Pular para o conteúdo principal

Saiba como lidar positivamente com as preocupações!


Saiba como lidar positivamente com as preocupações!

O Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, coordenador do programa de avaliação do estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e consultor em gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho, foi um dos entrevistados pela apresentadora Cláudia Tenório no programa Vida Melhor da Rede Vida desta quinta-feira (03/05/2012), das 12h30 às 14h.

Como lidar positivamente com as preocupações? Todos tem alguma preocupação ao longo da vida, mas alguns infelizmente sofrem intensamente com essas questões. Algumas preocupações podem fazer parte de um problema ainda maior, por exemplo: ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse e etc. As preocupações podem se tornar um hábito ruim na vida de muitas pessoas, que se tornam dependentes da preocupação crônica e da intolerância à incerteza. Alguns psicólogos vem estudando técnicas eficazes para gerenciar as preocupações irracionais que podem paralisar as ações mais produtivas. 

De acordo com o modelo teórico desenvolvido pelo psicólogo e pesquisador Robert Leahy (presidente da International Association for Cognitive Psychotherapy), as técnicas mais eficazes para  gerenciar as preocupações são: (1) identificar as preocupações produtivas e improdutivas, (2) aceitar a realidade e comprometer-se com a mudança, (3) contestar a preocupação, (4) focalizar a ameaça mais profunda, (5) transformar "fracasso" em oportunidade, (6) usar as emoções em vez de se preocupar com elas e (7) assumir o controle do tempo. (Fonte: Leahy, 2007).

Uma outra estratégia interessante para reduzir as preocupações crônicas em nossas vidas, aprendi no curso de gestão do estresse da Universidade de Harvard (EUA), consistindo na construção de uma "Caixa de Preocupações". Normalmente acumulamos preocupações em nossa mente, o que pode afetar nossa capacidade de pensar com clareza e tomar decisões racionalmente. Escrever deliberadamente nossas preocupações em um papel e colocá-lo na "caixa de preocupações" pode trazer alívio imediato para alguns aborrecimentos e principalmente ao revermos nossas anotações horas ou mesmo dias depois, podemos perceber que tais preocupações eram irreais, distorcidas, exageradas...

Caso suas preocupações sejam intensas ao ponto de trazer sofrimento emocional e físico, talvez seja importante considerar buscar ajuda médica ou psicológica!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!