segunda-feira, novembro 05, 2018

Tecnologias para a promoção da saúde no 2º Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais de Saúde

Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser o especialista convidado para ministrar a oficina "Tecnologias para a promoção da sua saúde" no 2º Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais de Saúde, do Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), realizado no Centro de Convenções Rebouças.

Durante a oficina os participantes aprenderam sobre as mais recentes tecnologias aplicadas a promoção do bem-estar e da qualidade de vida, entre elas, destacam-se: biofeedback, neurofeedback, realidade aumentada, realidade virtual, hologramas, apps para smartphones e smartwatch, dispositivos wearables, entre outros.

O Prof Armando Ribeiro é um dos pioneiros na utilização de recursos tecnológicos aplicados a saúde mental, incluindo modificação de comportamento e treinamento de alta performance. Os dispositivos são oriundos dos estudos de psicofisiologia e neurociências cognitivas, com ampla aplicação em psicologia do esporte, psicoterapia / psicologia clínica, psicologia da saúde, medicina comportamental, entre outros.

Prof Armando Ribeiro trás a reflexão do historiador Yuval Noah Harari em seu mais recente livro "21 lições para o século 21" sobre o "desafio tecnológico": "As revoluções na biotecnologia e na tecnologia da informação nos darão controle sobre o mundo interior, e nos permitirão arquitetar e fabricar a vida. Vamos aprender a projetar cérebros, a estender a duração da vida e a eliminar pensamentos segundo nosso critério. E ninguém sabe quais serão as consequências disso. Humanos foram sempre muito melhores em inventar ferramentas do que em usá-las sabiamente." (p. 26).


Prof Armando Ribeiro com as feras do coaching Dra Floracy Ribeiro (Pulse Nurse Coaching) e Daniele Kallas (Coaching de Saúde e Bem-Estar) no 2º Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais de Saúde, do Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário