Pular para o conteúdo principal

Medicina Comportamental no IPQ-HCFMUSP



Medicina Comportamental será o tema da minha aula no curso de pós-graduação (lato-sensu) em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A Medicina Comportamental é um campo de estudo que integra as pesquisas atuais do campo biomédico (ex. medicamentos, cirurgia e etc.) com práticas que estimulam os recursos naturais de cura. A terapia cognitivo-comportamental, práticas meditativas (mindfulness), hipnose, biofeedback / neurofeedback, técnicas de relaxamento, visualização / imaginação guiada e etc. são discutidas como estratégias complementares para o tratamento das principais condições médicas que afetam a população. 




Alunos do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (2013) do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O Prof. Armando Ribeiro ministrou o módulo sobre Medicina Comportamental, abordando estratégias para modificação do estilo de vida e autocuidado, descrevendo algumas técnicas para gestão do estresse e da dor crônica, além da demonstração do biofeedback e etc.


Bibliografia:

Neves Neto AR. Medicina Comportamental. In: Brandão MZS. e cols. (orgs.). Sobre Comportamento e Cognição: Estendendo a Psicologia Comportamental e Cognitiva aos Contextos da Saúde, das Organizações, das Relações Pais e Filhos e das Escolas. Vol. 14, capítulo 21, pp. 179-189, Santo André: Esetec, 2004. 

Bloise P. Saúde Integral. A medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade. São Paulo: Senac, 2011.

Lima PT. Medicina Integrativa. A cura pelo equilíbrio. São Paulo: MG Editores, 2009.

Roemer L, Orsillo SM. A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...