Pular para o conteúdo principal

Prof Armando Ribeiro fala sobre o estresse no futebol e na arbitragem para o canal SPORTV


Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Estudioso do estresse crônico, possui diversos treinamentos e especializações nacionais e internacionais sobre o tema, inclusive uma certificação em Stress Management pela Harvard Medical School (EUA).

A equipe de jornalismo do canal SPORTV convidou o Prof Armando Ribeiro para participar como um dos especialistas numa série de reportagens sobre o estresse no futebol e na arbitragem brasileira. Neste primeiro encontro, recebemos a visita do repórter Thiago Crespo que quis saber tudo sobre o cérebro e as emoções durante uma partida de futebol... Psicologia na rede!!

Veja alguns cliques dos bastidores da entrevista

Prof Armando Ribeiro responde as perguntas do repórter Thiago Crespo (canal SPORTV).

A frequência e intensidade dos sintomas de estresse podem tanto promover a eficiência de um jogo e de sua arbitragem quanto acabarem com o espetáculo e a saúde dos participantes.

Tanto os jogadores quanto a equipe de arbitragem devem aprender sobre estratégias (cientificamente embasadas) para o gerenciamento do estresse e promoção da inteligência emocional e resiliência (competências socioafetivas), defende o Prof Armando Ribeiro para o repórter.

As neurociências vêm avançando na compreensão da resposta do estresse e mostra caminhos que podem ser utilizados pelas equipes para o autocontrole do estresse excessivo durante os campeonatos e melhora do rendimento físico e emocional dos jogadores. A Psicologia do Esporte é um campo fundamental para que as equipes aprendam a desenvolver suas competências emocionais e administrar as fortes emoções (antes, durante e após os jogos).

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

A equipe de filmagem do canal SPORTV e o repórter Thiago Crespo durante as filmagens nas dependências do centro avançado em saúde (Hospital São José) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...