Pular para o conteúdo principal

Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são tema do Congresso Colombiano de Câncer 2015 - ASOPROCANCER

Prof Armando Ribeiro foi um dos convidados internacionais para o Congresso Colombiano de Câncer 2015 (ASOPROCANCER) para falar sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes, familiares e profissionais da oncologia.

Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui treinamentos e certificações em Medicina Integrativa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além da pesquisa sobre a gestão do estresse e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Prof Armando Ribeiro foi o único conferencista internacional a representar a América do Sul no evento, estando ao lado de prestigiados médicos oncologistas e especialistas dos EUA, Canadá e Europa.

Prof Armando Ribeiro ao lado do banner do Congreso Colombiano de Cáncer 2015. No auditório Toro de Oro do Centro de Convenções Cosmos 100 (Bogotá - Colômbia). 

A primeira conferência apresentada pelo Prof Armando Ribeiro foi "Terapia Integrativa: La Atención Plena, la Compasión y el Agotamiento en los Cuidados Paliativos", um alerta aos profissionais presentes sobre a importância do autocuidado e das práticas integrativas no tratamento oncológico e cuidados paliativos.

Prof Armando Ribeiro discorrendo sobre a importância do treino de coerência cardíaca para os médicos oncologistas, enfermeiros oncologistas e seus pacientes e familiares para redução do estresse crônico, burnout e síndrome da fadiga da compaixão.

Prof Armando Ribeiro apresenta dados atuais sobre o efeito das práticas de atenção plena (mindfulness) no fortalecimento de áreas cerebrais relacionadas a empatia e compaixão. Realizamos uma prática de mindfulness para os profissionais presentes.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


Prof Armando Ribeiro aborda o tema "síndrome de fadiga da compaixão" para os profissionais presentes.

Em sua segunda conferência no Congresso Colombiano de Câncer 2015, Prof Armando Ribeiro aborda as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes oncológicos, principalmente fazendo referência a Política Nacional de Práticas Integrativas no SUS (PNPIC), ao Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antonio Ermirio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo e também aos avanços nas resoluções profissionais sobre as medicinas naturais e práticas integrativas (ex. PNPIC portaria 971/2006, resolução COFEN 197/97, Grupo de Práticas Complementares ou Alternativas de saúde (GEPACS) da Escola de Enfermagem da USP, entre outros). 

Sobre a ASOPROCANCER

Desde 1995 la Asociación Procongreso de Cancerología, ASOPROCÁNCER, conformada por las sociedades y asociaciones científicas que se relacionan estrechamente con esta patología, dio inicio a este congreso que se realiza cada dos años.

El Congreso Nacional Cáncer 2015 tiene como propósito fundamental promover y brindar educación médica continuada. 20 años de trabajo permanente nos permite reafirmar a través de este evento nuestro compromiso con los profesionales de la salud. 

Con el apoyo de las nueve asociaciones que integran ASOPROCÁNCER y el interés prioritario del Instituto Nacional de Cancerología, en 2015, celebraremos este aniversario con un alto nivel académico y científico, trataremos temas que incluyen la detección temprana, diagnostico, aspectos biológicos y genéticos, la terapia y la rehabilitación del cáncer. 

Es nuestro deseo, presentar en esta versión, innovaciones en tratamiento y nuevas tecnologías.

Fonte: ASOPROCANCER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!