Pular para o conteúdo principal

Descubra as três estratégias mais populares para a redução do estresse e pratique-as!!!



Pesquisa aponta as estratégias mais populares para a redução do estresse. Descubra quais hábitos mais combinam com o seu estilo de vida!



Três fatores são apontados como os mais populares na redução do estresse. Conhecendo melhor esses fatores, podemos criar um ambiente menos estressante e mais saudável.



Fator 1: Ouvir música.

Quem já não ouviu falar do ditado “Quem canta seus males espanta”? Ouvir música é o fator anti-estresse escolhido por 52% dos participantes do estudo, sendo a estratégia mais utilizada para a redução do estresse. Vivemos cada vez mais em ambientes altamente ruidosos, e a boa música é cada vez mais necessária para à nossa saúde e bem-estar. Evite as músicas rotuladas de “anti-estresse” e prefira cercar-se de músicas que falam diretamente ao seu coração!



Fator 2: Exercício ou caminhada.

Em um mundo cada vez mais sedentário, mexer o corpo se torna o grande desafio atual. Apesar das desculpas para se iniciar ou se manter em atividade física regular, esta estratégia anti-estresse foi escolhida por 47% dos participantes do estudo, sendo à segunda estratégia mais utilizada.  



Fator 3: Leitura.

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” (Joseph Addison). Ao ler podemos viajar, escalar montanhas e desbravar o mundo todo, sem sair do lugar. À medida que a criança aprende a ler, novos mundos se abrem, seus medos se dissipam e seu conhecimento só aumenta. Escolhida como a terceira estratégia anti-estresse mais popular por cerca de 44% dos participantes, a leitura quando não trás respostas imediatas, nos leva além das preocupações mundanas.
 
Importante: Outros fatores também foram apontados como redutores do estresse (ex. meditar, estar na presença de familiares e amigos, alimentação, entre outros). O fundamental é lembrar de incluí-los na vida!


Texto produzido pelo Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, consultor em gestão do estresse ocupacional e de qualidade de vida no trabalho (QVT), da pesquisa realizada pela APA. O texto pode ser reproduzido em sua totalidade com crédito dado ao Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto. Website: www.armandoribeiro.com e Blog: www.armandoribeiro.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...