Pular para o conteúdo principal

O que é educação integral? Roda de Conversa

Prof Armando Ribeiro participou da 2a. Roda de Conversa: O que é Educação Integral? Promovida pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Na 1a. roda de conversa, foi discutido o que significa dizer que uma pessoa tem um direito assegurado, o que é a educação a qual os indivíduos têm direito, quão essencial é o componente socioemocional para a educação, se é possível verificar se o direito à educação está sendo assegurado e se é desejável monitorar isso. Agora, na 2a. roda de conversa, discutimos o que é Educação Integral, como oferecer uma educação verdadeiramente integral e qual é o papel da educação socioemocional no contexto da educação integral.

Programas que visam desenvolver competências socioemocionais do aluno são efetivos? 

Além de um grande impacto sobre o aprendizado acadêmico, programas de desenvolvimento socioemocional têm maior impacto sobre o aprendizado, em comparação com os próprios programas dirigidos para aprendizado.

Roda de Conversa
O que é Educação Integral?

Contou com a mediação de Mozart Neves Ramos (diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna), Elizane Mecena (pedagoga e gerente pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), Natacha Costa (diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz), Neca Setúbal (socióloga, educadora e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação) e Simone André (gerente executiva da área de desenvolvimento de soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna).


Materiais disponibilizados a todos os participantes da roda de conversa.

O atual sistema educacional tem 200 anos... O que é educação integral? Abertura dos trabalhos realizado por Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!