quinta-feira, setembro 08, 2011

Estresse será tema da SIPAT 2011 - Insper



SIPAT 2011

A SIPAT 2011 acontece em parceria com o Programa Pulsação e abordará diferentes assuntos relacionados à saúde social. Programe-se para participar dessa semana que abordará temas que estão presentes em nossa vida diariamente:

Como ficar livre do stress ruim? (Parte 1)
Armando Ribeiro das Neves Neto
12/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Técnicas para falar em público
Vivien Chivalski
13/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Ansiedade: quais recursos utilizo para manter o controle?
Patricia Florenzano
Veitchia Scarpellini
Patricia Figueiredo
14/09/2011
14h às 15h
Sala Amador Aguiar (1o. andar)

Day Spa
Onodera
15/09/2011
8h às 20h
Foyer (térreo)

Como ficar livre do stress ruim? (Parte 2)
Armando Ribeiro das Neves Neto
16/09/2011
14h às 15h
Sala Mario Haberfeld (2o. andar)

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!
Equipe CIPA

FOTOS DA PALESTRA

Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, abriu o evento com a palestra sobre "Como ficar livre do stress ruim?" na SIPAT 2011 do Insper.

A palestra foi promovida pelo programa PULSAÇÃO - Saúde Social e também pela Equipe da CIPA do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.



O Prof. Armando Ribeiro é coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo.


O estresse ocupacional é um dos fatores de risco associado ao infarto. Segundo alguns estudos, o infarto é mais comum às segundas-feiras no período da manhã.


 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

 Participantes da SIPAT 2011 do Insper.

No segundo encontro da palestra "Como lidar com o stress ruim?" os colaboradores do Insper aprenderam sobre algumas técnicas básicas para a redução do estresse, baseadas na utilização de modernos equipamentos de biofeedback capazes de monitorar as alterações fisiológicas decorrentes de emoções negativas e pensamentos automáticos estressantes.


Os participantes da atividade observaram as alterações do organismo frente ao estresse e também visualizaram de forma lúdica, através do biofeedback, o efeito de técnicas de terapia cognitivo-comportamental, respiração diafragmática e mindfulness.


No segundo encontro, além de dinâmicas e treinamentos focais para a gestão do estresse, foram apresentados dados estatísticos sobre o perfil do estresse ocupacional dos participantes da atividade, com sugestões práticas para os gestores e colaboradores da instituição. 


O estresse ocupacional é uma questão presente em todas as organizações, conscientizar os colaboradores e treinar os gestores é uma das ações para criar um ambiente livre do estresse negativo. Não podemos fugir das consequências do estresse, mas ao enfrentá-lo nos tornamos livres das emoções opressoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário