quarta-feira, setembro 30, 2015

Dia Mundial de Combate ao Estresse


A palavra "estresse" tem origem na palavra inglesa "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". É uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Ele pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida ou à exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia.

Depois de 13 anos como professora, Stela Hoshi, 34 anos, tomou, há um ano, a decisão que mudou sua vida. Largar a carreira na educação infantil para se dedicar a um ateliê onde ensina costura e outras habilidades manuais. “Dava aula de inglês para crianças muito pequenas. Cheguei ao ponto de olhar crianças na rua e não querer lidar com elas. Ia à festa de aniversário de crianças da família e tudo o que queria era sumir dali. Comecei a refletir e senti que se continuasse eu não ia conseguir ter filhos e conviver com as pessoas”, relembra.

Em uma viagem de férias veio à gota d´água. “Estava tão sobrecarregada que passei dois dias chorando, sem conseguir relaxar. Foi quando meu marido sugeriu que eu deixasse o trabalho. Quando voltei, pedi demissão e comecei a procurar uma nova forma de vida e de trabalho”, conta. “A profissão de professor é bastante pesada, parecia o trabalho não acabava. Quando chegava em casa, ainda tinha fichários para preencher, prova para corrigir, cortar os papéis para os alunos que eram pequenos. Sentia que dormia e acordava trabalhando. Isso foi me pesando com o passar dos anos”, completa Stela.

Um ano depois, a professora enxerga o saldo da mudança de forma positiva. “É claro que a decisão afetou o lado financeiro. Hoje, não tenho mais aquele salário garantido. Mas sou muito mais tranquila, durmo sem ajuda de remédios”. Para quem tem vontade de tentar um novo caminho, Stela recomenda se organizar. “Não pretendia largar completamente meu trabalho, mas já pensava em reduzir a carga horária. Foi fundamental fazer uma poupança e contar com a ajuda do meu marido e da minha mãe para pensar o que eu podia fazer para mudar essa realidade”.

A rotina puxada, responsabilidades do trabalho, cobranças na família, trânsito são fatores que somados causam o que é popularmente conhecido como estresse. Cientificamente, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. Mas, o estresse, em um período prolongado, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de várias doenças físicas e psíquicas, como asma, alergias, urticárias e doenças gastrointestinais.

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.

Sintomas da fase de alerta:

Mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarreia passageira; insônia; batimentos cardíacos acelerados; respiração ofegante; aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea; agitação.

Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

Sintomas da fase de resistência:

Problemas com a memória; mal-estar generalizado; formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés); sensação de desgaste físico constante; mudança no apetite; aparecimento de problemas de pele; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada; tontura; sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva; desejo sexual diminuído.

Fase de Exaustão: nessa fase podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Sintomas da fase de exaustão:

Diarreias frequentes; dificuldades sexuais; formigamento nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas de pele prolongados; mudança extrema de apetite; batimentos cardíacos acelerados; tontura frequente; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva; perda do senso de humor.

A prevenção do estresse não é fácil. Afinal, a pessoa não consegue ter controle de todos os fatores ambientais que a estressam. Mas atitudes simples podem ajudar a ter uma vida mais equilibrada. Ter uma alimentação variada e saudável é fundamental. Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto, para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricas nesses nutrientes.

Atividade física também proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas, como a endorfina. A ajuda de um profissional da saúde também pode auxiliar no combate ao estresse. Acompanhamento psicológico e medicamentos podem aliviar casos mais graves.

A assistência a pessoas com estresse pode ser feita em diversas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil, conforme a necessidade do paciente. Em 2014, foram realizadas 364 internações por estresse no âmbito do SUS. O estresse engloba: reações ao estresse grave e transtornos de adaptação; reação aguda ao estresse; estado de estresse; pós traumático; outras reações ao estresse grave e reação não especificada a um estresse grave.

Conheça as 3 fases da evolução do estresse e fique atento!


Conheça as 3 fases da evolução do estresse e fique atento!

Fase de alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor. 
Fase de resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo. 
Fase de exaustão: nessa fase podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Fonte: Ministério da Saúde. SUS.

segunda-feira, setembro 28, 2015

Não busque a felicidade, mas um trabalho que o faça sorrir!

Artigo sobre felicidade, trabalho e propósito para a revista Bem-Estar do jornal Diário da Região. A Psicologia Positiva é unânime em afirmar que nosso bem-estar e o florescimento da felicidade em nossas vidas é o resultado do que fazemos. Não busque a felicidade, mas um trabalho que o faça sorrir! by Armando Ribeiro

terça-feira, setembro 22, 2015

Prof Armando Ribeiro fala sobre o estresse no futebol e na arbitragem para o canal SPORTV


Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Estudioso do estresse crônico, possui diversos treinamentos e especializações nacionais e internacionais sobre o tema, inclusive uma certificação em Stress Management pela Harvard Medical School (EUA).

A equipe de jornalismo do canal SPORTV convidou o Prof Armando Ribeiro para participar como um dos especialistas numa série de reportagens sobre o estresse no futebol e na arbitragem brasileira. Neste primeiro encontro, recebemos a visita do repórter Thiago Crespo que quis saber tudo sobre o cérebro e as emoções durante uma partida de futebol... Psicologia na rede!!

Veja alguns cliques dos bastidores da entrevista

Prof Armando Ribeiro responde as perguntas do repórter Thiago Crespo (canal SPORTV).

A frequência e intensidade dos sintomas de estresse podem tanto promover a eficiência de um jogo e de sua arbitragem quanto acabarem com o espetáculo e a saúde dos participantes.

Tanto os jogadores quanto a equipe de arbitragem devem aprender sobre estratégias (cientificamente embasadas) para o gerenciamento do estresse e promoção da inteligência emocional e resiliência (competências socioafetivas), defende o Prof Armando Ribeiro para o repórter.

As neurociências vêm avançando na compreensão da resposta do estresse e mostra caminhos que podem ser utilizados pelas equipes para o autocontrole do estresse excessivo durante os campeonatos e melhora do rendimento físico e emocional dos jogadores. A Psicologia do Esporte é um campo fundamental para que as equipes aprendam a desenvolver suas competências emocionais e administrar as fortes emoções (antes, durante e após os jogos).

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

A equipe de filmagem do canal SPORTV e o repórter Thiago Crespo durante as filmagens nas dependências do centro avançado em saúde (Hospital São José) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

segunda-feira, setembro 21, 2015

Mind o quê? Mindfulness é matéria da revista Época Negócios


Prof Armando Ribeiro foi um dos especialistas entrevistados para a matéria "Mind o quê?" da revista Época Negócios (n. 103). É sobre mindfulness (atenção plena), uma técnica de meditação usada por empresas para aumentar a produtividade e diminuir o estresse dos funcionários...

Programa de Avaliação do Estresse é destaque no Newsletter do complexo hospitalar da BPSP

Mais uma vez o nosso programa de avaliação do estresse é destaque no newsletter do corpo clínico do maior complexo hospitalar privado da América Latina. A Psicologia pode fazer a diferença entre a alta tecnologia e as práticas integrativas em saúde!

DR. ARMANDO RIBEIRO DAS NEVES
Psicólogo
Cria junto ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo o Programa de Avaliação de Estresse. O objetivo não é apenas tratar pessoas diagnosticadas com estresse, mas principalmente identificar os primeiros sinais antes do estresse se manifestar...

Leia a matéria na íntegra no link 

sexta-feira, setembro 18, 2015

Chegou a hora de decidir: escola ou babá?

Sua licença-maternidade está com os dias contados? Te damos uma ajudinha para fazer a melhor escolha

Lá se foi o período talvez mais intenso da sua vida; os primeiros meses do bebê. Quando ele acaba, a tensão paira sobre as mães. Muitas se acostumaram a passar 24 horas por dia com o filhote, enquanto descobriam o amor incondicional. Se afastar dele agora e delegar o cuidado para outras pessoas pode ser quase que o fim do mundo.

Voltar ou não ao trabalho? Deixar o bebê com a avó, familiares, escolinha ou babá? Essa é uma decisão difícil que deve ser adaptada à rotina de cada família. Mas qualquer que seja a decisão, planejamento com certa antecedência é o segredo para a tranquilidade da família. 

“Em geral, a tensão da mãe que volta ao trabalho após licença-maternidade está relacionada a expectativas irreais, baixa percepção de apoio do marido e/ou familiares e falta de organização para a volta aos afazeres”, acredita Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Mãe prevenida vale por duas, não é mesmo?

Com quem fica o bebê agora: babá ou escolinha?

Antes de tomar a decisão, saiba que nenhuma é definitiva e talvez não exista a melhor opção. A escolha depende muito da rotina de cada família. É preciso avaliar o que é melhor para o bebê, mas sem se esquecer dos valores familiares e experiências de pessoas significativas. Cada família deve avaliar os prós e contras da babá ou da escolinha, sem achar que existe apenas uma solução ideal. A babá tem que ter experiência prévia, referências, estudo e o mais importante ser de extrema confiança da família. A escolinha também precisa passar por uma avaliação rigorosa por parte dos pais, principalmente quanto à segurança, infraestrutura, capacitação dos profissionais e se está Ok com as exigências legais.

Segundo Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, a referência de outras mães que conheçam a escola e afinidade com a proposta educativa são muito importantes na hora da escolha. Depois é hora da adaptação. A mãe já pode ensaiar o afastamento, pelo menos uns 30 dias antes do final da licença. “Quando a criança completa dois meses ela já é capaz de separar-se da mãe por um período de até 1 hora, sem que haja prejuízos emocionais que afetem seu desenvolvimento. Comece a conversar com o bebê, narrando o que está prestes a acontecer na vida de ambos, e se possível, acerte com a escola um período gradativo de adaptação”, explica. 

Assim, quando a mãe tiver que retornar ao trabalho terá mais segurança para separar-se do filho e a criança se sentirá mais segura por não se sentir num lugar estranho. 

A questão financeira também pesa nessa decisão e é preciso avaliar a longo prazo. Enquanto escolas cobram matrículas, babás também recebem décimo terceiro salário. Escolas fecham no final do ano, nas férias e emendam feriados. Já com a babá, você pode negociar as folgas e horários, caso chegue mais tarde do trabalho ou até mesmo precise trabalhar em outros turnos. No entanto muitas mães acreditam que estar na escola ajuda a criança a se socializar e o desenvolvimento é bem maior. 

Outra alternativa bastante comum é delegar os cuidados com a mãe ou com a sogra. E de fato, essa atitude é reconfortante, pois o bebê estará com alguém que é sinônimo de segurança e apoio. Mas é preciso avaliar os dois lados da moeda. “Abra o jogo, converse com os avós e verifique o quanto estão abertos e disponíveis para dividirem os cuidados diários das crianças pequenas. É preciso também aprender a estabelecer limites e impor rotinas para que os avós não modifiquem o estilo de criação dos novos pais”, finaliza Ribeiro.

Entrevista para os alunos de jornalismo da ESPM

Recebendo os alunos do núcleo de jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) para uma matéria bem legal sobre o cérebro e as emoções! Saudades dos tempos de faculdade...

Apresentamos alguns recursos tecnológicos que podem auxiliar o tratamento psicológico tradicional, entre eles, os equipamentos de biofeedback e neurofeedback.

quarta-feira, setembro 16, 2015

Mindfulness e Gestão do Estresse no Optum Fórum


Prof Armando Ribeiro é o conferencista convidado do Optum Fórum sobre Mindfulness e Gestão do Estresse para executivos, Gestores de RH e de Programas de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) e Wellness (Bem-Estar).

O Optum Fórum é uma oportunidade para compartilhar conhecimento com outros executivos de forma colaborativa sobre as melhores práticas da gestão da saúde. O que é tendência? Como otimizar custos? Já ouviu falar em "vacina antiestresse"?  Na Optum, Mais Saudável é o nosso foco e o nosso propósito. Somos 80.000 especialistas em saúde, transformando anos de dados médicos em decisões mais bem informadas.

Sobre a Optum

Somos um time global de 85 mil funcionários, ajudando 74 milhões de pessoas em 150 países a encontrar o cuidado certo pelo melhor valor, conhecer suas possibilidades e assumir o controle de sua saúde e bem-estar.
No Brasil, somos um dos líderes em soluções de bem-estar com o EAP - Programa de assistência ao empregado. Nossa abrangente rede de profissionais nos permite atuar em todo o território nacional atendendo cerca de 1.3 milhão de pessoas.

domingo, setembro 13, 2015

Planejar as férias pode ajudar a desestressar


Planejar a viagem de férias pode trazer mais felicidade que a viagem em si? De acordo com uma pesquisa holandesa, sim. A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar...

Participação especial do Prof Armando Ribeiro no Jornal da Cultura da TV Cultura.

Prof Armando Ribeiro no Jornal da Cultura - TV Cultura


Planejar a viagem de férias pode trazer mais felicidade que a viagem em si? De acordo com uma pesquisa holandesa, sim. Participação especial do Prof Armando Ribeiro para o Jornal da Cultura da TV Cultura.

Entrevista para o Jornal da Cultura sobre as principais estratégias para reduzir o estresse excessivo. Planejar as próximas férias pode ajudar... só não pode pensar no aumento do dólar!!!

sexta-feira, setembro 11, 2015

Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são tema do Congresso Colombiano de Câncer 2015 - ASOPROCANCER

Prof Armando Ribeiro foi um dos convidados internacionais para o Congresso Colombiano de Câncer 2015 (ASOPROCANCER) para falar sobre as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes, familiares e profissionais da oncologia.

Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Possui treinamentos e certificações em Medicina Integrativa e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além da pesquisa sobre a gestão do estresse e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Prof Armando Ribeiro foi o único conferencista internacional a representar a América do Sul no evento, estando ao lado de prestigiados médicos oncologistas e especialistas dos EUA, Canadá e Europa.

Prof Armando Ribeiro ao lado do banner do Congreso Colombiano de Cáncer 2015. No auditório Toro de Oro do Centro de Convenções Cosmos 100 (Bogotá - Colômbia). 

A primeira conferência apresentada pelo Prof Armando Ribeiro foi "Terapia Integrativa: La Atención Plena, la Compasión y el Agotamiento en los Cuidados Paliativos", um alerta aos profissionais presentes sobre a importância do autocuidado e das práticas integrativas no tratamento oncológico e cuidados paliativos.

Prof Armando Ribeiro discorrendo sobre a importância do treino de coerência cardíaca para os médicos oncologistas, enfermeiros oncologistas e seus pacientes e familiares para redução do estresse crônico, burnout e síndrome da fadiga da compaixão.

Prof Armando Ribeiro apresenta dados atuais sobre o efeito das práticas de atenção plena (mindfulness) no fortalecimento de áreas cerebrais relacionadas a empatia e compaixão. Realizamos uma prática de mindfulness para os profissionais presentes.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.

A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


A platéia é formada por médicos oncologistas e enfermeiros oncologistas de mais de 10 países sul-americanos e caribe, além dos convidados dos EUA, Canadá e Europa.


Prof Armando Ribeiro aborda o tema "síndrome de fadiga da compaixão" para os profissionais presentes.

Em sua segunda conferência no Congresso Colombiano de Câncer 2015, Prof Armando Ribeiro aborda as Práticas Integrativas e Complementares nos cuidados aos pacientes oncológicos, principalmente fazendo referência a Política Nacional de Práticas Integrativas no SUS (PNPIC), ao Programa de Avaliação do Estresse do Hospital São José (Centro Oncológico Antonio Ermirio de Moraes) da Beneficência Portuguesa de São Paulo e também aos avanços nas resoluções profissionais sobre as medicinas naturais e práticas integrativas (ex. PNPIC portaria 971/2006, resolução COFEN 197/97, Grupo de Práticas Complementares ou Alternativas de saúde (GEPACS) da Escola de Enfermagem da USP, entre outros). 

Sobre a ASOPROCANCER

Desde 1995 la Asociación Procongreso de Cancerología, ASOPROCÁNCER, conformada por las sociedades y asociaciones científicas que se relacionan estrechamente con esta patología, dio inicio a este congreso que se realiza cada dos años.

El Congreso Nacional Cáncer 2015 tiene como propósito fundamental promover y brindar educación médica continuada. 20 años de trabajo permanente nos permite reafirmar a través de este evento nuestro compromiso con los profesionales de la salud. 

Con el apoyo de las nueve asociaciones que integran ASOPROCÁNCER y el interés prioritario del Instituto Nacional de Cancerología, en 2015, celebraremos este aniversario con un alto nivel académico y científico, trataremos temas que incluyen la detección temprana, diagnostico, aspectos biológicos y genéticos, la terapia y la rehabilitación del cáncer. 

Es nuestro deseo, presentar en esta versión, innovaciones en tratamiento y nuevas tecnologías.

Fonte: ASOPROCANCER

quinta-feira, setembro 10, 2015

Avaliação psicológica dentro do hospital para identificar pacientes com estresse

Avaliação psicológica dentro do hospital para identificar pacientes com estresse...

Ao incluir a avaliação psicológica no programa de check-up médico convencional... do maior complexo hospitalar privado da América Latina... constatamos que para muitos pacientes era o seu primeiro contato com a Psicologia... e o melhor com um conceito ainda escasso em nosso país de Psicologia Preventiva, promovendo educação sobre saúde emocional, resiliência e qualidade de vida! Avaliação psicológica em um hospital para identificar pacientes com estresse... É destaque na entrevista para o jornal PSI do CRPSP. 

quarta-feira, setembro 09, 2015

Emoções à flor da pele. Conheça 7 problemas dermatológicos de origem emocional.

Conheça 7 problemas dermatológicos de origem emocional. Emoções à flor da pele! Emoções à flor da pele by Armando Ribeiro

UOL ganha prêmio ABP de Jornalismo com reportagens sobre depressão

Uma série de reportagens do UOL sobre depressão foi premiada na segunda edição do Prêmio ABP de Jornalismo, da Associação Brasileira de Psiquiatria. O resultado do prêmio foi divulgado na última sexta-feira (4). As reportagens, de autoria dos jornalistas Mirthyani Bezerra e Pedro Cirne, venceram na categoria online. O portal G1 também levou um prêmio na mesma categoria.


As reportagens "Família é peça fundamental no tratamento da depressão" e "Sem pressão. Apoio é a chave para lidar com pessoa deprimida" ouviram parentes e amigos de pessoas que sofrem com a depressão, mostrando que a maneira como se lida com o paciente e o apoio dado a ele são peças fundamentais no tratamento da doença.

O material conta com uma lista com os principais sintomas da depressão e o depoimento de alguém que sentiu na pele as dificuldades de não encontrar apoio adequado entre os mais próximos quando recebeu diagnóstico positivo para a doença. O depoimento mostra o outro lado: como uma má recepção, por parte da família e dos amigos, do diagnóstico pode atrapalhar o tratamento.

A premiação acontece no dia 4 de novembro, durante a abertura do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece em Florianópolis (SC).

Fonte: UOL

Prof Armando Ribeiro foi um dos especialistas convidados das matérias premiadas. Parabéns aos jornalistas!!!

Prof Armando Ribeiro em visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana (PUJ)

Prof Armando Ribeiro ministrou a conferência "Terapia Integrativa. El manejo de los pacientes con enfermidad crónica. Experiencia en la implementación de los servicios de atención hospitalaria de las terapias integrativas en la atención al paciente" para as professoras e pesquisadoras da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Javeriana (Bogotá - Colômbia).

Agradecimentos especiais a Decana Profa. Dra. Fabiola Castellanos (Faculdad Enfermaría Pontificia Universidad Javeriana) pelo convite e as Profas. Dras. Gloria Sepulveda e Edilma Castro pela recepção e apoio.


Prof Armando Ribeiro em visita ao campus da PUJ.

Prof Armando Ribeiro em visita ao campus da PUJ.

Prof Armando Ribeiro falando sobre a aplicação das práticas contemplativas (meditação e mindfulness) em alguns hospitais brasileiros.

Prof Armando Ribeiro falando sobre a utilização de exercícios de relaxamento, respiração e yoga (adaptada) para unidades de oncologia.

Prof Armando Ribeiro em sua conferência sobre "Terapia Integrativa. El manejo de los pacientes con enfermidad crónica. Experiencia en la implementación de los servicios de atención hospitalaria de las terapias integrativas en la atención al paciente" para as professoras e pesquisadoras da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Javeriana (Bogotá - Colômbia).

Prof Armando Ribeiro em sua conferência sobre "Terapia Integrativa. El manejo de los pacientes con enfermidad crónica. Experiencia en la implementación de los servicios de atención hospitalaria de las terapias integrativas en la atención al paciente" para as professoras e pesquisadoras da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Javeriana (Bogotá - Colômbia).

Prof Armando Ribeiro com as professoras e pesquisadoras da Faculdad de Enfermería da Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá - Colômbia).

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana. (Faculdad de Psicología).

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana.

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana. (Bicicletário).

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana. (Treino de tênis de mesa).

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana. (Semana da Vida Saudável)

Visita ao campus da Pontificia Universidad Javeriana. (Contador de Histórias)

Carta de agradecimento CRA-SP (Revista Administrador Profissional)


Recebendo carta do presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) em agradecimento pela minha participação como especialista entrevistado na última edição da revista Administrador Profissional (n. 350). É muito satisfatório ver a valorização da Psicologia Aplicada em outras profissões e fazendo a diferença!

segunda-feira, setembro 07, 2015

Prof Armando Ribeiro visita a Faculdade de Enfermagem da Pontificia Universidade Javeriana (PUJ)


Facultad de Enfermería contó con la visita del profesor Armando Ribeiro das Neves, quien compartió su experiencia en la implementación de las terapias integrativas en el cuidado de los pacientes con enfermedad crónica, en los servicios de atención hospitalaria en Brasil.

Pontíficia Universidad Javeriana (Bogotá - Colômbia)