Em tempos de crises política e econômica, a incerteza sobre o futuro, o medo do desemprego e a dúvida se o salário estará na conta no dia certo são apenas algumas preocupações dos brasileiros. O estresse gerado por essas situações leva o organismo a produzir, em excesso, hormônios como cortisol e adrenalina, que favorecem o surgimento de problemas de saúde, tanto físicos quanto psíquicos.
— Tudo o que acontece ao nosso redor modula nossas reações fisiológicas e se torna um gatilho importante para o desenvolvimento de doenças — disse o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Cardiopatias, alergias e problemas digestivos são comuns nesses casos, além de doenças psiquiátricas.
— Situações estressantes são as principais desencadeadoras de transtornos mentais de qualquer espécie, seja ansiedade, depressão, bipolaridade ou esquizofrenia — disse a psiquiatra Analice Gigliotti, diretora da clínica Espaço Clif.
Segundo os especialistas, já que não se pode controlar a crise, cada pessoa deve fortalecer a própria habilidade de lidar com adversidades, para proteger a saúde. Veja algumas dicas ao lado.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário