Pular para o conteúdo principal

Emoções que causam estresse - Hosp. São José

Palestra
"Emoções que causam estresse"
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto


As emoções causam estresse? Qual é o papel das emoções positivas e negativas na etiologia do estresse crônico? Palestra organizada pelo Hospital São José em comemoração ao dia da Secretária. No ambiente hospitalar de alta complexidade os sinais do estresse são devastadores e afeta a todos sem distinção. Práticas baseadas em terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento e de respiração, meditação e biofeedback são algumas das ferramentas úteis para a redução do estresse intenso e a promoção da qualidade de vida e do bem-estar biopsicossocial e espiritualidade.

Proposta
A palestra é uma atividade organizada pelo Hospital São José para comemorar o dia da Secretária. O Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (CEAP) do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo apóia essa atividade.

Ministrante
Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto – Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo – CEAP. Certificação nacional e internacional em diagnóstico e gerenciamento do estresse (ABQV/ABS, ISMA-BR/Universidade do Texas e Universidade de Harvard). Website: www.armandoribeiro.com

Data: 30/09/2011
Horário: das 09 às 10h e também das 13h30 às 14h30
Local: Anfiteatro do Hospital São José
(Rua Martiniano de Carvalho, 965, Bela Vista, São Paulo - SP)
Público-alvo: Evento interno.
Apoio: Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar - CEAP da Beneficência Portuguesa de São Paulo (Rua Capitão Mor Roque Barreto, 47).



Fotos do Evento



Palestra do Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto no Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo, com o tema "Emoções que causam estresse".

Foram utilizados sofisticados equipamentos de biofeedback, capazes de demonstrar os efeitos psicofisiológicos do estresse no corpo e na mente dos participantes.


O Prof. Armando Ribeiro utiliza as mais recentes pesquisas do campo da psicologia e medicina do estresse, conscientizando os participantes da importância da redução do estresse no ambiente de trabalho.


Equipe de psicólogos do Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (CEAP) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Palestra do período da tarde para os profissionais do Hospital São Joaquim - Beneficência Portuguesa de São Paulo, sobre estresse ocupacional.


O objetivo principal da palestra é conscientizar todos os trabalhadores sobre os efeitos tóxicos do estresse negativo na saúde física e emocional, preparando o ambiente de trabalho para acolher programas de gestão do estresse, cientificamente embasados, e voltados a todos os setores e hierarquias institucionais.


O Prof. Armando Ribeiro utiliza recursos técnicos capazes de tornar as reações do estresse visiveis para os participantes, além de demonstrar técnicas de respiração simples que poderão ser utilizadas para a redução do estresse no trabalho.


Os participantes fizeram perguntas relacionadas aos sintomas típicos do estresse ocupacional, além da importância das intervenções psicológicas para a promoção da saúde e prevenção das doenças e problemas relacionados ao estresse ocupacional.


São realizadas demonstrações práticas dos efeitos fisiológicos de diferentes práticas de respiração na redução do estresse.


Sobre o Hospital São José

Equipamentos médicos de última geração foram introduzidos nesse novo hospital. O Hospital São José conta com 70 leitos para internações, 18 para recuperação e 20 UTI’s, além de sete salas de cirurgias de alta complexidade. As UTI´s são individualizadas e dispõem de amplas janelas, banheiro privativo, TV e ar condicionado. Os apartamentos têm, em média, 75 m2, sala de estar e varanda.

O São José dispõe ainda de centro de diagnóstico e exames com as mais avançadas tecnologias como o mamógrafo digital e um tomógrafo multidetector de imagem que divide virtualmente o corpo em 64 partes e faz mais de 190 imagens de alta resolução por minuto. Em equipamentos foram investidos valores que ultrapassam a casa dos R$ 15 milhões. O Hospital São José tem nove andares e quatro subsolos distribuídos em uma área de 23 mil m2.


Sobre o Hospital Beneficência Portuguesa de SP

A Beneficência Portuguesa de São Paulo nasceu em 2 de outubro de 1859. Hoje é o maior Complexo Hospitalar da América Latina, instalado em cinco edifícios e mais de 110 mil metros quadrados. São cinco mil funcionários, dos quais 1,5 mil médicos especialistas. É administrado pelo empresário Antônio Ermírio de Moraes há quase 40 anos.
Com uma equipe tão diversificada e de graduada, o incentivo a formação de profissionais qualificados é uma constante. Há mais de 30 anos mantém uma escola de auxiliares de enfermagem gratuita, onde os alunos recebem formação curricular acrescida de 1.300 horas/aula. Mais de 3 mil profissionais já foram formados pela instituição.
A Beneficência Portuguesa também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu em vinte especialidades como Cardiologia Clinica, Transplante de Fígado, Craniofacial, Neurocirurgia, entre outros. A residência médica realizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida pelo Mec – Ministério da Educação e Cultura. O Hospital acaba de fechar uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas para a realização do curso de MBA Executivo em Saúde para os funcionários e parceiros do complexo hospitalar.
O hospital oferece aos seus pacientes avançados equipamentos de diagnósticos e terapêutica, com os quais são realizados mais de 3 milhões de exames por ano. A moderna tecnologia e a qualificação profissional permitiu, e continua permitindo, ao hospital quebrar barreiras antes intransponíveis. Em 1985, por exemplo, a equipe do Dr. Zerbini realizou o primeiro transplante de coração da historia da Beneficência.
Em duas iniciativas de destaque, trouxe para o Brasil, em 1993, a tecnologia mais avançada de radiocirurgia existente no mundo, utilizada para tratar mais de 200 mil casos nos últimos anos. O hospital ainda oferece uma dos maiores centros de cardiologia do mundo. Em julho último, uma das cinco equipes da BP, liderada pelo cardiologista José Armando Mangione chegou a casa de 100 mil cateterismos e demais exames em cardiopatas. Ao todo o hospital atingiu pouco mais de 437 mil exames em cardiológicos.
A Beneficência Portuguesa também é considerado um centro de referência em transplantes. Entre 1973 e 2003 foram 2.490 transplantes de coração, fígado, medula, pulmão, entre outros. Um caso raro e inédito foi realizado em 93 quando um paciente passou a viver com dois corações. Cinco anos depois foi realizado o primeiro transplante bilateral de pulmão e o primeiro transplante conjunto de coração e pulmão com êxito no Brasil.
Hoje o hospital trabalha com 60% de atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais de 1900 leitos, 64 salas cirúrgicas e taxa de ocupação superior a 75%. São realizadas em média 30 mil cirurgias por ano e mais de 3 milhões de exames.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...