A matéria de capa "Por que é importante dizer não para o seu filho?" da revista Crescer contou com a participação do Prof Armando Ribeiro como um dos especialistas consultados.
Seu filho deve ouvir não?
A decepção, em determinado grau, é uma forma de autorregulação e autocontrole, conforme explica o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa (SP). "Essa pesquisa do marshmalow mostra que a criança que resiste ao sentimento de frustração por não ter seu desejo atendido imediatamente se torna mais resiliente, mais resistente ao estresse do dia a dia e tem potencial para um futuro promisso", explica ele.
Sai, culpa!
Segundo os psicólogos, é importantíssimo que à família tome consciência de que a frustração é algo natural para o ser humano, além de ser parte de um desenvolvimento emocional pleno. "Algumas pessoas acham que serão pais e mães ruins se não atenderem a todas as necessidades do filho. É comum sentir culpa por trabalhar muito e passar pouco tempo com a criança e, aí, tentam compensar isso dando tudo o que ela pede. Isso cria uma bola de neve, um efeito cascata complicadíssimo. Os pais de hoje precisam entender que dar limites é uma forma importante de amar. O 'não' pode ser a expressão mais verdadeira do amor. Eles devem manter a tranquilidade no coração de que isso não vai traumatizar a criança", esclarece o psicólogo Armando Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário