terça-feira, março 07, 2017

Pacientes são mais propensos a recusar tratamento medicamentoso do que psicoterapia para a saúde mental

Indivíduos que já estão em terapia medicamentosa também têm maior probabilidade de interromper o tratamento cedo, diz estudo

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSICOLOGIA

As pessoas que buscam ajuda para transtornos mentais são mais propensos a recusar ou não completar o tratamento recomendado se envolve apenas psicotrópicos, de acordo com uma revisão da pesquisa publicada pela American Psychological Association.

Os pesquisadores realizaram uma meta-análise de 186 estudos de pacientes que procuram ajuda para problemas de saúde mental que examinaram se eles aceitaram o tratamento que foi recomendado e se eles fizeram, se eles concluíram. Cinqüenta e sete dos estudos, incluindo 6.693 pacientes, apresentaram um componente que relatou recusa de recomendações de tratamento, e 182 dos estudos, compreendendo 17.891 pacientes, apresentaram um componente relatando a interrupção prematura do tratamento.

Após o diagnóstico, os pacientes nos estudos foram recomendados para a terapia de drogas (farmacoterapia), terapia de conversa (psicoterapia) ou uma combinação dos dois.

"Descobrimos que as taxas de recusa de tratamento foram cerca de duas vezes maiores para a farmacoterapia sozinho, em comparação com a psicoterapia sozinho, particularmente para o tratamento do transtorno de ansiedade social, transtornos depressivos e transtorno do pânico", disse o pesquisador Joshua Swift, PhD, da Idaho State University. "Taxas de término prematuro da terapia também foram mais elevados para farmacoterapia sozinho, em comparação com psicoterapia sozinho, particularmente para anorexia / bulimia e transtornos depressivos."

A pesquisa foi publicada na revista APA Psychotherapy .

Em todos os estudos, a taxa média de recusa de tratamento foi de 8,2 por cento. Pacientes que receberam apenas farmacoterapia foram 1,76 vezes mais propensos a recusar tratamento do que pacientes que receberam apenas psicoterapia. Uma vez no tratamento, a taxa média de terminação prematura foi de 21,9 por cento, com os doentes em regime de droga apenas 1,2 vezes mais probabilidades de abandonar cedo. Não houve diferença significativa para as taxas de recusa ou abandono entre a farmacoterapia isolada e os tratamentos combinados, ou entre a psicoterapia sozinha e os tratamentos combinados.

Enquanto Swift disse que as conclusões em geral foram esperadas, os pesquisadores ficaram mais surpresos com o quão grande as diferenças foram para alguns distúrbios. Por exemplo, pacientes com diagnóstico de transtorno depressivo foram 2,16 vezes mais propensos a recusar farmacoterapia sozinhos e pacientes com transtornos de pânico foram quase três vezes mais propensos a recusar farmacoterapia sozinho.

Os achados são especialmente interessantes porque, como resultado de um acesso mais fácil, tendências recentes mostram que uma maior porcentagem de pacientes de saúde mental nos EUA estão envolvidos em farmacoterapia do que psicoterapia, de acordo com o co-autor Roger Greenberg, PhD, SUNY Upstate Medical University.

Alguns especialistas argumentaram que a psicoterapia deve ser a primeira opção de tratamento para muitos transtornos de saúde mental. Esses argumentos têm sido largamente baseados em bons resultados de tratamento para terapia de conversa com menos efeitos colaterais e menores taxas de recaída, disse Greenberg. "Nossas descobertas apoiar esse argumento, mostrando que os clientes são mais propensos a estar dispostos a iniciar e continuar psicoterapia do que farmacoterapia."

Swift e Greenberg teorizaram que os pacientes podem estar mais dispostos a se envolver em psicoterapia porque muitos indivíduos que experimentam problemas de saúde mental reconhecem que a fonte de seus problemas pode não ser inteiramente biológica.

"Os pacientes muitas vezes desejam uma oportunidade de conversar e trabalhar com seus problemas com um indivíduo cuidadoso que pode ser capaz de ajudá-los a enfrentar melhor suas experiências emocionais", disse Greenberg. "As medicações psicotrópicas podem ajudar muitas pessoas e acho que algumas vêem-nas como uma solução relativamente fácil e potencialmente rápida, mas penso que os outros consideram os seus problemas mais complexos e preocupam-se com o facto de os medicamentos fornecerem apenas uma solução temporária ou de superfície para As dificuldades que enfrentam em suas vidas. "

Embora a meta-análise forneça informações sobre as taxas de recusa e abandono, os estudos não relatam as razões dos pacientes para suas ações, Swift observou. Indo para a frente, a pesquisa projetada identificar estas razões pôde conduzir às estratégias adicionais para melhorar a taxa do início e da conclusão para ambas as terapias, ele disse. Também é importante notar que os participantes nos estudos de pesquisa inicialmente indicaram que estavam dispostos a ser atribuídos a qualquer terapia e, portanto, podem não ser representativos de todos os consumidores de tratamento.

###

Artigo : "Recusa de tratamento e terminação prematura em psicoterapia , farmacoterapia e sua combinação: uma meta-análise de comparações cabeça a cabeça", por Joshua Swift, PhD, Idaho State University; Roger Greenberg, PhD, SUNY Upstate Medical University; Kelley Tompkins, MSc, Universidade de Alaska Anchorage; E Susannah Parkin, BA, Idaho State University. Psicoterapia , publicado on-line em 6 de março de 2017..

A American Psychological Association, em Washington, DC, é a maior organização científica e profissional que representa a psicologia nos Estados Unidos. A associação da APA inclui quase 115.700 pesquisadores, educadores, clínicos, consultores e estudantes. Através de suas divisões em 54 subcampos de psicologia e afiliações com 60 associações provinciais estaduais, territoriais e canadenses, a APA trabalha para promover a criação, comunicação e aplicação do conhecimento psicológico para beneficiar a sociedade e melhorar a vida das pessoas.

Fonte: EurekeAlert

Nenhum comentário:

Postar um comentário