Pular para o conteúdo principal

II Nutrição Comportamental para Pediatras

II Nutrição Comportamental para Pediatras. Há 40 anos o papel do pediatra no Brasil era principalmente reduzir a mortalidade infantil que acontecia em especial por causas infecciosas e desnutrição. Hoje a pediatria se dedica a contribuir para a “construção de um adulto saudável e feliz”. Com a oportunidade de prevenção e promoção de saúde nas mãos do pediatra a comunidade científica volta seu olhar para a pediatria e reconhece a importância dos primeiros anos de vida nos desfechos de saúde do futuro adulto. Novas competências podem instrumentalizar o pediatra do século XXI com o objetivo de oferecer um cuidado mais integral às novas crianças. Construir comportamentos saudáveis desde a infância é a maneira mais sensata e eficaz de garantir um futuro mais promissor.

"Olá, eu sou Baymax, seu companheiro de cuidados pessoais de saúde. Eu percebi um sinal de angústia. Qual é o problema?"

Com esse tema levamos a difícil mensagem sobre a importância do autocuidado (selfcare) para uma prática pediátrica mais humana e que leve em conta os pequenos pacientes e seus familiares, mas sem esquecer da saúde emocional destes grandes profissionais. 👩🏻‍⚕️👨🏻‍⚕️ Os novos pediatras serão competentes técnica e emocionalmente, capazes de escolher entre medicações e tratamentos complexos, mas sem esquecer da importância de que toda mudança implica em tomada de consciência. A empatia, a compaixão, a alegria e o bem-viver devem ser os ingredientes secretos de uma prática pediátrica que floresce... tanto quanto os pequenos e suas famílias sob os seus cuidados.

Grato as doutoras Denise Lellis e Marle Alvarenga pelo convite e desafio de tratar sobre os cuidados dos cuidadores!! 🙏🏻

Em tempos de um acelerado desenvolvimento técnico-científico da Medicina em termos exponenciais, redescobrimos que a maior inovação é investir no autocuidado e nas habilidades humanas “softskills” dos profissionais. A compaixão ajuda pacientes e médicos a se curarem.
“Mindset do novo Pediatra: do burnout a carreira com propósito.” foi o tema do Prof Armando Ribeiro um dos especialistas convidados para participar do evento científico II Nutrição Comportamental para Pediatras: Construindo Comportamento.

 "A aula foi show!"

"Otima Palestra" 

"Adorei"

"Cuidando de quem cuida da gente..."

 "Só tem gente normal aqui..."

 Burnout em Pediatras...

 Sobrevivendo a escola médica...

"Top" 

Participantes do II Nutrição Comportamental para Pediatras.

O caminho do bem....
II Nutrição Comportamental para Pediatras... competências técnicas e emocionais para transformar os cuidados em Pediatria. Após uma breve prática de meditação da bondade amorosa (Metta | lovingkindness meditation) os profissionais foram convidados a escrever uma mensagem do coração... que fez o coração do professor transbordar de alegria!!
.
Grato aos corajosos organizadores @dradeniselellis e @nutricaocomportamental por permitirem que novos “mindsets” façam parte deste importante encontro científico.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...