Pular para o conteúdo principal

Depressão na infância e adolescência no programa Papo de Mãe da TV Brasil



Neste domingo (20/07) o Programa Papo de Mãe apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza Sandrini abordará o importante tema sobre a depressão em crianças e adolescentes. Segundo alerta da OMS a depressão é a doença mais frequente na adolescência atualmente... Entre os especialistas a psiquiatra dra. Ivete Gattás e o psicólogo Armando Ribeiro. No final do programa demonstrarei um simples exercício baseado na Psicologia Positiva para todos os participantes. Não percam!!



Especialistas: Dra. Ivete Gattás e o psicólogo Armando Ribeiro. 



Neste programa, Mariana Kostcho e Roberta Manreza recebem convidados para um papo sobre Depressão

Domingo (20), 15h30, na Tv Brasil. Reprise no sábado, 11 horas. 

Um filho diagnosticado com Depressão. O que antes era considerado um transtorno que atingia apenas adultos, infelizmente hoje é cada vez mais comum em crianças e adolescentes.

A Depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde e é mais prevalente entre mulheres. Mas entre os pequenos, o índice de depressão também é preocupante. Nos últimos 10 anos, de acordo com a OMS, o número de diagnósticos em crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5 para 8%.

Neste programa, vamos conversar com as mães Fabiana, Adriana, Neila e Thelma.

No caso da Fabiana, quem tem depressão é seu filho de 19 anos, que também sobre de epilepsia. Ela revela que o garoto chegou a ficar quase um mês sem sair do quarto e se nega a fazer qualquer acompanhamento psicológico. 

A filha de Adriana teve um quadro sério de síndrome de pânico seguido de depressão, quando tinha apenas 6 anos. A família tinha acabado de mudar de cidade e a menina sentiu muito a mudança. 

Neila teve depressão. Ela diz que o processo teve início em 2006, desencadeado por uma crise de pânico.  Ela parou de comer, só conseguia ingerir líquidos, fumava sem controle e se isolou de tudo e de todos. Em meio a este caos, ainda teve que lidar com a separação. O filho sentiu tudo isso e desenvolveu uma agressividade preocupante e um início de depressão.

E Thelma conta que já teve três momentos complicados de depressão, sendo que o último ainda não passou e ela continua afastada do trabalho, tomando medicamentos e fazendo acompanhamento psicológico. O filho mais novo de 6 anos sofre junto e já presenciou momentos complicados da mãe.

Especialistas: Dra. Ivete Gattás, psiquiatra da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Unifesp; Armando Ribeiro, psicólogo.

Na reportagem de Letícia Bragaglia vamos conhecer a terapeuta Alda Martinelli, autora do livro  "Yoga Massagem Ayurvética - A Transformação pelo Toque", que desenvolve um tratamento alternativo que pode ajudar na Depressão. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.    

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...