Pular para o conteúdo principal

Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são tema do Congresso Colombiano de Câncer 2015 - ASOPROCANCER

Prof Armando Ribeiro foi um dos convidados internacionais para o Congresso Colombiano de Câncer 2015 (ASOPROCANCER) para falar sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes, familiares e profissionais da oncologia.

Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui treinamentos e certificações em Medicina Integrativa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além da pesquisa sobre a gestão do estresse e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Prof Armando Ribeiro foi o único conferencista internacional a representar a América do Sul no evento, estando ao lado de prestigiados médicos oncologistas e especialistas dos EUA, Canadá e Europa.

Prof Armando Ribeiro ao lado do banner do Congreso Colombiano de Cáncer 2015. No auditório Toro de Oro do Centro de Convenções Cosmos 100 (Bogotá - Colômbia). 

A primeira conferência apresentada pelo Prof Armando Ribeiro foi "Terapia Integrativa: La Atención Plena, la Compasión y el Agotamiento en los Cuidados Paliativos", um alerta aos profissionais presentes sobre a importância do autocuidado e das práticas integrativas no tratamento oncológico e cuidados paliativos.

Prof Armando Ribeiro discorrendo sobre a importância do treino de coerência cardíaca para os médicos oncologistas, enfermeiros oncologistas e seus pacientes e familiares para redução do estresse crônico, burnout e síndrome da fadiga da compaixão.

Prof Armando Ribeiro apresenta dados atuais sobre o efeito das práticas de atenção plena (mindfulness) no fortalecimento de áreas cerebrais relacionadas a empatia e compaixão. Realizamos uma prática de mindfulness para os profissionais presentes.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


Prof Armando Ribeiro aborda o tema "síndrome de fadiga da compaixão" para os profissionais presentes.

Em sua segunda conferência no Congresso Colombiano de Câncer 2015, Prof Armando Ribeiro aborda as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes oncológicos, principalmente fazendo referência a Política Nacional de Práticas Integrativas no SUS (PNPIC), ao Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antonio Ermirio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo e também aos avanços nas resoluções profissionais sobre as medicinas naturais e práticas integrativas (ex. PNPIC portaria 971/2006, resolução COFEN 197/97, Grupo de Práticas Complementares ou Alternativas de saúde (GEPACS) da Escola de Enfermagem da USP, entre outros). 

Sobre a ASOPROCANCER

Desde 1995 la Asociación Procongreso de Cancerología, ASOPROCÁNCER, conformada por las sociedades y asociaciones científicas que se relacionan estrechamente con esta patología, dio inicio a este congreso que se realiza cada dos años.

El Congreso Nacional Cáncer 2015 tiene como propósito fundamental promover y brindar educación médica continuada. 20 años de trabajo permanente nos permite reafirmar a través de este evento nuestro compromiso con los profesionales de la salud. 

Con el apoyo de las nueve asociaciones que integran ASOPROCÁNCER y el interés prioritario del Instituto Nacional de Cancerología, en 2015, celebraremos este aniversario con un alto nivel académico y científico, trataremos temas que incluyen la detección temprana, diagnostico, aspectos biológicos y genéticos, la terapia y la rehabilitación del cáncer. 

Es nuestro deseo, presentar en esta versión, innovaciones en tratamiento y nuevas tecnologías.

Fonte: ASOPROCANCER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...