quarta-feira, junho 19, 2019

A gente falha...

A gente falha toda vez que tenta receber do outro,
o que deveríamos entregar a nós mesmos... 🌺

Perfis Falsos - FAKES

Prof Armando Ribeiro vem deixar público inúmeros PERFIS FALSOS (FAKES) que utilizam suas fotos pessoais de forma criminosa (ex. crime de falsidade ideológica, utilização de imagem de terceiros sem autorização) nas redes sociais (ex. Facebook, Instagram, entre outros) se fazendo passar por outra pessoa. Inúmeras contas já foram utilizadas (ex. "frankalves1717", "frankalves_1717""DR FRANK", "frankribeiro0147", "frank armando", "frank_alves_111", "kri kba (frank)", "syuk_jerr""Amos Austin", entre outros) e ao tomar ciência dos fatos foram imediatamente denunciadas aos responsáveis pelas redes sociais (ex. Facebook, Instagram, entre outros) e bloqueadas e/ou excluídas. Através de comunicação anônima foi informado que um dos perfis falsos utiliza o número de telefone (Whattsapp) +447707416326. Caso alguém se depare com esses perfis falsos, sugerimos que denuncie o perfil falso para os administradores das redes sociais.

El Prof. Armando Ribeiro ha publicado numerosos FAKES (usurpador de su identidad) que utilizan sus fotos personales de forma criminal (por ejemplo, crimen de falsedad ideológica, uso no autorizado de imágenes de terceros) en redes sociales (por ejemplo, Facebook, Instagram, entre otros) haciéndose pasar por otra persona. Ya se han utilizado varios relatos (por ejemplo, "DR FRANK", "frankribeiro0147", "frank armando", "frank_alves_111", "kri kba (frank)", "syuk_jerr""Amos Austin", entre otros). (por ejemplo, Facebook, Instagram, etc.), y bloqueado y/o eliminado, mediante una comunicación anónima, se le informó que uno de los perfiles falsos utiliza el número de teléfono (Whattsapp) +447707416326. Si alguien encuentra estos perfiles le sugerimos que informe a los administradores de redes sociales. (Google Translator)

Prof. Armando Ribeiro comes to make public countless FALSE PROFILES (FAKES) that use their personal photos in a criminal way (e.g. crime of ideological falsehood, unauthorized use of third-party images) on social networks (e.g. Facebook, Instagram, among others) pretending to be someone else. Numerous accounts have already been used (e.g. "DR FRANK", "frankribeiro0147", "frank armando", "frank_alves_111", "kri kba (frank)", "syuk_jerr", "Amos Austin", among others) and upon becoming aware of the facts were immediately reported to those responsible for social networks (e.g. Facebook, Instagram, among others) and blocked and/or excluded. Through anonymous communication it was informed that one of the false profiles uses the telephone number (Whattsapp) +447707416326. If someone encounters these fake profiles, we suggest reporting the fake profile to social network administrators. (Google Translator)





II Nutrição Comportamental para Pediatras - Construindo Comportamento

II Nutrição Comportamental para Pediatras
Construindo Comportamento

Instituto NC - Nutrição Comportamental

Há 40 anos o papel do pediatra no Brasil era principalmente reduzir a mortalidade infantil que acontecia em especial por causas infecciosas e desnutrição. Hoje a pediatria se dedica a contribuir para a “construção de um adulto saudável e feliz”. Com a oportunidade de prevenção e promoção de saúde nas mãos do pediatra a comunidade científica volta seu olhar para a pediatria e reconhece a importância dos primeiros anos de vida nos desfechos de saúde do futuro adulto. Novas competências podem instrumentalizar o pediatra do século XXI com o objetivo de oferecer um cuidado mais integral às novas crianças. Construir comportamentos saudáveis desde a infância é a maneira mais sensata e eficaz de garantir um futuro mais promissor.

Sobre os Professores:

Denise Lellis 
Pediatra com Título de Especialista pela SBP. Doutorado pelo HC-FMUSP, Tema da Tese: Percepção materna e auto percepção nutricional em crianças e adolescentes. Pós-Graduação em Nutrologia pelo ICR e ABRAN Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP. Membro do departamento de Obesidade infantil a ABESO. 

Marle Alvarenga 
Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP- USP), mestre, doutor e pós-doutor pela FSP-USP. Coordenador do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA), supervisor do grupo de nutrição do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-HC-FMUSP). Certificada em Intuitive Eating pelo INTUITIVE EATING PRO Skills Training Teleseminar (2015), com Evelyn Tribole. Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) (2016). Idealizadora do Nutrição Comportamental.

P.S. Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser um dos especialistas convidados e ministrará a palestra intitulada "Mindset do novo Pediatra: do burnout a carreira com propósito" no II Nutrição Comportamental para Pediatras - Construindo Comportamento.

Mais informações: Instituto NC

terça-feira, junho 11, 2019

Foco na saúde, não na doença! Práticas Integrativas ajudam as pessoas a reencontrarem o bem-estar. Jornal PSI.


Foco na saúde, não na doença! Práticas Integrativas ajudam as pessoas a reencontrarem o bem-estar. Jornal PSI. Número 195. Fev | Mar | Abr - 2019. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP). #psicologia #pics #pnpics #práticasintegrativashttp://crpsp.org/fotos/pdf-2019-05-30-11-29-31.pdf

Foco na saúde, não na doença! Práticas Integrativas ajudam as pessoas a reencontrarem o bem-estar. Jornal PSI.

Foco na saúde, não na doença! Práticas Integrativas ajudam as pessoas a reencontrarem o bem-estar. Jornal PSI. Número 195. Fev | Mar | Abr - 2019. Publicação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) #psicologia #pics #pnpics #práticasintegrativas Artigo completo no link do CRPSP: ‪http://crpsp.org/fotos/pdf-2019-05-30-11-29-31.pdf




sábado, junho 08, 2019

Aula de Medicina Comportamental curso de Especialização em TCC do Amban Inst Psiq HC FMUSP


Módulo de Medicina Comportamental do curso de pós-graduação (especialização) em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Prof Armando Ribeiro tem a honra e o desafio de transmitir aos alunos da pós-graduação as mais recentes informações sobre a aplicação da Medicina Comportamental no campo da saúde mental e das diferentes especialidades médicas. Os módulos acontecem no complexo hospitalar do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Segundo a Society of Behavioral Medicine (SBM) a Medicina Comportamental (Behavioral Medicine) "é o campo interdisciplinar relacionado com o desenvolvimento e a integração de conhecimentos e técnicas de ciências comportamentais, psicossociais e biomédicas relevantes para a compreensão da saúde e da doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação."

"Comprimidos aliviam a dor, 
mas só o amor alivia o sofrimento."
(Patch Adams)

Médicos e psicólogos do curso de especialização em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do IPq-HCFMUSP.


Durante o módulo de Medicina Comportamental, diversos exercícios práticos e vivências são oferecidos para a experimentação dos alunos. Aprender na prática, experimentando, discutindo e refletindo criticamente sobre as práticas que podem ser aplicadas aos pacientes nos mais diversos contextos terapêuticos. Nesta imagem, os alunos vivenciam uma prática meditativa conhecida por "Meditação Amor / Bondade"  ou "Loving - Kindness Meditation" (Metta em páli). 

Estudos científicos vem demonstrando o efeito psicofisiológico da prática de "Meditação Amor / Bondade" na saúde biopsicossocial, entre eles destacam-se: 

1. Aumenta Emoções Positivas e Diminui Emoções Negativas
2. Aumenta o tônus ​​vagal, que aumenta as emoções positivas e sentimentos de conexão social
3. Diminui enxaquecas
4. Diminui a dor crônica
5. Diminui o TEPT
6. Diminui transtornos do espectro da esquizofrenia
7. Ativa empatia e processamento emocional no cérebro
8. Aumenta o volume de massa cinzenta
9. Aumenta a arritmia sinusal respiratória (RSA)
10. Diminui o comprimento dos telômeros - um marcador biológico do envelhecimento
11. faz de você uma pessoa mais útil
12. Aumenta a compaixão
13. Aumenta a empatia
14. Diminui seu preconceito em relação aos outros
15. Aumenta as conexões sociais
16. Reduz a autocrítica
17. É eficaz mesmo em pequenas doses
18. Tem um impacto de longo prazo

Após a prática meditativa, os alunos debatem sobre percepções, aplicações e tiram dúvidas sobre a aplicação deste exercício nas mais diversas condições clínicas, incluindo os transtornos mentais (ex. ansiedade, depressão e etc.), dor crônica, cardiopatias, entre outros.

Os alunos experimentam a utilização de diversos recursos tecnológicos que podem ser utilizados de forma complementar as estratégias cognitivas e comportamentais tradicionais. Entre eles, destacam-se: realidade aumentada / realidade virtual, biofeedback, neurofeedback, neuromodulação autorregulável, entre outros.


 Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

sexta-feira, junho 07, 2019

Você já conhece o movimento #crazysocks4docs ?


O Dr. Geoff Toogood viveu uma experiência de depressão e ansiedade. Um dia, foi para o hospital com meias coloridas. Todo mundo pensou que ele tinha ficado "maluco" de vez! A verdade era que ele estava muito bem, obrigado, e a culpa era do seu cachorrinho que tinha comido todas as suas meias e aquelas eram as únicas sobreviventes. Em vez de discutir, ele resolveu ficar ouvindo os buchichos.

Foi aí que ele viu que usar as meias coloridas acabou gerando a oportunidade de falar sobre saúde mental no trabalho. Criou um movimento pra que todos os profissionais da saúde possam abrir o coração (e a mente) pra dizer que a gente também não fica bem de vez em quando, e isso é normal. 

Foi assim que nasceu o #crazysocks4docs

1 em cada 5 médicos com ou tratados para depressão
1 em cada 4 médicos tiveram pensamentos suicídas
1 em cada 50 médicos tentaram suicidio

Use meias diferentes hoje! (07/06)

Para lembrar daqueles que morreram...
Para conscientizar sobre saúde mental...
Para reformular nossa cultura...

Fonte: BreakEM

quinta-feira, junho 06, 2019

O que importa para você? What matters to you?


Em vez de se concentrar “no que está errado com você”, volte-se para "O que importa para você?". Essa é a mudança de foco proposta pelo movimento internacional "What Matters to You?", criado em 2010 e que, hoje, já conta com a participação de mais de 20 países.

A campanha "O que importa para você?" é uma ação que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. É atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

Fundamental é que o profissional:

1- Pergunte o que importa
2- Ouça o que importa
3- Faça o que importa

Aqui estão algumas sugestões de diferentes maneiras que você pode perguntar “O que importa para você?”:

O que é importante para você nesse momento?
O que você gostaria de ter como resultado do nosso esforço conjunto?
O que eu posso fazer hoje para melhorar o seu cuidado?
Para o seu cuidado, qual é a situação ideal?
Há mais alguma coisa que você queira me falar e eu não te perguntei?
Quais são suas metas e como posso ajudá-lo a atingí-las?

O CEO do Institute for Healthcare Improvement em 2010, Maureen Bisognano foi uma das pessoas que desafiaram os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares. A partir desse estímulo, a preocupação assistencial começou a mudar de “qual é o problema?” para “o que importa para você?”.

quarta-feira, junho 05, 2019

Medicina Comportamental / Behavioral Medicine


Definição

A medicina comportamental (behavioral medicine) é o campo interdisciplinar relacionado com o desenvolvimento e a integração de conhecimentos e técnicas de ciências comportamentais, psicossociais e biomédicas relevantes para a compreensão da saúde e da doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Consumidores e uma ampla variedade de profissionais de saúde estão envolvidos na pesquisa e prática de medicina comportamental, incluindo cardiologistas, conselheiros, epidemiologistas, fisiologistas do exercício, médicos de família, educadores de saúde, internistas, enfermeiros, nutricionistas, pediatras, psiquiatras e psicólogos. A medicina comportamental adota uma abordagem de tempo de vida à saúde e aos cuidados de saúde, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos individualmente e em grupos, e trabalhando com comunidades racial e etnicamente diversas nos Estados Unidos e no exterior.

O artigo "Behavior Matters", escrito por vários membros da Society of Behavioral Medicine (SBM) e publicado no American Journal of Preventive Medicine , explica efetivamente o papel central do comportamento na saúde e fornece evidências de como intervenções comportamentais podem ser efetivamente usadas para prevenir doenças, melhorar o gerenciamento de doenças, aumentar a qualidade de vida e reduzir os custos de saúde.

Caminhos de carreira de medicina comportamental 

Especialistas em medicina comportamental trabalham em muitos campos diferentes e podem possuir diferentes graus. Os especialistas em medicina comportamental em graus podem incluir, mas não estão limitados a: PhD, MD, EdD, PsyD, DrPH, DDS, DSC / ScD, JD, NP, APRN, RD, RN, CHES, LPC, NCC, DCC, MBA, MSN , MEd / EdM, MSW, MPH, MSPH, MLIR / MLIS / MLS, MHK, EM, MA, MBBS, BScKin / BKK / BKin, BCB, BS e BA.

Algumas profissões de medicina comportamental incluem, mas não se limitam a: psicólogo, pesquisador, enfermeiro, educador de saúde, médico, epidemiologista, administrador, estatístico, fisiologista, nutricionista, sociólogo, assistente social, antropólogo, dentista, fisiologista, geneticista, farmacêutico e qualquer outra pessoa. que trabalha para promover comportamentos saudáveis ​​para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em nossas comunidades. Muitas carreiras de medicina comportamental podem percorrer várias trajetórias de carreira diferentes ao longo de sua vida.

Campo da Medicina Comportamental Linha do Tempo Histórica 
Agradecimentos especiais a Marc D. Gellman, PhD, e Sherry L. Pagoto, PhD, por seu trabalho nesta linha do tempo.Clique para a linha do tempo completa.
 

Áreas de Pesquisa em Medicina Comportamental e Intervenção 

Áreas de pesquisa de medicina comportamental incluem saúde do adolescente, envelhecimento, ansiedade, artrite, asma, câncer, doenças cardiovasculares (doenças cardíacas, hipertensão, acidente vascular cerebral), saúde infantil, dor crônica, fibrose cística, depressão, diabetes, dor relacionada à doença, distúrbios alimentares , saúde ambiental, dores de cabeça, HIV / AIDS, incontinência, insônia, dor lombar, saúde minoritária, dor miofascial, obesidade, saúde pública, doença pulmonar, qualidade de vida, reabilitação, doenças sexualmente transmissíveis, apoio social, medicina esportiva, abuso de substâncias (álcool, tabaco e outras drogas) e saúde da mulher.

Saúde e Comportamento 

Mudanças de comportamento e estilo de vida podem melhorar a saúde, prevenir doenças e reduzir os sintomas da doença. Mais de 25 anos de pesquisa, prática clínica e intervenções baseadas na comunidade no campo da medicina comportamental mostraram que as mudanças comportamentais podem ajudar as pessoas a se sentir melhor fisicamente e emocionalmente, melhorar seu estado de saúde, aumentar suas habilidades de autocuidado e melhorar sua capacidade de viver com doença crônica. Intervenções comportamentais também podem melhorar a eficácia das intervenções médicas, reduzir a superutilização do sistema de saúde e reduzir os custos gerais dos cuidados.

Configurações para pesquisa e prática de medicina comportamental 

As configurações de pesquisa e prática incluem organizações esportivas, organizações e grupos comunitários, corporações, entidades governamentais, academias e academias, organizações de manutenção da saúde, hospitais, cuidados de longa duração, faculdades de medicina, escolas de enfermagem, consultório particular, ambulatório clínicas, clínicas de reabilitação, organizações religiosas e grupos, escolas de saúde pública, centros de idosos, escolas e universidades, centros de bem-estar e locais de trabalho.

Principais estratégias para mudança de comportamento bem sucedida 

Mudancas de estilo de vida 
Melhorar a nutrição, aumentar a atividade física, parar de fumar, usar medicamentos de forma adequada, praticar sexo seguro e prevenir e reduzir o abuso de álcool e drogas. 

Treinamento 
Coping, relaxamento, automonitoramento, gerenciamento de estresse, gerenciamento de tempo, gerenciamento de dor, resolução de problemas, habilidades de comunicação, gerenciamento de tempo e definição de prioridades.

Suporte social 
Educação em grupo, apoio e treinamento de zeladores, aconselhamento em saúde e eventos esportivos baseados na comunidade.

Novas áreas no desenvolvimento 
Essas áreas incluem: integrar as estratégias de medicina comportamental na atenção primária e na atenção gerenciada; aumentar a conscientização pública sobre intervenções comportamentais; incluindo intervenções comportamentais eficazes no desenvolvimento de diretrizes de prática clínica; aumento do uso de tecnologia da informação para intervenções comportamentais; e melhorar a integração de pesquisa e prática.

Pesquisa mostra que as intervenções comportamentais podem afetar a saúde 
Exemplos incluem: prevenir o início da doença; menor pressão arterial; menor colesterol sérico; reduzir a gordura corporal; aterosclerose reversa; diminuir a dor; reduzir complicações cirúrgicas; diminuir complicações da gravidez;melhorar a resposta imune; aumentar o relaxamento; aumentar a capacidade funcional; melhorar o sono; melhorar a produtividade no trabalho e na escola; melhorar a força, resistência e mobilidade; e melhorar a qualidade de vida.

Fontes de Financiamento para Pesquisa 

Federal: 
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, incluindo a Agência de Política e Pesquisa de Cuidados de Saúde; Centros de Controle e Prevenção de Doenças; Institutos Nacionais de Saúde (NHLBI, NIA, NIAAA, NIAID, NICHD, NIDR, NIDDK, NIDA, NINDS, NINR); e a Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental. 

Privado: 
Fundação Carnegie; Fundação Annie E. Casey; Instituto Fetzer; Fundação John D. e Catherine T. MacArthur e Fundação Robert Wood Johnson.

Para maiores informações

Fonte: Modificado de Society of Behavioral Medicine (Google Tradutor)

segunda-feira, junho 03, 2019

Semana Nacional da Medicina do Estilo de Vida - #LMWEEK

 
2019 National Lifestyle Medicine Week
American College of Lifestyle Medicine
www.lifestylemedicine.org

Lifestyle Medicine is the use of evidence-based therapeutic approaches, such as a whole-food, plant-predominant diet, regular physical activity, adequate sleep, stress management, and avoidance of risky substances, to treat, reverse and prevent chronic disease.

Medicina do Estilo de Vida é o uso de abordagens terapêuticas baseadas em evidências, tais como alimentação integral, dieta predominante de plantas, atividade física regular, sono adequado, controle do estresse e evitar substâncias de risco para tratar, reverter e prevenir doenças crônicas.

La Medicina de Estilo de Vida es el uso de enfoques terapéuticos basados ​​en la evidencia, como una dieta de alimentos integrales, predominante de plantas, actividad física regular, sueño adecuado, control del estrés y evitación de sustancias de riesgo, para tratar, revertir y prevenir enfermedades crónicas.

Vivstilo-Medicino estas la uzo de pruvaj bazitaj terapiaj aliroj, kiel tuta-manĝaĵo, planto-superreganta dieto, regula fizika agado, adekvata dormo, streso-administrado, kaj evitado de riskaj substancoj, por trakti, inversigi kaj malhelpi kronikan malsanon.


2019 National Lifestyle Medicine Week

Lifestyle medicine is health, hope and healing - it improves clinical outcomes, increases personal and patient wellbeing, increases productivity and drastically reduces health care costs.

A medicina do estilo de vida é saúde, esperança e cura - melhora os resultados clínicos, aumenta o bem-estar pessoal e do paciente, aumenta a produtividade e reduz drasticamente os custos dos cuidados de saúde.

La medicina de estilo de vida es salud, esperanza y curación: mejora los resultados clínicos, aumenta el bienestar personal y del paciente, aumenta la productividad y reduce drásticamente los costos de atención médica.

Vivstilo-medicino estas sano, espero kaj resanigo - ĝi plibonigas klinikajn rezultojn, pliigas personan kaj paciencan bonfarton, pliigas produktivecon kaj draste reduktas sanprezadojn.

2019 National Lifestyle Medicine Week

80% heart disease, stroke, type 2 diabetes and 40% of cancer can be prevented, primarily with improvements to diet and lifestyle.

80% de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e 40% de câncer podem ser prevenidos, principalmente com melhorias na dieta e estilo de vida.

El 80% de las enfermedades cardíacas, los accidentes cerebrovasculares, la diabetes tipo 2 y el 40% del cáncer se pueden prevenir, principalmente con mejoras en la dieta y el estilo de vida.

80% kormalsano, apopleksio, tipo 2 diabeto kaj 40% de kancero povas esti malhelpataj, ĉefe kun plibonigoj al dieto kaj vivstilo.

2019 National Lifestyle Medicine Week

Nutrition - Food is Medicine. Choose predominantly whole, plant-based foods that are rich in fiber and nutrient dense. Vegetables, fruit, beans, lentils, whole grains, nuts and seeds.

Exercise - Regular and consistent physical activity that can be maintained on a daily basis throughout life - walking, gardening, etc. - is an essential piece of the optimal health equation.


Nutrição - Comida é Medicina. Escolha predominantemente alimentos integrais, vegetais, ricos em fibras e nutrientes densos. Legumes, frutas, feijões, lentilhas, cereais integrais, nozes e sementes.

Exercício - Atividade física regular e consistente que pode ser mantida diariamente durante toda a vida - caminhada, jardinagem, etc. - é uma parte essencial da equação de saúde ideal.


Nutrición - La comida es medicina. Elija predominantemente alimentos enteros, a base de plantas que son ricos en fibra y nutrientes densos. Verduras, frutas, frijoles, lentejas, granos enteros, nueces y semillas. 

Ejercicio: la actividad física regular y constante que se puede mantener diariamente durante toda la vida (caminar, jardinería, etc.) es una pieza esencial de la ecuación de salud óptima.


Nutrado - Manĝaĵo estas Medicino. Elekti ĉefe planto-bazitajn manĝaĵojn riĉajn en fibro kaj nutra densa. Legomoj, fruktoj, faboj, lentoj, tutaj aknoj, nuksoj kaj semoj. 

Ekzerco - Regula kaj kohera fizika aktiveco ĉiutage dum la tuta vivo - marŝado, ĝardenado, ktp. - estas esenca peco de la optimuma sana ekvacio.


2019 National Lifestyle Medicine Week

Connection - Social connectedness is essential to emotional resiliency. Studies show that isolation is associated with increased mortality. Considering a patient´s home and community enviroment improves overall health.

Substance Abuse - The well-documented dangers of any addictive substance use can increase risk for many cancers and heart disease. Positive behaviors that improve health include cessation of tobacco use and limiting the intake of alcohol.


Conexão - Conectividade social é essencial para a resiliência emocional. Estudos mostram que o isolamento está associado ao aumento da mortalidade. Considerando o ambiente domiciliar e comunitário do paciente, melhora a saúde geral. 

Abuso de Substância - Os perigos bem documentados de qualquer uso de substâncias que causam dependência podem aumentar o risco de muitos tipos de câncer e doenças cardíacas. Comportamentos positivos que melhoram a saúde incluem a cessação do uso do tabaco e a limitação do consumo de álcool.


Conexión: la conexión social es esencial para la capacidad de recuperación emocional. Los estudios muestran que el aislamiento se asocia con un aumento de la mortalidad. Tener en cuenta el entorno del hogar y la comunidad de un paciente mejora la salud general. 

Abuso de sustancias: los peligros bien documentados de cualquier uso adictivo de sustancias pueden aumentar el riesgo de muchos cánceres y enfermedades del corazón. Los comportamientos positivos que mejoran la salud incluyen el cese del consumo de tabaco y la limitación de la ingesta de alcohol.


Konekto - Socia konekto estas esenca por emocia fortikeco. Studoj montras, ke izoleco asocias kun pliigita morteco. Konsideri la hejman kaj komunuman medion de paciento plibonigas ĝeneralan sanon. 

Abuso de Substancoj - La bone dokumentitaj danĝeroj de iu dependiga uzo de substancoj povas pliigi riskon por multaj kanceroj kaj kormalsano. Pozitivaj kondutoj, kiuj plibonigas sanon, inkluzivas ĉesigi tabakuzon kaj limigi la konsumadon de alkoholo.



2019 National Lifestyle Medicine Week

Stress - Stress can lead to improved health and productivity - or it can lead to anxiety, depression, obesity, immune dysfunction and more. Recognize negative stress responses, identify coping mechanisms and practice reduction techniques to improve well-being.

Sleep - Lack of, or poor-quality sleep can lead to a strained immune system. Identify dietary, environmental, and coping behaviors to improve sleep health.


Estresse - O estresse pode levar à melhoria da saúde e da produtividade - ou pode causar ansiedade, depressão, obesidade, disfunção imunológica e muito mais. Reconhecer respostas negativas ao estresse, identificar mecanismos de enfrentamento e praticar técnicas de redução para melhorar o bem-estar.

Sono - A falta de sono de baixa qualidade pode levar a um sistema imunológico enfraquecido. Identifique comportamentos alimentares, ambientais e de enfrentamento para melhorar a saúde do sono.


Estrés: el estrés puede mejorar la salud y la productividad, o puede provocar ansiedad, depresión, obesidad, disfunción inmunológica y mucho más. Reconozca las respuestas negativas al estrés, identifique mecanismos de afrontamiento y practique técnicas de reducción para mejorar el bienestar.

Sueño: la falta de sueño o la falta de calidad puede llevar a un sistema inmunitario tenso. Identificar comportamientos dietéticos, ambientales y de afrontamiento para mejorar la salud del sueño.


Streso - Streso povas konduki al plibonigita sano kaj produktiveco - aŭ ĝi povas konduki al angoro, depresio, obezeco, imunsfunkcio kaj pli. Rekoni negativajn reagojn por streĉiteco, identigi spertajn mekanismojn kaj praktiki reduktajn teknikojn por plibonigi bonstaton.

Dormo - Manko de dorma malbona kvalito povas kaŭzi streĉan imunan sistemon. Identigi dietajn, ekologiajn kaj taŭgajn kondutojn por plibonigi dorman sanon.