Pular para o conteúdo principal

Aula na pós de Terapia Cognitivo Comportamental para Atuação em Múltiplas Necessidades Terapêuticas - UNIP / Vida Mental

Alguns flashes da minha última aula no módulo de treinamento em habilidades sociais na pós-graduação de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para Múltiplas Necessidades Terapêuticas da UNIP | Vida Mental. A oportunidade de estar com profissionais tão interessados em aprender e levar para os seus pacientes o melhor das estratégias terapêuticas baseadas em evidências científicas… trás profunda alegria para um professor que não via a hora do retorno das aulas presenciais. Gratidão a todos que possibilitaram estes encontros mágicos!! Sucesso na carreira de todos vocês!! ✨

Alunos organizaram um brunch para o último encontro do módulo de Treinamento de Habilidades Sociais da pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental para Atuação em Múltiplas Necessidades Terapêuticas da UNIP / Vida Mental. Foi uma grande alegria ver as competências das habilidades sociais sendo executadas para o bem estar do grupo de alunos. 


Apesar das longas horas de aula do módulo de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) na pós-graduação, a turma participou ativamente de uma série de atividades práticas e vivenciais. 


A alegria contagiante de participar de um grupo de estudantes aplicados em aprender estratégias do Treino de Habilidades Sociais para aplicarem em seus pacientes e diferentes contextos de atuação profissional.


Aprender a aprender... colocar as habilidades sociais para a construção de uma sociedade mais justa e saudável. Psicólogas (os) preparados (as) para atuação em múltiplos contextos sociais. 


Simulação de aplicação de testes (habilidades sociais / ansiedade social) e devolutiva com treino de psicoeducação. 

Utilização de aplicativos para aprendizagem baseada em jogo e gamificação (ex. Seppo) do material teórico do módulo de THS, através de cenários e "storytelling".  

Prof Armando Ribeiro é um dos pioneiros na aplicação das metodologias ativas no ensino da Terapia Cognitivo-Comportamental em cursos de graduação e pós-graduação (Psicologia e Medicina). A utilização de metodologias de ensino - aprendizagem ativas amplia o leque de possibilidades de aprendizagem, além de criar uma experiência do aluno baseada em diferentes cenários e competências. A utilização de equipamentos de alta tecnologia (ex. equipamentos de neurofeedback / biofeedback, neuromodulação e realidade virtual / ampliada) permite aos alunos refletirem sobre o futuro do campo das neurociências aplicadas a Psicologia / Psicoterapia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...