Pular para o conteúdo principal

Curso Básico de Biofeedback

Curso Básico de Biofeedback

Ministrante: Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto

Trata-se de um curso teórico-demonstrativo especialmente desenvolvido para ensinar aos participantes a incorporar o biofeedback como ferramenta em sua prática clínica, voltado à Terapia Cognitivo-Comportamental. O foco deste curso será sobre o treino de coerência cardíaca (utilizando equipamento de biofeedback para monitoramento da variabilidade do ritmo cardíaco).

Objetivos: Revisar os aspectos históricos, teóricos e técnicos relevantes a utilização dos equipamentos de biofeedback na área da psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental) e demonstrar os principais equipamentos e as estratégias utilizadas.

Carga horária: 8 horas
Público-alvo: psicólogos

Conteúdo Programático:
· Aspectos históricos, filosóficos e éticos do emprego do biofeedback na psicoterapia
· Psicofisiologia aplicada ao biofeedback
· Biossegurança aplicada ao biofeedback
· Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental
· Aplicações clínicas do biofeedback baseado em evidências

Data: 31/03/2012 (VAGAS LIMITADAS!!!)
Horário: 9h às 18h (1h de almoço)
Investimento: Consulte

Observação: Todos os participantes receberão material de apoio e certificado de participação. Para a inscrição, por favor, entrar em contato por email (armandopsico@hotmail.com). As inscrições serão encerradas no dia 23/03 ou até finalizarem as vagas. Vagas Limitadas!!!
Local:

Tulip Inn - Paulista Convention - HOTEL
Rua Apeninos, 1070, Paraíso, 04104-021, São Paulo - SP

Mais informações / contatos:
Tel. (11) 3272-0406
E-mail: armandopsico@hotmail.com
Site: www.armandoribeiro.com
Rua Vergueiro, 875, sl. 81, São Paulo - SP, 01504-001, (próx. metrô vergueiro)


Leia mais sobre o processo de biofeedback associado à psicoterapia no artigo "Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental", publicado na revista Arquivos Médicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP). O objetivo deste artigo é descrever a utilização do biofeedback como um recurso terapêutico complementar à psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental). O biofeedback poderá oferecer aos profissionais da saúde mental uma nova ferramenta terapêutica, não-invasiva, não medicamentosa, que tem o potencial de ampliar o conhecimento sobre a interface corpo e mente, tornando a psicoterapia uma intervenção mais objetiva e ampliando o potencial humano para o controle das queixas psicossomáticas.
http://intranet.fcmscsp.edu.br/files/file/AR6.pdf

Assita também a entrevista sobre biofeedback e gerenciamento do estresse, no youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...