Pular para o conteúdo principal

Prof Armando Ribeiro fala sobre o estresse no futebol e na arbitragem para o canal SPORTV


Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Estudioso do estresse crônico, possui diversos treinamentos e especializações nacionais e internacionais sobre o tema, inclusive uma certificação em Stress Management pela Harvard Medical School (EUA).

A equipe de jornalismo do canal SPORTV convidou o Prof Armando Ribeiro para participar como um dos especialistas numa série de reportagens sobre o estresse no futebol e na arbitragem brasileira. Neste primeiro encontro, recebemos a visita do repórter Thiago Crespo que quis saber tudo sobre o cérebro e as emoções durante uma partida de futebol... Psicologia na rede!!

Veja alguns cliques dos bastidores da entrevista

Prof Armando Ribeiro responde as perguntas do repórter Thiago Crespo (canal SPORTV).

A frequência e intensidade dos sintomas de estresse podem tanto promover a eficiência de um jogo e de sua arbitragem quanto acabarem com o espetáculo e a saúde dos participantes.

Tanto os jogadores quanto a equipe de arbitragem devem aprender sobre estratégias (cientificamente embasadas) para o gerenciamento do estresse e promoção da inteligência emocional e resiliência (competências socioafetivas), defende o Prof Armando Ribeiro para o repórter.

As neurociências vêm avançando na compreensão da resposta do estresse e mostra caminhos que podem ser utilizados pelas equipes para o autocontrole do estresse excessivo durante os campeonatos e melhora do rendimento físico e emocional dos jogadores. A Psicologia do Esporte é um campo fundamental para que as equipes aprendam a desenvolver suas competências emocionais e administrar as fortes emoções (antes, durante e após os jogos).

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

A equipe de filmagem do canal SPORTV e o repórter Thiago Crespo durante as filmagens nas dependências do centro avançado em saúde (Hospital São José) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!