Pular para o conteúdo principal

Bastidores da entrevista para o jornal da RIT TV

Bastidores da entrevista do Prof Armando Ribeiro para a repórter Vanessa Lorenzini do jornal da RIT TV. O tema da entrevista é sobre as consequências negativas do stress crônico nas empresas, além de medidas para gerenciar o stress excessivo e as novas tecnologias para a avaliação psicofisiológica do stress. Diversos estudos já demonstraram que o stress excessivo é responsável pela perda da produtividade, aumento da rotatividade / absenteísmo, além de comprometer a saúde do trabalhador, bem-estar e qualidade de vida.

Após a entrevista em ambiente interno, o Prof Armando Ribeiro e a equipe de jornalismo da RIT TV foram demonstrar como esta o stress do paulistano, em frente ao Centro Cultural São Paulo. Dentre as principais queixas dos transeuntes sobre as fontes do stress, destacaram-se: transporte público, problemas financeiros, preocupação com o cenário político / econômico do país, provas e etc. Algumas pessoas disseram utilizar os espaços verdes do Centro Cultural São Paulo (ex. jardim suspenso, horta comunitária e etc.) como estratégia pessoal para reduzir o stress excessivo ao longo da semana.

Pessoas que circulavam pelas imediações do Centro Cultural São Paulo foram convidadas para uma demonstração didática da avaliação psicofisiológica do stress, por meio de modernos equipamentos de biofeedback de EDA (atividade eletrodérmica da pele). Na foto, a equipe de produção do jornal da RIT TV durante as gravações externas. A atividade eletrodérmica da pele é uma das medidas objetivas da ativação do sistema nervoso autônomo simpático ( responsável pela reação de luta-fuga / stress).

Muitos rankings apontam o jornalismo como uma das 10 profissões mais estressantes. Será verdade? A repórter também quis avaliar o seu nível de stress psicofisiológico durante a condução da entrevista... Surpresa: Seus níveis de stress são compatíveis com a tensão normal adaptativa frente a situação de conduzir uma entrevista em frente as câmeras (ex. foram reportados 23 eventos estressantes, ou seja, ela permaneceu com a resposta do stress ativa em 46% do tempo da avaliação). O stress (na forma de eustress / stress positivo) pode ser fundamental para uma boa entrevista, mas será que ela consegue relaxar depois de um dia exaustivo de trabalho?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...