Pular para o conteúdo principal

A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos. Livro

A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos.
Como somos enganados e o que podemos fazer a respeito.
Marcia Angell

Há muito a indústria farmacêutica vem sendo acusada de se afastar de sua missão original de descobrir e fabricar medicamentos úteis para, em vez disso, transformar-se em gigantescas máquinas de marketing. Em A VERDADE SOBRE OS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS, a Dra. Marcia Angell — ex-editora chefe do New England Journal of Medicine e atualmente integrante do Departamento de Medicina Social da Harvard Medical School — demonstra como a indústria farmacêutica, corrompida por lucros fáceis e pela ganância, engana e explora seus consumidores. E defende uma mudança essencial, já muito atrasada.
Conciso e contundente, o livro aponta os sete pecados do ramo farmacêutico, entre eles uma das práticas mais perversas dessa indústria: os preços são muito mais altos exatamente para quem mais precisa. Em 2001, um em cada quatro idosos norte-americanos relatou ter saltado doses ou deixado de adquirir medicamentos prescritos por causa de dinheiro. Enquanto os lucros sobem vertiginosamente, os laboratórios têm a desfaçatez de usar sua fortuna e poder para impor o que é do seu interesse ao Congresso, a centros médicos acadêmicos e ao FDA, órgão americano responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos.
A autora mostra que a prática extorsiva dos laboratórios baseia-se num princípio infundado: o gasto com pesquisas. O setor de Pesquisa e Desenvolvimento consome uma parte relativamente pequena dos orçamentos das grandes empresas do setor. Ínfimo se comparado com despesas de marketing e administração. “A indústria farmacêutica não é particularmente inovadora. A grande maioria de medicamentos novos não o é. São apenas variações de drogas já à venda no mercado com o intuito de conquistar uma fatia de consumo lucrativa e estabelecida”, revela a autora.
A VERDADE SOBRE OS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS é uma denúncia candente de uma indústria que escapou a todo controle.

Angell, M. A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos. Rio de Janeiro: Record, 2007. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...