Pular para o conteúdo principal

Aula de introdução a Medicina Integrativa na pós do IPQ-HCFMUSP

A aula de introdução a Medicina Integrativa / Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental é um dos módulos do curso de pós-graduação "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e acontece nas dependências da Escola de Educação Permanente do complexo HCFMUSP.

O Prof Armando Ribeiro é um dos especialistas convidados para compor o corpo docente do curso de pós-graduação do Programa de Ansiedade do IPQ-HCFMUSP. O prof Armando Ribeiro é o responsável pela disciplina (Medicina Comportamental) desde as primeiras turmas de formação e aprimoramento do Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), trazendo sua experiência de diversos centros de excelência no treinamento e pesquisa em Medicina Comportamental / Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, tais como: Unidade de Medicina Comportamental do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Benson-Henry Institute for Mind Body Medicine do Massachusetts General Hospital da Harvard Medical School University of Arizona Center for Integrative Medicine, Medicina Integrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, entre outros.

A Medicina Integrativa pode ser compreendida como: “Medicina Integrativa é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela é focada na pessoa em seu todo, informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e cura (health and healing)” (Lima, 2015).  As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são definidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) como: "Práticas Integrativas e Complementares envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, atuando de forma multiprofissional, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado." (PNPIC, 2006).

O Prof. Armando Ribeiro é psicólogo, especialista da primeira turma em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, capacitação em Gestão das Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde - MS / Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC no SUS e "Integrative Mental Health" pelo Arizona Center for Integrative Medicine da The University of Arizona (EUA). Criador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Durante o módulo de introdução a Medicina Integrativa / Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental são utilizados sofisticados equipamentos de biofeedback / neurofeedback / neuroterapia para demonstrar a estreita relação entre os processos mentais / estratégias cognitivas e comportamentais e as reações psicofisiológicas correspondentes. Treinar profissionais da saúde nas técnicas mente-corpo é um dos objetivos deste módulo da pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Meditação, Reiki e Musicoterapia passam a ser oferecidos pelo SUS

Os serviços de saúde locais podem oferecer a partir deste mês de janeiro mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares à população, com recursos federais. O Ministério da Saúde passa a repassar recursos federais para o custeio desses procedimentos, mas cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos novos procedimentos. Saúde inclui novos procedimentos no rol de práticas integrativas Entre os procedimentos incluídos estão arteterapia, meditação e musicoterapia.As práticas integrativas e complementares valorizam o conhecimento tradicional e terapias alternativas. Os serviços de saúde locais poderão oferecer mais tratamentos classificados como práticas integrativas e complementares (PICs) utilizando recursos federais. Foram incluídos, nesta semana, novos procedimentos na lista de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São sete novos tratamentos: sessão ...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...

Os benefícios de dar e receber um abraço de 6 segundos...  Aumenta a empatia, gera paz, aumenta a generosidade e outras condutas positivas da vida social, relaxamento, melhora o sistema imunológico, eleva a autoestima, aumenta o altruísmo, gera ocitocina, melhora a pressão arterial!  Precisa de mais motivos para dar aquele abraço nas pessoas queridas? Pratique a "abraçoterapia"!