sexta-feira, setembro 16, 2022

Centro Paula Souza promove ações durante o Setembro Amarelo

Centro Paula Souza promove ações durante o Setembro Amarelo

No mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio, unidades do CPS de diversas regiões do Estado desenvolvem atividades, como palestras e rodas de conversa


No mês dedicado à prevenção do suicídio, mais de 30 Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de diversas regiões do Estado voltaram suas atenções ao Setembro Amarelo. No Brasil, a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio acontece desde 2014, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.

Além da programação das unidades, a Administração Central do Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a Comissão de Gestão Participativa (CGP) e a Unidade de Recursos Humanos (URH), prepararam uma programação com palestras de especialistas, a serem transmitidas pelo Microsoft Teams.

A primeira palestra, com o tema "Valorização da Vida", ocorre no dia 19 de setembro, com o psicólogo e professor Armando Ribeiro, no auditório da Administração Central. No dia 21 de setembro, a professora e doutora Agnes Arruda participa da 6ª edição do Bate-papo #FiqueBem, que discutirá a “Gordofobia e a saúde mental”. A instituição também planeja lançar, em breve, um guia para auxiliar gestores e professores no acolhimento de pessoas que estejam enfrentando problemas de saúde mental.

A campanha Setembro Amarelo chega em seu oitavo ano combatendo o estigma e lutando pela prevenção do suicídio em todo o país. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Durante todo o mês, as Etecs e Fatecs se engajam à campanha com uma extensa programação que tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre o tema.

Atividades

Na Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, alunos, professores e funcionários serão convidados a participar de rodas de conversa com a presença de profissionais da área de saúde da Faculdade Anhembi Morumbi. Com os temas "Saúde Mental na Adolescência" e "Ansiedade e Sofrimento Mental", os bate-papos serão realizados nos dias 14 e 21 de setembro.

Além do papel de conscientizar os alunos, as ações contam com a participação ativa dos estudantes do curso Técnico de Enfermagem da unidade. Os temas das oficinas ministradas pelos profissionais da Faculdade Anhembi Morumbi são resultado de uma pesquisa realizada na Etec pelos alunos no primeiro semestre de 2022, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Em outra iniciativa, os estudantes do quarto modulo do curso Técnico de Enfermagem estão organizando uma oficina para customização de camisetas em prol do Setembro Amarelo. A atividade, marcada para 22 de setembro, tem o objetivo de estimular o reaproveitamento de materiais como retalhos, camisetas, linhas, botões, tintas, entre outros. As camisetas customizadas serão doadas para pacientes de serviços de saúde mental da região.

Segundo o coordenador pedagógico da unidade, Jorge Alberto Françóia, as atividades desempenhadas pela Etec de Piracicaba para o Setembro Amarelo têm um papel importante ao longo do ano. “Trabalhar as competências socioemocionais nunca foi tão importante e urgente. As atividades de promoção e prevenção ao suicídio têm o potencial de contribuir para a redução da evasão escolar, combate ao bullying, além de ampliar as ações de vigilância em saúde e sensibilizar o reconhecimento do sofrimento mental.”

Modificado de (Fonte): ABC do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário