quinta-feira, janeiro 04, 2018

Os efeitos da prática de psicoterapia na vida pessoal dos terapeutas

(Garra Rufa / Doctor Fish Animation)
Terapeutas experientes relatam os impactos positivos e negativos de seu trabalho em suas vidas e relacionamentos pessoais.

Um novo estudo, publicado em Psychotherapy Research, explora como ter uma carreira em psicoterapia afeta a vida pessoal dos terapeutas. Os temas identificados no estudo qualitativo, realizados com terapeutas na Noruega, mostram que a psicoterapia tem implicações complexas, tanto positivas como negativas, para a vida pessoal dos terapeutas.

"Esses temas trazem a sensação de que ser terapeuta pode potencialmente levar a abertura, crescimento, tolerância e criatividade, com o risco de ficar sobrecarregado com sentimentos de responsabilidade, inadequação e auto-dúvida que podem levar ao isolamento e ao desespero" escreva os autores, liderados por Marit Råbu, professor associado da Universidade de Oslo na Noruega.

Indivíduos com carreiras em psicoterapia, como com a maioria das carreiras, podem experimentar o propósito e o valor em seu trabalho, bem como o estresse e a insatisfação no trabalho que podem levar ao burnout. Nos últimos anos, mais pesquisas se concentraram em como os terapeutas são impactados pelo trabalho em suas vidas pessoais e como suas vidas pessoais, por sua vez, afetam seu trabalho clínico.

Um estudo descobriu que os psicoterapeutas estão mais satisfeitos e mais emocionalmente esgotados do que os psicólogos de pesquisa. Estudos também descobriram que o estresse do trabalho de terapia pode ser transferido para a vida pessoal e familiar dos terapeutas. "Os terapeutas são obrigados a se conectar, depois fiquem próximos, depois se separem de uma variedade de clientes regularmente. Esse tipo de padrão de trabalho pode ter um impacto na vida pessoal do terapeuta, incluindo a falta de disponibilidade emocional para os membros da família e a intolerância de relacionamentos "superficiais" com os amigos ", escrevem os autores.

A pesquisa também mostrou que o impacto de ser um terapeuta difere dependendo do estágio da carreira. Os estagiários muitas vezes relatam efeitos pessoais positivos devido a uma maior autoconsciência, enquanto os clínicos de meados da carreira tendem a se concentrar no estresse criado em seus empregos. Os terapeutas seniores são mais propensos a se concentrar nas maneiras como seu papel como terapeuta facilitou o crescimento pessoal.

O presente estudo procurou responder: "Como o psicoterapeuta em toda a carreira afetou sua vida pessoal?" Os pesquisadores entrevistaram 12 terapeutas seniores na Noruega utilizando o método qualitativo de análise temática. Os participantes incluíram 7 mulheres e 5 homens com idades variando de 68 a 86. Os participantes tiveram carreiras como psicoterapeutas por uma mediana de 40 anos.

"Para esses profissionais seniores, uma vida profissional que envolveu aproximar-se de outras pessoas englobava experiências que eles descreveram como enriquecedoras e pesadas".

Os autores identificam quatro temas organizadores:

Tema 1: "Foi um privilégio ter a oportunidade de conhecer e contribuir, e de poder crescer pessoalmente".

Os participantes relataram que seu trabalho clínico enriqueceu suas vidas pessoais. Os autores descrevem: "O lado emocional do relacionamento terapêutico, ser compassivo com o sofrimento ao longo do tempo, permitiu uma visão das forças e recursos de outros seres humanos".

Tema 2: "Enfrentar o sofrimento e a destruição tem sido um fardo".

Um participante ilustrou este tema afirmando: "O maior fardo é a responsabilidade e atender a tantos sofrimentos". Outro participante descreveu o impacto que esse fardo tem em sua vida pessoal: "Possuir tanta responsabilidade e aprender quanta solidão estes experiência dos pacientes. Com certeza, eu não sou capaz de não trazer um pouco para casa comigo. E isso tem um impacto na minha vida privada ". Os participantes também descobriram que o trabalho com clientes suicidas era especialmente drenado e pesado.

Tema 3: "Ser terapeuta teve um impacto nas minhas relações pessoais - para melhor ou pior".

Alguns participantes relataram que seu trabalho os ajudou a ser mais ousados ​​nossos extrovertidos, o que resultou em mais oportunidades para construir relacionamentos com outros. Por outro lado, um participante descreveu como o dreno emocional de seu trabalho impactou negativamente seu relacionamento com sua esposa: "Eu era um pouco sem contato. Isso significa que eu tinha dado tanto que eu estava escorrendo a mim mesmo. "Outro participante descreveu isso como:" Você povoa sua vida interior com pessoas com quem você não vive, e acho que isso pode ser uma barreira para outras pessoas. "

Tema 4: "Precisei construir uma maneira de viver que me permitiu continuar a fazer o trabalho".

Os autores descrevem este tema afirmando: "Os encargos associados a ser um terapeuta parecem exigir um trabalho ativo de autocuidado, e os terapeutas em geral falaram sobre como eles desenvolveram uma maior compaixão de si mesmo ao longo de suas vidas".

De acordo com os pesquisadores, o "conceito de equilíbrio entre o trabalho e a vida" não ofereceu um modo satisfatório de entender a forma como os terapeutas aprendem a administrar suas vidas ". Em vez disso, os pesquisadores descrevem como os clínicos" adquiriram uma capacidade para existir em realidades paralelas , e que uma das maneiras pelas quais eles conseguiram isso foi co-construir, com outras pessoas em suas vidas, um conjunto de práticas que lhes permitiram mover-se confortavelmente em contextos, como a mudança entre o trabalho e o lar ".

Os autores também observam a cultura em que os participantes realizaram a terapia: "Ser um terapeuta em um ambiente contemporâneo de cuidados gerenciados é susceptível de gerar fontes de estresse e satisfação que podem diferir de forma significativa das experiências de terapia de prática privada durante períodos de crescimento econômico. "Os autores identificam que um tema proeminente era um questionamento existencial sobre se as vidas e as carreiras dos participantes eram" tempo bem gasto ". Sugerem que as entrevistas feitas por terapeutas no início de suas carreiras tenham produzido uma perspectiva diferente e possivelmente menos otimista.

Os pesquisadores destacam que as primeiras descrições dos impactos de seus trabalhos pelos participantes foram extremamente positivas. Os autores concluem: "O resultado deste estudo reforça os resultados da pesquisa anterior, de que a vida pessoal dos terapeutas é enriquecida através de uma sensação de estar em um papel profissional privilegiado e valioso, caracterizado pela aprendizagem pessoal positiva em tais áreas de autoconsciência , desenvolvimento pessoal e qualidade de relacionamentos interpessoais ".

Råbu, M., Moltu, C., Binder, P.-E., & McLeod, J. (2016). Como a prática de psicoterapia afeta a vida pessoal do terapeuta? Um inquérito qualitativo sobre as experiências dos terapeutas seniores. Pesquisa de psicoterapia , 26 (6), 737-749, doi: 10.1080 / 10503307.2015.1065354 (Abstract)

Fonte: Made in America (Google Tradutor)

Um comentário:

  1. Sugestão de uma animação sobre as dores e alegrias de ser um psicoterapeuta...

    Garra Rufa (Doctor Fish)
    https://www.youtube.com/watch?v=vdNghrAeks0&t=35s

    ResponderExcluir