segunda-feira, dezembro 05, 2016

Bastidores do programa Análise Direta da RIT TV sobre os diferentes níveis de estresse

 
Bastidores do programa Análise Direta da RIT TV (nos estúdios de SP - capital) apresentado por Patrícia Biasi e produção executiva de Fabiana Silveira.

Prof Armando Ribeiro foi convidado para explicar os estágios do estresse e também sobre as novidades da gestão do estresse no programa Análise Direta da RIT TV.

O Prof Armando Ribeiro contou para a apresentadora Patrícia Biasi da RIT TV sobre os modernos equipamentos de biofeedback / neurofeedback capazes de mensurar as alterações do sistema nervoso (ex. frequência cardíaca, tensão muscular, atividade eletrodérmica e etc.) relacionadas a resposta ao estresse psicossocial.

Utilizando um moderno equipamento de biofeedback de atividade eletrodérmica o Prof Armando Ribeiro demonstrou para a apresentadora a fluidez da resposta ao estresse, através da ativação do sistema nervoso simpático (resposta de fuga - luta).

A apresentadora quis saber sobre as estratégias para reduzir o estresse excessivo em nossas vidas, a partir de pequenas mudanças nos nossos hábitos cotidianos e estilo de vida. 

A resposta ao estresse é uma reação adaptativa e de sobrevivência dos organismos, mas aprender a gerenciar o estresse excessivo é fundamental para uma vida saudável e equilibrada. 

É possível através da neuroplasticidade treinar o cérebro para se tornar resiliente ao estresse excessivo e principalmente desenvolver atitudes positivas para enfrentá-lo.

A psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental) é uma das abordagens baseadas nas evidências científicas para reduzir o estresse excessivo da nossa vida.

Práticas meditativas (ex. mindfulness, atenção plena), exercícios de yoga, tai chi, respiração profunda, massoterapia, acupuntura e etc. são alguns exemplos de caminhos saudáveis para lidar com o estresse diário.

Aprender a gerenciar o estresse excessivo é uma das habilidades necessárias para viver plenamente no século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário