quarta-feira, novembro 18, 2015

Prof Armando Ribeiro no 1º Seminário eduLab21: Desenvolvimento Integral com Base em Evidência

1º Seminário eduLab21:
Desenvolvimento Integral com Base em Evidência

Educação do futuro, agora.

Realização
Instituto Ayrton Senna / eduLab21
Insper
Unesco

Parceria Institucional
Universiteit Gent

Sobre o eduLab21

O eduLab21 é um laboratório dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico para apoiar a formulação de políticas públicas para uma educação de qualidade. Iniciativa do Instituto Ayrton Senna, o laboratório reúne redes multidisciplinares de parceiros ao redor do mundo, entre universidades, pesquisadores, fundações e organizações internacionais.

Sua missão é buscar nas ciências respostas para algumas questões cruciais da educação. Para isso, trabalha para gerar uma sólida base de conhecimentos sobre quais são e como se desenvolvem as competências para o século 21, bem como para traduzir esse conhecimento aos gestores públicos da educação de maneira a apoiar a formulação de políticas baseadas em evidências científicas.


Prof Armando Ribeiro com Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna - IAS) durante o 1º Seminário eduLab21: Desenvolvimento Integral com Base em Evidência, no auditório Steffi e Max Perlman - Insper.

A abertura do seminário contou com a participação do Prof Marcos Lisboa (presidente do Insper), Profa Maria Rebeca Gomes (Unesco Brasil), Prof Filip de Fruyt (eduLab21 / Universidade de Gent) e Viviane Senna (IAS).

Prof Filip de Fruyt é professor de Psicologia Diferencial e Avaliação de Personalidade na Universidade de Gent, na Bélgica e um dos consultores do eduLab21.

Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna - IAS).

Prof Koji Myamoto (OECD) discorreu sobre "Competências para o Progresso Social: O poder das competências socioemocionais".

Em síntese, os estudos apontam que as competências socioemocionais aumentam o desempenho das competências cognitivas.

Desenvolvimento socioemocional no contexto escolar: componentes a observar.
Oliver P. John (eduLab21 / Univ. da Califórnia - Berkeley)
Ricardo Primi (eduLab21 / Univ. São Francisco)
Daniel Santos (eduLab21 / Universidade de São Paulo)

Desenvolvimento Socioemocional no Contexto Escolar:
Que tipo de evidência temos?
Prof Ricardo Paes de Barros (IAS / Insper)

Impacto de programas universais voltados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais sobre diversos resultados para a criança. Prof Ricardo Paes de Barros.

Keynote: Educação Integral como instrumento para o desenvolvimento humano.
Prof Eduardo Giannetti (Insper)


O direito à Educação e o Desenvolvimento Socioemocional

Para além das evidências de que o desenvolvimento socioemocional impacta o aprendizado escolar e o bem-estar ao longo da vida, é preciso reconhecer que essa dimensão do desenvolvimento possui um valor em si mesma e que esse valor intrínseco é expresso em todos os marcos legais, nacionais e internacionais, que regem as políticas públicas de educação.

 Fonte: Sobre o 1º Seminário eduLab21: Desenvolvimento Integral com Base em Evidência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário