terça-feira, dezembro 28, 2021

Que a força do café esteja com vocês! ☕️

Remédios para um excelente final de ano… Farmácia Interior.

Terapia não é só para tratar suas feridas. É também pra você não machucar os outros… 🦋

Unboxing - Equipamentos BrainLink (Macrotellect)


Agradecendo os equipamentos recebidos da Macrotellect Ltd. (empresa líder mundial no desenvolvimento de sofisticados equipamentos de treinamento cerebral) pela visão estratégica de investir no acesso a equipamentos de alta tecnologia para profissionais da América Latina e pela inovação tecnológica no campo do cérebro e comportamento humano. 

A Macrotellect Ltd. enviou alguns dos mais recentes lançamentos em sua linha de produção, incluindo:  BrainLink Pro, BrainLink Dual, BrainLink Tune, Spider Robot, Ideomeka, Yoga Headband, entre outros.

Sobre a Macrotellect Ltd.

A equipe da Macrotellect é pioneira na área Brain Computer Interface (BCI) e seus especialistas se concentram no desenvolvimento de produtos e serviços que desbloqueiam o potencial do cérebro e ajudam os seus usuários a atingir o pico da aptidão mental. Eles sempre foram fascinados com as habilidades desconhecidas dos cérebro humano. Agora, aproveitando as descobertas na área da tecnologia médica e do estilo de vida, as atividades desconhecidas do cérebro são mensuráveis, quantificáveis ​​e podem até ser treinadas para melhor desempenho. A Macrotellect está na vanguarda dessa tendência de mudança de vida, liderando a maneira como a primeira empresa da China a industrializar a BCI.

Macrotellect’s team of pioneering Brain Computer Interface (BCI) experts focus on developing products and services that unlock the brain’s potential and help you achieve peak mental fitness. We have always been fascinated with the unknown abilities of the human brain. Now, through harnessing this breakthrough medical lifestyle technology, the unknown activity of the brain is measurable, quantifiable and can even be trained to improve. Macrotellect is at the forefront of this life-changing trend, leading the way as China’s first ever company to industrialize BCI.

Medicina Comportamental é tema da pós-graduação "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" (FMUSP)


Há mais de 20 anos ministrando o módulo de Medicina Comportamental na pós-graduação (lato sensu) de “Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental” pela Escola de Educação Permanente (EEP) do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

É um campo de conhecimento multidisciplinar que “focaliza a interação entre o cérebro, mente, corpo e comportamento e as poderosas formas nas quais os fatores emocional, social, espiritual pode afetar diretamente a saúde ( NCCAM Publication No D239, agosto de 2005).

segunda-feira, dezembro 13, 2021

Diferenças globais de gênero na depressão e ansiedade durante a pandemia.


Diferenças globais de gênero na depressão e ansiedade durante a pandemia.

Global prevalence and burden of depressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic.

Fonte: Lancet 

segunda-feira, novembro 08, 2021

“Construindo resiliência - O manejo do estresse começa no próprio médico” - COMU 2021

 


Honrado pelo terceiro ano consecutivo em ser um dos especialistas convidados para abordar o tema “Construindo resiliência - O manejo do estresse começa no próprio médico” no curso de Medicina do Estilo de Vida coordenado pela psiquiatra dra Ana Paula Carvalho e com participação especial da nutricionista Roberta Carbonari e do educador físico e pesquisador Lucas Neves no XL Congresso Médico Universitário (COMU 2021) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


Curso de Medicina do Estilo de Vida (COMU 2021)

Missão cumprida! Falar sobre o pilar “gestão do estresse e da resiliência” para os acadêmicos de medicina do XL COMU 2021 da FMUSP no “Curso de Medicina do Estilo de Vida” é sempre uma experiência engrandecedora. Gratidão aos organizadores do evento, a incansável coordenadora dra Ana Paula Carvalho e aos super profissionais Prof Dr Lucas Neves, dra Roberta Carbonari e dr Daniel Martinez pela dedicação ao movimento da MEV em nossas escolas médicas.

quinta-feira, novembro 04, 2021

Repercussões da morte do Dr Aaron Beck na imprensa internacional

Breaking News:  Dr. Aaron T. Beck, the developer of cognitive therapy, has died at 100. His insights transformed the treatment of depression and anxiety. (The New York Times)

Aaron Beck, psychiatrist whose development of cognitive behavioural therapy transformed millions of lives around the world - obituary. (The Telegraph)


Aaron Beck, o pioneiro da terapia cognitivo-comportamental (TCC), morreu aos 100 anos em sua casa na Filadélfia, nos Estados Unidos. (CNN Brasil)

quarta-feira, novembro 03, 2021

Morre aos 100 anos Aaron T. Beck, pai da terapia cognitivo-comportamental

Morre aos 100 anos Aaron T. Beck, pai da terapia cognitivo-comportamental

Psiquiatra americano desenvolveu método terapêutico mais praticado no mundo

2.nov.2021 às 9h02

WASHINGTON | AFP

O psiquiatra americano Aaron T. Beck, considerado o pai da terapia cognitiva, uma abordagem desenvolvida na década de 1960 que revolucionou a psicoterapia, morreu nesta segunda-feira (1º) aos 100 anos.

O psiquiatra americano Aaron T. Beck, que desenvolveu a terapia cognitivo-comportamental - Divulgação

Beck faleceu em sua casa na Filadélfia, no nordeste dos Estados Unidos, segundo um comunicado de sua filha, Judith Beck, presidente do Instituto Beck, organização que formou milhares de profissionais que praticam a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

"Meu pai dedicou sua vida ao desenvolvimento e ao teste de tratamentos para melhorar as vidas de inúmeras pessoas em todo o mundo que enfrentam problemas de saúde", diz. "Realmente, transformou o campo da saúde mental".

Diferentemente da psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, que enfatiza o papel do inconsciente e incentiva pacientes a mergulhar em suas lembranças, a terapia cognitiva se concentra no presente.

Em seus primeiros anos como psiquiatra, Beck observou que seus pacientes expressavam frequentemente pensamentos negativos, como "sou incapaz de...", os quais chamou de "pensamentos automáticos".

A terapia cognitiva estimula os pacientes a mudar a forma como veem determinadas situações e identificar estes "pensamentos automáticos" para superá-los. Em seguida, os convida a testar essas crenças modificadas na vida cotidiana.

Essa abordagem é agora o método terapêutico mais praticado em todo o mundo, usado para tratar a depressão, a ansiedade, os transtornos alimentares, os transtornos de personalidade e outros problemas psiquiátricos.

Anteriormente, "a ideia era que se a gente se sentasse e dissesse 'ah, ah', de alguma forma os segredos viriam à luz", disse Beck ao New York Times no ano 2000. "E ficávamos exaustos só pela impotência disso".

"Acho que, em última instância, sou um pragmático", continuou na mesma entrevista. "E se não funciona, não o faço".

Beck nasceu em julho de 1921 em Providence, Rhode Island. Estudou na Universidade Brown e na Universidade Yale, e foi autor de cerca de 20 livros.

Com sua filha, Judith, ele fundou o Instituto Beck em 1994, que desde então capacitou em terapia cognitivo-comportamental mais de 25 mil profissionais de saúde mental em 130 países.

Segundo o instituto, mais de 2.000 estudos demonstraram a eficácia da TCC.

sexta-feira, outubro 22, 2021

Condições de Saúde Mental podem ser tratadas! Ação pela saúde mental: vamos investir. OPAS

Condições de Saúde Mental podem ser tratadas! 

Ação pela saúde mental: vamos investir. 

Organização Panamericana de Saúde (OPAS)

Quase 1 bilhão de pessoas têm um transtorno mental.

Ação pela saúde mental: vamos investir.


1 pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio.

Ação pela saúde mental: vamos investir.


Poucas pessoas ao redor do mundo têm acesso a uma atenção a saúde mental de qualidade.

Ação pela saúde mental: vamos investir.

Saúde Mental - #VamosConversar

Saúde Mental em dados (OMS)

  • 50% dos transtornos mentais em adolescentes em todo o mundo aparecem antes dos 14 anos.
  • A depressão ocupa o terceiro lugar entre as doenças / transtornos mais comuns na população mundial.
  • Os transtornos mentais são a causa mais frequente de incapacidade em adolescentes no mundo e afeta todos os aspectos de saúde e desenvolvimento (físico, mental e social).
  • O suicídio é a segunda causa de morte em jovens de 14 a 29 anos de idade.
  • 800.000 pessoas morrem por ano, mundialmente, por essa causa.

Saúde Mental é definida como um estado de bem-estar em que a pessoa:

  • Consegue enfrentar as dificuldades normais da vida.
  • Está ciente de suas próprias habilidades.
  • Consegue trabalhar de forma produtiva.
  • É capaz de contribuir para sua comunidade.


Dicas para manter uma boa Saúde Mental (OMS):

  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Aproveite passeios ao ar livre com sua família e amigos
  • Durma 8 horas por dia
  • Converse sobre seus sentimentos com alguém de confiança
  • Procure ajuda profissional se preciso

Atlas de Saúde Mental da OMS

Atlas da Saúde Mental 2020
Organização Mundial da Saúde (OMS)

 O mundo falhou em fornecer as pessoas os serviços de saúde mental de que precisam em um momento em que a pandemia de COVID-19 está destacando uma necessidade crescente de apoio a saúde mental.

A última edição do Atlas de Saúde Mental da OMS, que inclui dados de 171 países, fornece um indicação clara de que há uma falta de progresso em liderança, governança e financiamento para a saúde mental.

Apenas 1/6 das metas em saúde mental global foram alcançadas em 2020.


Apenas 2% do orçamento de saúde é destinado a saúde mental.

Apenas 40% das pessoas com depressão receberam cuidados em saúde.

Apenas 29% das pessoas com psicose receberam cuidados em saúde.

O número de profissionais da saúde mental é 40x maior em países desenvolvidos do que em países em desenvolvimento.

terça-feira, setembro 28, 2021

Prof Armando Ribeiro no 2º Congresso Virtual de Anestesiologia da SBA

Prof Armando Ribeiro ficou honrado pelo convite da comissão científica do 2º Congresso Virtual de Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em nome da Profa Dra Cláudia Cavaliere para ministrar o tema “Compromisso com o Autoconhecimento e o Autocuidado: Despertando o olhar para si, para o outro e todo” no maior evento científico da especialidade no país.



Ao utilizar as mais recentes fontes científicas sobre autocuidado e gestão do estresse / burnout entre profissionais da Anestesiologia, Prof Armando Ribeiro conduziu uma enquete com os participantes da atividade sobre "Quais são as habilidades não-técnicas para uma prática anestésica de alta performance?". Os fatores humanos (soft skills ou non-technical skills) são cada vez mais citados na literatura internacional como alguns dos fatores determinantes de um desfecho clínico positivo, além de impactarem positivamente a qualidade de segurança dos pacientes, são fontes de qualidade de vida e bem-estar aos profissionais da saúde. A "segurança psicológica", o autocuidado, "joy in work", "equity", entre outros, são exemplos de como se atingir o "Quadruple AIM Model" do IHI - Institute for Healthcare Improvement.


Mesa de encerramento do 2º Congresso Virtual de Anestesiologia da SBA.



 A palestra de encerramento do 2º Congresso Virtual de Anestesiologia da SBA contou com a ilustre participação do filósofo Prof Dr Luiz Felipe Pondé que trouxe significativas reflexões sobre autocuidado, felicidade e bem-estar.

Medicina Comportamental na pós-graduação em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do IPQ-HCFMUSP


Prof Armando Ribeiro é o especialista convidado para ministrar o módulo "Medicina Comportamental" no curso de pós-graduação (online) em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HCFMUSP). O curso é oferecido pela Escola de Educação Permanente do complexo HCFMUSP.

Os alunos debatem temas relacionados aos modelos de saúde-doença, além das estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental, biofeedback / neurofeedback, realidade virtual, práticas contemplativas (ex. mindfulness), hipnose clínica, técnicas de respiração, técnicas de relaxamento, entre outras práticas integrativas e complementares em saúde.

O objetivo principal deste módulo é introduzir a importância das práticas terapêuticas não-medicamentosas como recursos complementares aos tratamentos médicos convencionais, entre eles: depressão, ansiedade, pânico, tdah, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, insônia, hipertensão arterial, dor crônica, síndrome da fadiga crônica, cefaleia tensional, entre outros. 



Os alunos (psicólogos e psiquiatras) participam de debates e reflexões sobre os paradigmas da saúde - doença, bem como das estratégias baseadas em evidências (ex. Terapia Cognitivo-Comportamental e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS).

O Prof Armando Ribeiro utiliza diversas plataformas educacionais que potencializam a experiência dos alunos em uma atividade científica interativa e bastante dinâmica (ex. preleção dialogada, dinâmicas de grupo, gamificação, design thinking, enquetes, demonstração de equipamentos e técnicas, entre outros.).

quinta-feira, agosto 12, 2021

Compromisso com o autocuidado... #TBT

#TBT da minha palestra de abertura “Compromisso com o autocuidado” no evento especial da Aspen Pharma Brasil “Qual é o seu compromisso?”. O evento reuniu 8 das principais associações científicas brasileiras com foco na qualidade e segurança do paciente.

segunda-feira, agosto 02, 2021

segunda-feira, julho 26, 2021

Compromisso com o autocuidado: Despertando o olhar para si, para o outro e para o todo. Aspen Pharma


Será que o seu compromisso é apenas com seu paciente? Como profissional da saúde, seu compromisso vai além. Assista a palestra do psicólogo Armando Ribeiro “Compromisso com o autocuidado: Despertando o olhar para si, para o outro e para o todo” no evento “Qual é o seu compromisso?” realizado pela Aspen Pharma e com a participação das mais importantes organizações profissionais.

@sba.sociedade @saesp.anestesia @ibspsegurancadopaciente @fundacaofsp @ismpbrasil @sobeccnacional @sbrafh.oficial @amib_oficial

terça-feira, julho 20, 2021

segunda-feira, julho 19, 2021

Carta Convite para Palestrante no COMU 2021 FMUSP


Prof Armando Ribeiro sente-se honrado pelo convite em participar mais uma vez como um dos palestrantes no XL Congresso Médico Universitário (COMU 2021) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no curso de Medicina do Estilo de Vida com o tema "Construindo resiliência: o manejo do estresse começa no próprio médico"

O COMU é o maior e mais tradicional Congresso Médico Universitário da América Latina. Ele é organizado anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP que compõem o DCFMUSP. Nosso Congresso conta com professores altamente renomados e profissionais envolvidos em Pesquisa e Ensino, além de contar com a participação de estudantes da área da saúde de todo o país.

Compromissos simples podem garantir cuidados seguros. Qual é o seu compromisso? ASPEN PHARMA

Compromissos simples podem garantir cuidados seguros. 
Qual o seu compromisso?

Prof Armando Ribeiro é um dos especialistas convidados e tem a honra em apresentar o tema: 
“Compromisso com o autocuidado: Despertando o olhar para si, para o outro e para o todo”


3 brasileiros morrem por danos na assistência a saúde a cada 5 minutos. 
Qual o seu compromisso para mudar este cenário?
Dra Aline Chibana sobre o compromisso do anestesista na segurança anestésica.

O uso excessivo de sedativos pode levar a diversas complicações, como maior tempo em ventilação mecânica e maior incidência de delirium.
Qual o seu compromisso para minimizar estes problemas?
Dra Viviane Veiga, sobre o compromisso do intensivista com a sedação ideal.

No Brasil, morrem 800 pacientes por dia por falhas evitáveis.
Qual o seu compromisso para reduzir esse número?
Enf. Lucas Garcia, sobre o compromisso com a jornada segura do paciente.

Fatores humanos estão presentes em 80% dos erros de medicação.
Qual o seu compromisso para a mudança desse cenário?
Farmacêutica Daniella Appoloni, sobre o compromisso com o uso seguro de medicamentos.

Mas nosso compromisso vai além!
Inscreva-se no evento através do site:
www.qualoseucompromisso.com.br

Realização
Aspen Pharma

Participação
SBA - Sociedade Brasileira de Anestesiologia
SAESP - Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo
AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira
SBRATH - Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar
SOBECC - Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização
IBSP - Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente
ISMP Brasil - Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos