Pular para o conteúdo principal

Notícias do III Congresso Brasileiro da Psicologia

O Prof. Armando Ribeiro iniciou sua participação no III Congresso Brasileiro da Psicologia: Ciência e Profissão com o mini-curso de  "Auriculoterapia" voltado para a prática da Psicologia clínica e hospitalar. O mini-curso teve a duração de 4 horas e contou com a participação de estudantes de psicologia e psicólogos de diversas regiões brasileiras, incluindo: Amazonas, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Piauí, entre outros.

Os participantes do mini-curso de "Auriculoterapia" foram muito participativos e criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e extremamente agradável. Esta atividade foi promovida pela Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (SOBRAPA) que convidou o Prof. Armando Ribeiro para ministrar este mini-curso e também outra atividade sobre "Acupuntura para o tratamento do estresse, ansiedade, insônia, depressão e obesidade: existem evidências científicas?".

O Prof. Armando Ribeiro também ministrou uma atividade intitulada "Gestão do estresse ocupacional: novas tecnologias", com a participação de profissionais e estudantes de Psicologia de diversas regiões brasileiras, interessados na aplicação clínica e organizacional do gerenciamento do estresse. O diferencial desta atividade foi a apresentação do recurso de biofeedback, para demonstrar a resposta psicofisiológica do estresse, além de técnicas para autocontrole psicofísico. O Prof. Armando Ribeiro também apresentou resultados de suas pesquisas sobre estresse clínico e nas empresas, além do "Programa de Redução do Estresse do Checkup Médico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo", no qual  é coordenador técnico da equipe de psicólogos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!