Pular para o conteúdo principal

Por que as mulheres estão estressadas? Cidade Saúde





Por que as mulheres estão estressadas?


por Armando Ribeiro, Egle Bellintani, Maria Cristina Oda e Renata Cassis, do Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (Ceap) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Na prática clínica no Hospital, verifica-se que aproximadamente 90% das mulheres que procuram terapia têm queixas relacionadas a problemas no relacionamento ou a questões sobre carreira e família. O pouco tempo com os filhos, as demandas do casamento ou mesmo o excesso de dedicação ao trabalho às levam à exaustão física e emocional, aumentando as chances do aparecimento de quadros de ansiedade, pânico e depressão. Pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência apontou que as principais fontes de estresse ocupacional são: a sobrecarga de trabalho, a alta de retorno sobre seu desempenho profissional e o estresse interpessoal.

Segundo dados do Programa, 75,1%das mulheres afirmam perceber estresse excessivo em suas vidas. O Estudo realizado no fnal de 2012, contou com 177 participantes, sendo 133 mulheres e 44 homens, com 34 anos em média.

Há anos, a mulher luta para conquistar direitos e privilégios iguais aos dos homens. No campo profissional, entrou na disputa por cargos antes exercidos apenas por eles e reivindicou salários equiparados. Deixou de ser subordinada ao marido e tornou--se tomadora de decisões, inclusive na economia familiar. As mulheres brasileiras estão na frente nos estudos. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da consultoria GrantTornton, 12% delas têm diplomas universitários, ante 10% dos homens. As mulheres brasileiras estão acimada média global quando o assunto é liderança, com 27% dos cargos, ante os 21% nos outros países. Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, em 2012, elas movimentaram na economia nacional cerca de R$ 717 bilhões. Diante da crescente atuação da mulher em diversos setores, percebe--se que, devido ao acúmulo de tarefas, ela az malabarismos para gerenciar a sua vida, não tendo tempo de cuidar da sua saúde. A seguir, veja a análise de especialistas da Beneficência sobre algumas das principais doenças que afetam as mulheres modernas.

MULHERES na História

Relembre algumas das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento social,  científico e cultural do Brasil e do mundo.

Na ciência: Florence R. Sabin
Cientista médica norte-americana, pioneira na ciência, foi a primeira a ocupar uma cátedra na Universidade Johns Hopkins de Medicina, a primeira eleita para a Academia Nacional de Ciências, e a primeira mulher a chefiar um departamento no Instituto Rockefeller de Pesquisa Médica.

Na literatura e na poesia: Clarice Lispector e Cora Carolina
Clarice chegou da Ucrânia ainda bebê e se tornou a dama da literatura; enquanto Cora lançou seu1° livro aos 76 anos e foi uma das principais escritoras do Brasil.

Na benemerência: Ruth Cardoso
A antropóloga fugia dos holofotes de primeira-dama do País para dedicar-se totalmente ao seu programa de combate à pobreza.

Na caridade e fé: Irmã Dulce
Ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1988 e, em 2011, foi beatificada (último passo antes da canonização).

No esporte: Marta da Silva
A alagoana foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo cinco vezes. É comparada ao rei Pelé.

Na medicina: Rita Lobato
Foi a primeira mulher a exercera Medicina no Brasil, formada pela Faculdade de Salvador.

Na política: Dilma Roussef 
A mineira de 65 anos foi a primeira mulher a tornar-se presidente do País nas eleições de 2010

Leia a matéria completa no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...