Pular para o conteúdo principal

Cozinhar em casa pode ser uma terapia - Programa Via Saúde / Via Varejo

cozinhar



Combinar ingredientes diferentes, criar receitas novas e montar pratos bonitos pode ser um jeito bom de manter a mente longe dos problemas e usufruir de uma sensação gostosa de bem-estar. 

Não tem nada mais prático do que ir até o supermercado mais próximo, comprar um prato pronto e esquentá-lo no micro-ondas por alguns minutinhos, antes de servir. Porém, o ideal é que essa saída seja usada só depois de um dia muito cansativo, quando é realmente necessário improvisar. Isso porque, na rotina, a comida caseira substitui a industrializada com muitas vantagens. Para o corpo e para a mente. “A maior parte dos produtos prontos têm conservantes e um alto teor de gorduras e sal. Além disso, eles possuem menos fibras e nutrientes que um alimento feito na hora”, explica a nutricionista Josi Cardoso do Nascimento, da Viavarejo. Isso sem contar que, em casa, a gente tem controle do processo todo: sabe se os ingredientes estão realmente fresquinhos, se foram lavados, como foram preparados e daí em diante, até o momento de servir.
Como se não bastasse, colocar a mão na massa pode ajudar a aliviar as tensões do dia a dia. “Muitas vezes, ficamos estressados de tanto remoer as nossas preocupações. E quando cozinhamos, se voltarmos totalmente a nossa atenção para aquele momento, estaremos fazendo algo muito parecido com a meditação, só que num contexto mais informal”, afirma o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Só que tem uma coisa: para dar certo, não vale cozinhar por obrigação ou apenas para matar a fome. “É preciso descobrir ou redescobrir o prazer de cozinhar, tem que saborear não só o prato pronto, mas todo o processo que vem antes, a preparação”, completa o psicólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...