sua diversão e apreciação do impacto dessa pessoa em sua vida. Envie, ou melhor ainda, entregue e leia pessoalmente, se possível. Tome o hábito de enviar pelo menos uma carta de gratidão por mês. De vez em quando, escreva um para você.

Agradeça alguém mentalmente. Não há tempo para escrever? Isso pode ajudar apenas a pensar em alguém que tenha feito algo agradável para você, e agradeço mentalmente o indivíduo.

Mantenha um jornal de gratidão. Tornar o hábito de escrever ou compartilhar com um ente querido sobre os presentes que você recebeu todos os dias.

Conte suas bênçãos. Escolha uma hora toda semana para se sentar e escrever sobre suas bênçãos - refletindo sobre o que foi certo ou o que você agradece. Às vezes, ajuda a escolher um número - como três a cinco coisas - que você identificará a cada semana. Ao escrever, seja específico e pense nas sensações que sentiu quando algo de bom aconteceu com você.

Orar. As pessoas religiosas podem usar a oração para cultivar a gratidão.

Meditar. A meditação consciente envolve concentrar-se no momento presente sem julgamento. Embora as pessoas muitas vezes se concentrem em uma palavra ou frase (como "paz"), também é possível se concentrar no que você agradece (o calor do sol, um som agradável, etc.).


Nos bastidores do programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Nos bastidores do programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Preparativos da equipe para o programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Os blocos do programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Chegando aos estúdios da TV Rede Vida para participar do programa Vida Melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...