Pular para o conteúdo principal

Prof Armando Ribeiro fala sobre o estresse no futebol e na arbitragem para o canal SPORTV


Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Estudioso do estresse crônico, possui diversos treinamentos e especializações nacionais e internacionais sobre o tema, inclusive uma certificação em Stress Management pela Harvard Medical School (EUA).

A equipe de jornalismo do canal SPORTV convidou o Prof Armando Ribeiro para participar como um dos especialistas numa série de reportagens sobre o estresse no futebol e na arbitragem brasileira. Neste primeiro encontro, recebemos a visita do repórter Thiago Crespo que quis saber tudo sobre o cérebro e as emoções durante uma partida de futebol... Psicologia na rede!!

Veja alguns cliques dos bastidores da entrevista

Prof Armando Ribeiro responde as perguntas do repórter Thiago Crespo (canal SPORTV).

A frequência e intensidade dos sintomas de estresse podem tanto promover a eficiência de um jogo e de sua arbitragem quanto acabarem com o espetáculo e a saúde dos participantes.

Tanto os jogadores quanto a equipe de arbitragem devem aprender sobre estratégias (cientificamente embasadas) para o gerenciamento do estresse e promoção da inteligência emocional e resiliência (competências socioafetivas), defende o Prof Armando Ribeiro para o repórter.

As neurociências vêm avançando na compreensão da resposta do estresse e mostra caminhos que podem ser utilizados pelas equipes para o autocontrole do estresse excessivo durante os campeonatos e melhora do rendimento físico e emocional dos jogadores. A Psicologia do Esporte é um campo fundamental para que as equipes aprendam a desenvolver suas competências emocionais e administrar as fortes emoções (antes, durante e após os jogos).

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

A equipe de filmagem do canal SPORTV e o repórter Thiago Crespo durante as filmagens nas dependências do centro avançado em saúde (Hospital São José) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Fuja do descontrole

Fuja do descontrole Quando em excesso, os sintomas de ansiedade se transformam em patologia e perturbam a qualidade de vida.