Pular para o conteúdo principal

Resiliência e Manejo do Estresse são temas do curso de Medicina do Estilo de Vida do XLI COMU 2022 - FMUSP

 

Prof Armando Ribeiro sentiu uma grande alegria em falar mais uma vez sobre a importância do desenvolvimento da resiliência e das competências socioemocionais (softskills) no curso de Medicina do Estilo de Vida (MEV) para os acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina da USP @fmusp_oficial e demais participantes do COMU 2022 @comufmusp (XLI COMU). 

Registro dos participantes do curso de Medicina do Estilo de Vida no Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A equipe do curso de Medicina do Estilo de Vida do COMU 2022 é coordenada pela incansável médica psiquiatra Dra Ana Paula Carvalho e seu time de destacados profissionais, entre eles, o médico psiquiatra Dr Daniel Martinez, o pesquisador e educador físico dr Lucas Neves, a nutricionista dra Roberta Carbonari e o psicólogo Prof Armando Ribeiro. 

O curso de MEV para os acadêmicos de Medicina segue os seis pilares principais: alimentação saudável, sono reparador, atividade física regular, combate ao tabagismo e outras substâncias, relacionamentos interpessoais e manejo do estresse.

O curso de Medicina do Estilo de Vida do COMU 2022 contou com a inscrição de mais de 70 participantes, entre eles, acadêmicos de medicina da FMUSP e de diversas outras faculdades de medicina de todo o país e também da América Latina.

A Faculdade de Medicina da USP é classificada em primeiro lugar na América Latina no EduRank 2022. Dentre as universidades da América Latina (AL) listadas com base no desempenho em pesquisas sobre Medicina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi eleita a melhor no EduRank 2022. Esse resultado foi obtido a partir de uma análise com 7,77 milhões de citações recebidas por 435 mil trabalhos acadêmicos de 334 instituições de ensino superior da AL. No ranking geral, o EduRank é fundamentado por performance de pesquisa que abrange métricas de 14.131 universidades, de 183 países e usa banco de dados próprio, com índice de cerca de 45 milhões de publicações científicas que receberam mais de 1 bilhão de citações para classificação em 246 tópicos, sem distinção entre programas de graduação e pós-graduação. Além da adição de indicadores de destaque não acadêmico e popularidade de ex-alunos. Nessa categoria, a Universidade de São Paulo é preeminente no Brasil e na AL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...