sexta-feira, outubro 17, 2014

Estresse e Arte no programa Vida Melhor da RedeVida


Cláudia Tenório, Cleto Baccic e Prof Armando Ribeiro

No programa Vida Melhor da Rede Vida conversamos sobre o estresse do dia-a-dia e o papel da arte na redução do estresse. O ator Cleto Baccic apresenta a peça "O homem de La Mancha" no teatro do Sesi (Av. Paulista).


Ator Cleto Baccic e o psicólogo Prof Armando Ribeiro

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?

As terapias expressivas (ex. arte-terapia, musicoterapia e etc.) são estratégias importantes para a gestão do estresse. Através da produção artística ou mesmo da produção de textos, artesanatos, desenhos e quaisquer outras formas de expressão podemos reduzir os sintomas do estresse tóxico e mudar o foco mental dos problemas diários para novos pontos de vista. 

Sinopse do musical "O homem de La Mancha"

Um manicômio brasileiro no final dos anos 30. Um paciente é anunciado para internação. Apresenta-se como Miguel de Cervantes, poeta, ator de teatro e coletor de impostos. Chega na companhia de seu criado, Sancho.

Ele é abordado pelo Governador, louco que comanda os internos do hospital. O grupo ataca seus pertences e lhe subtraem suas poucas posses. Cervantes se preocupa apenas com um manuscrito, que é arremessado entre eles. Para dar a Cervantes a oportunidade de reaver seu manuscrito, o Governador instala um julgamento.

O Duque faz a acusação. Cervantes organiza sua defesa convidando os loucos a encenarem com ele uma peça de teatro.

É a história de D. Alonso Quijana, um velho fazendeiro aposentado, ávido leitor, desgostoso com os maus-tratos dos homens para com seus semelhantes. Melancólico com as injustiças do mundo e tomado pela loucura, imagina ser D. Quixote Senhor de La Mancha, um Cavaleiro Errante, atrás de aventuras que lhe permitam combater o mal, assistir os indefesos e praticar o bem.

Fonte: FIESP / SESI-SP

Um comentário:

  1. As terapias expressivas (ex. arte-terapia, musicoterapia e etc.) são estratégias importantes para a gestão do estresse. Através da produção artística ou mesmo da produção de textos, artesanatos, desenhos e quaisquer outras formas de expressão podemos reduzir os sintomas do estresse tóxico e mudar o foco mental dos problemas diários para novos pontos de vista.

    ResponderExcluir