segunda-feira, maio 23, 2022

1º Simpósio do Instituto Primordial: Construindo Comportamento


1º Simpósio do Instituto Primordial: Construindo Comportamento

27 de agosto de 2022
das 08h00 às 17h30
Livraria Cultura: Teatro Eva Herz - Avenida Paulista, 2073 - São Paulo - SP
Mais informações e inscrições no link

quinta-feira, maio 19, 2022

Palco Fronteiras do Pensamento - Tecnologia e Inovação (2022)


 Palco Fronteiras do Pensamento - Tecnologia e Inovação

Hospitalar 2022


Não é feitiçaria… é tecnologia!  Visitando a feira #hospitalar2022 e experimentando as últimas tecnologias do setor médico-hospitalar como a realidade virtual, realidade aumentada e mista, drone, robôs hospitalares, neuromodulação não-invasiva (TMS / TDCS), EEG, entre outros…

Robôs hospitalares


Drone para entrega de medicações em lugares distantes


Tecnologia óptica de alta resolução para neurocirurgia


Realidade virtual para o ensino de anatomia

Scanner de luz infravermelha para localização de veias e artérias

Equipamento para neuromodulação não-invasiva (TMS / EMT)

Equipamento de realidade mista para cirurgias do SNC

sexta-feira, maio 13, 2022

Bett Brasil 2022

Prof Armando Ribeiro em visita a feira de educação Bett Brasil 2022

A Bett Brasil reúne anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, 30 startups de EdTech e mais de 30.000 participantes da comunidade educacional. Educadores, alunos e inovadores vêm à Bett Brasil em busca de inspiração, discutir o futuro da educação e descobrir produtos e soluções para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem. 10-13 Maio 2022. Transamerica Expo Center, Sao Paulo, Brasil.

O Escape 60´ Edu é uma plataforma inovadora de gamificação de conteúdo pedagógico que utiliza enigmas e desafios multidisciplinares.

Prof Armando Ribeiro participou de uma experiência do programa aprendizagem criativa da Faber-Castell Edux. O programa de aprendizagem criativa consiste em um programa curricular, transdisciplinar, ancorado na BNCC e organizado a partir de uma metodologia exclusiva que combina teorias acadêmicas robustas â práticas pedagógicas possíveis dentro das escolas. Tem como objetivo principal desenvolver o pensamento criativo e as habilidades que permeiam esse processo em crianças e jovens.

O resultado da vivência no programa de aprendizagem criativa no stand da Faber-Castell Edux, durante a Bett Brasil 2022. "4 Ps da Aprendizagem Criativa: projetos, paixão, pares e pensar brincando".


Prof Armando Ribeiro participou de algumas palestras, entre elas, sobre as certificações do Google for Education.

Criando um futuro melhor através da transformação da educação a Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente, mais de 270 empresas nacionais e internacionais, mais de 20 startups do setor e cerca de 30.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

Grandes empresas de tecnologia e educação apresentam produtos e serviços para o dia a dia dos professores, gestão escolar e comunidade acadêmica. 

Rodas de conversa, palestras e grandes conferências abordam temas atuais sobre educação.

Dr Augusto Cury na Bett Brasil 2022.

Atividades promovidas pela Microsoft Educação enfatizam produtos e soluções tecnológicas para os desafios da educação. Há 30 anos a Microsoft atua no Brasil com o compromisso de aumentar a competitividade do país e realizar sua missão de empoderar cada pessoa e organização a conquistar mais utilizando a tecnologia como ferramenta.

Pegada sustentável...

Professor Rossandro Klinjey na Bett Brasil 2022

Amyr Klink na Bett Brasil 2022 aborda o tema "Inovação"

Programa MakerLab (Mundo Maker) é um programa que promove a Educação Integral em três dimensões: o indivíduo em relação a ele mesmo, o indivíduo em relação à sociedade e o indivíduo em relação ao mundo.

quinta-feira, maio 12, 2022

1º Simpósio Instituto Primordial - Construindo Comportamento

Dr. Armando Ribeiro estará conosco no 1º Simpósio do Instituto Primordial: Construindo Comportamento e falará sobre o autocuidado como princípio ativo das relações humanas no consultório pediátrico.

🗓️ 27 de agosto de 2022
🕖 das 08h00 às 17h30
📍Livraria Cultura: Teatro Eva Herz - Avenida Paulista, 2073 - São Paulo - SP
🚨 Mais informações e inscrições no link

sexta-feira, maio 06, 2022

Laboratório de Inovação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


Laboratório de Inovação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


Conheça as seis práticas participantes do Laboratório de Inovação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, desenvolvido pela OPAS e Ministério da Saúde.

Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde


Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal participa do Laboratório de Inovação com a experiência da Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde, que celebra sete anos da implementação da PICS nos serviços de saúde da capital federal. Acupuntura, auriculoterapia, arteterapia, automassagem, ayurveda, fitoterapia, yoga, homeopatia, meditação, shantala, reiki, são algumas das práticas ofertadas pelas equipes de saúde no Distrito Federal, desde a atenção básica e até a média e alta complexidade da atenção. Por meio da Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde do DF, desde 2013, a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde da SES/DF pode planejar e monitorar a expansão das PICS no sistema sanitário. O professor Cristian Cruz, assistente social e gerente de Práticas Integrativas em Saúde da Secretaria de Saúde, explicou sobre o desafio para a construção política e propagação dentro do SUS/DF. “Nós acolhemos 29 modalidades de PICS, de acordo com a política nacional de práticas integrativas, e adotamos a política distrital para lógica de gestão, monitoramento, promoção de política pública efetiva com a responsabilidade para a SES DF de assumir o compromisso com a estruturação e continuidade dos serviços, seja do ponto de vista de espaço, de ambiência, de garantia de insumos, de financiamento de modo geral e, obviamente, chegando no centro do que é o mais importante que são as pessoas, tanto as que fazem quanto as que recebem os serviços de práticas”, ressalta Cruz. O PIS (Política Integrativas em Saúde) oferece ainda atividades de educação permanente por meio de cursos de capacitação e atualização para instrutores, e palestras para os profissionais de saúde envolvidos. Cleber Medeiros, da equipe do Ministério da Saúde, ressaltou a importância de institucionalizar as PICS como política.

Implementação da Terapia de Florais na Estratégia de Saúde da Família/SUS em Mato Grosso do Sul


Implementação da Terapia de Florais na Estratégia de Saúde da Família/SUS 
em Mato Grosso do Sul

A implementação da Terapia de Florais na Estratégia de Saúde da Família/SUS em Mato Grosso do Sul participa do Laboratório de Inovação para mostrar os benefícios dos florais para a melhoria da saúde.

Farmácia Viva: a experiência da Farmácia da Natureza com a Fitoterapia e o SUS


Farmácia Viva: a experiência da Farmácia da Natureza com a Fitoterapia e o SUS

Farmácia da Natureza (Farmácia Viva), realizada na cidade de Jardinópolis (SP), capacita profissionais de saúde visando estimular o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia no SUS.

Terapia Comunitária Integrativa e o Projeto 4 Varas: comunidade que cuida


Terapia Comunitária Integrativa e o Projeto 4 Varas: comunidade que cuida

O projeto 4 Varas une conhecimento científico com o popular em Fortaleza para cuidar da saúde dos usuários do SUS. Desenvolvido pelo grupo Terapia Comunitária Integrativa (TCI) do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a experiência resgata o protagonismo da comunidade ao trabalhar a autoestima do indivíduo e a solução dos problemas da comunidade de forma coletiva. O médico, filósofo, teólogo e professor, Adalberto de Paula Barreto, explica que a TCI utiliza várias práticas integrativas para fortalecer a comunidade. “A partir da situação problema exposta, o grupo vai apontando a estratégia de cooperação para solucionar o problema da comunidade. Como exemplo, trabalhamos com os curandeiros que estavam estigmatizados e adoecidos. Com o apoio do projeto tiveram suas competências reconhecidas e hoje participam da saúde comunitária”, conta o professor. “O maior entrave ao desenvolvimento comunitário é o indivíduo não acreditar nele, nem nos outros. Buscamos revelar o potencial daquele que sofre, nutrir a autonomia e desconstruir a atitude de desconfiança. Diante dos desafios da realidade da saúde se faz necessário ousar e utilizar os recursos respeitando as diferenças e integrando os saberes”, defende Barreto.

Programa de Práticas Integrativas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo/SP


Programa de Práticas Integrativas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo/SP

O programa de Práticas Integrativas no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo/SP trabalha com várias atividades integrativas como terapia essencial, cristaloterapia, florais de Bach, hipnoterapia, constelação integrativa, meditação, massoterapia, escuta amiga, terapia vibracional, entre outros. O projeto possui uma programação anual de práticas integrativas e complementares disponível no site da Prefeitura Municipal de São Paulo, aberta a todos, e o acesso aos serviços são por agendamento via WhatsApp. Aberto para comunidade, o hospital oferece mais de 30 terapias diferentes e já atendeu mais de 150 mil pessoas no decorrer de sua história. “Tudo o que afeta a nossa energia adoece o corpo. Nós trabalhamos com os voluntários que atendem por agendamento. O nosso maior objetivo é mudar a consciência das pessoas, de percepção de realidade, atender e acolher de forma empática, além de oferecer suporte, tendo como foco o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.” explicou a Dra. Joseli Suzin, médica e coordenadora do Programa de Práticas Integrativas e Complementares do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM). “Entendemos que as transformações individuais são a chave não só para a própria felicidade, mas também, para uma mudança na esfera global”, a professora Suzin ressalta também para a importância da compreensão dos fatores do adoecimento. “Percebemos que há um embasamento em todas as práticas, uma racionalidade médica para que elas aconteçam”, pontua Suzin.

Experiência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina – USPPICS IPQ USP


Experiência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina – USPPICS IPQ USP

O Centro de Reabilitação e Hospital Dia (CRHD), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, oferece um cuidado interdisciplinar em Saúde Mental no tratamento de pacientes encaminhados pelo complexo hospitalar. A equipe é composta por vários profissionais de saúde, especialmente, por trabalhadores voluntários que doam tempo e conhecimento para o cuidado integrado dos pacientes. O complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado em 1944, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP. O Centro de Reabilitação e Hospital Dia (CRHD) tem como objetivo promover a reabilitação do indivíduo com transtorno mental grave, evitar ou reduzir o tempo de internação dos pacientes e facilitar a reinserção familiar e comunitária. De 2008 a 2019, foram contabilizados aproximadamente 6.300 atendimentos, e de acordo com pesquisa realizada recentemente, a valorização da autoestima e o resgate de laços sociais foram os pontos que sobressaíram na resposta dada pelos pacientes. “Nossos pacientes são motivados a interagir com a equipe, com os familiares e a buscar a reinserção na comunidade. Tivemos casos que o paciente voltou para a equipe mas para atuar como terapeuta”, explica o professor Osvaldo Takeda, graduado em Educação Física, mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos (CRHD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. As atividades das PICS no CRHD ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com uma média de internação variando entre três a doze meses, com limite de até 35 pacientes/dia.

quinta-feira, maio 05, 2022

Dia Mundial da Higiene das Mãos #HandHygiene

Lavar as mãos é uma forma simples mas eficaz de prevenir a propagação da #COVID19 e de muitas outras doenças.

No entanto, quase 3 bilhões de pessoas não têm água e sabão em casa. Neste Dia Mundial da Higiene das Mãos, ajude a espalhar a palavra de que mãos limpas salvam vidas!

Saiba mais da Organização Mundial da Saúde (OMS) World Health Organization (WHO) sobre como você pode ajudar a mobilizar ações para o acesso à higiene das mãos para todos: https://www.who.int/.../world.../2022/how-to-get-involved

Dia Mundial da Higiene das Mãos #HandHygiene


A lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de doenças e salvar vidas. Saiba mais no site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dia Mundial da Higiene das Mãos (05/05). Segundo salvam vida - lave as suas - mãos! #HandHygiene