Pular para o conteúdo principal

Laços Fortes - Jornal Diário da Região

Contribuição para a matéria da jornalista Francine Moreno sobre o dia do voluntariado no jornal Diário da Região de São José do Rio Preto.

A ciência demonstra que se engajar em trabalho voluntário produz uma série de benefícios tangíveis para quem pratica. O psicólogo Armando Ribeiro, professor de psicologia e especialista em terapia cognitivo-comportamental, afirma que pesquisas na área da neurociência afetiva mostram que atos de altruismo ativam circuitos de recompensa no cérebro, liberando neurotransmissores como a dopamina (associada à motivação e prazer) e a oxitocina (ligada ao vínculo e ao amor). “Esse fenômeno é muitas vezes chamado de ‘helper’s high’ (a ‘onda do bem’ ou ‘êxtase do ajudante), uma sensação fi-sica de calor e euforia seguida por um período mais longo de calma e bem-estar.” Há ainda uma redução do estresse e da solidão. “Ao focar nas necessidades de outro, sai-mos temporariamente de nossos próprios ciclos de pensamento ansiosos e ruminativos. Além disso, o contato social genuíno que o voluntariado proporciona é um antídoto poderoso contra a solidão”, explica Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências aplicadas à Administração

  Neurociências aplicadas à Administração Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper , em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual.  “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker) O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em c...

Educação para a vida

Armando Ribeiro é psicólogo, coach e palestrante sobre Gestão do Estresse, Bem-Estar e Qualidade de Vida. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "João amava Teresa que amava Raimundo/ que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/ que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." Sábio poeta Carlos Drummond de Andrade em retratar a confusão dos nossos dias. O mundo anda cada vez mais desfocado! Nossos filhos são desde muito cedo expostos à mais alta tecnologia da dispersão mental. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) e publicado na prestigiada revista Science demonstrou que a mente esta dispersa em 46,9% do tempo. Você pode até achar que está lendo este texto, mas é provável que sua mente já tenha se dispersado i...

Pressão Positiva

Pressão Positiva.  Saber lidar com os erros, fazer pequenos intervalos e até evitar o café podem ajudar a escapar do estresse ruim.