Pular para o conteúdo principal

Estresse será tema da SIPAT 2011 - Insper



SIPAT 2011

A SIPAT 2011 acontece em parceria com o Programa Pulsação e abordará diferentes assuntos relacionados à saúde social. Programe-se para participar dessa semana que abordará temas que estão presentes em nossa vida diariamente:

Como ficar livre do stress ruim? (Parte 1)
Armando Ribeiro das Neves Neto
12/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Técnicas para falar em público
Vivien Chivalski
13/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Ansiedade: quais recursos utilizo para manter o controle?
Patricia Florenzano
Veitchia Scarpellini
Patricia Figueiredo
14/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Day Spa
Onodera
15/09/2011
8h às 20h
Foyer (térreo)

Como ficar livre do stress ruim? (Parte 2)
Armando Ribeiro das Neves Neto
16/09/2011
14h às 15h
Sala Mario Haberfeld (2o. andar)

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!
Equipe CIPA

FOTOS DA PALESTRA

Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, abriu o evento com a palestra sobre "Como ficar livre do stress ruim?" na SIPAT 2011 do Insper.

A palestra foi promovida pelo programa PULSAÇÃO - Saúde Social e também pela Equipe da CIPA do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.



O Prof. Armando Ribeiro é coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo.


O estresse ocupacional é um dos fatores de risco associado ao infarto. Segundo alguns estudos, o infarto é mais comum às segundas-feiras no período da manhã.


 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

No segundo encontro da palestra "Como lidar com o stress ruim?" os colaboradores do Insper aprenderam sobre algumas técnicas básicas para a redução do estresse, baseadas na utilização de modernos equipamentos de biofeedback capazes de monitorar as alterações fisiológicas decorrentes de emoções negativas e pensamentos automáticos estressantes.


Os participantes da atividade observaram as alterações do organismo frente ao estresse e também visualizaram de forma lúdica, através do biofeedback, o efeito de técnicas de terapia cognitivo-comportamental, respiração diafragmática e mindfulness.


No segundo encontro, além de dinâmicas e treinamentos focais para a gestão do estresse, foram apresentados dados estatísticos sobre o perfil do estresse ocupacional dos participantes da atividade, com sugestões práticas para os gestores e colaboradores da instituição. 


O estresse ocupacional é uma questão presente em todas as organizações, conscientizar os colaboradores e treinar os gestores é uma das ações para criar um ambiente livre do estresse negativo. Não podemos fugir das consequências do estresse, mas ao enfrentá-lo nos tornamos livres das emoções opressoras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...