O 8 de março é marcado como o dia internacional de reconhecimento da luta das mulheres. É uma data para celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres e evidenciar os avanços que ainda são necessários. Na lembrança e resgate desta data, destacamos a importância da luta pela igualdade de gênero, pelos direitos trabalhistas, sociais, econômicos, políticos, direitos e autonomia sobre o próprio corpo, no combate à violência contra as mulheres e, finalmente, pela incorporação da pauta de gênero nas políticas públicas.
A desigualdade de gênero ainda está presente em diversas esferas da nossa sociedade. Ressaltamos, assim, o necessário olhar sobre gênero considerando a intersecção das diversas categorias sociais como raça, classe, idade, deficiência, sexualidade, territorialidade, entre outros.
Todas as pessoas que se inserem nas identidades femininas sofrem opressões, de diversas formas e sentidos, justificadas por uma série de desigualdades de poder na sociedade ainda patriarcal. A Psicologia, majoritariamente construída por mulheres, comprometida com os direitos humanos reforça o seu posicionamento no combate às diversas formas de opressão e exploração das mulheres e ao sistema cuja estrutura ainda se mantém desigual.
Saudamos a todas pela luta todo dia, em todo lugar, na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária!
Nenhum comentário:
Postar um comentário