Pular para o conteúdo principal

Conhece os benefícios das amizades? Entenda por que faz bem ter amigos

Que os amigos são essenciais em nossa vida, você já deve saber. Mas eles também ajudam a dar aquele "up" na saúde...

“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”, já diria Milton Nascimento. Amigos são nossa segunda família, aqueles com quem podemos contar nos piores momentos, celebrar os melhores, rir, chorar...

Mas, além de tudo isso, eles também nos ajudam a ser mais saudáveis. Isso mesmo, cara leitora. Nossas amizades têm grande influência no nosso organismo, e nos ajudam a ter um psicológico mais saudável e um sistema imune mais forte. Palavras de especialistas.

Bombando o sistema imunológico

Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o ser humano é essencialmente social, e os relacionamentos afetivos positivos (olá, amizades) levam nosso cérebro a produzir uma série de neuro-hormônios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a nos defender dos hormônios do estresse excessivo, como o cortisol.

Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que pessoas com alguma doença grave (como câncer, por exemplo) têm quatro vezes menos chances de morrer do que as que não têm amigos. “Algumas pesquisas já demonstraram que apenas cinco minutos de exercícios que evocam pensamentos positivos podem fortalecer nosso sistema imunológico por até seis horas”, completa Armando.

Relaxando a mente

Pensou que apenas sua imunidade seria beneficiada com as amizades? Na-na-ni-na não! Nosso psicológico também se beneficia, e muito, da presença de nossos amigos queridos.

Leticia Merschmann Marques, psicóloga da Clínica Psicólogos Berrini (SP), afirma que as amizades nos ajudam a partilhar nossas dificuldades e conquistas da vida. E compartilhar isso também nos ajuda a nos ouvir mais – em se tratando de psique humana, o falar tem o poder de nos fazer elaborar melhor o que compartilhamos, além de nos fazer ouvir uma opinião de outra perspectiva.

As amizades são fundamentais para um crescimento saudável e fontes de proteção durante os momentos mais difíceis da vida. “Os pais, as escolas e os ambientes de trabalho precisam criar uma cultura pró-amizade. Amigos são um dos pilares para uma alta percepção da qualidade de vida e bem-estar”, diz Armando Ribeiro.

Para Ana Paula Gomes, neurologista do Hospital Santa Cruz (SP), a amizade proporciona um olhar mais positivo para a vida. Manter contato social aumenta a sensação de bem-estar e diminui o estresse e preocupações.

Não se isole

Os três especialistas afirmam que viver em isolamento é prejudicial à saúde, principalmente a mental. Se a pessoa vive só, pode se sentir excluída, e essa sensação acaba se exteriorizando em forma de tristeza, estresse, ansiedade, raiva, medo, negativismo, baixa autoestima e percepção de pouco apoio social. Com isso, ela pode desenvolver um transtorno depressivo.

Por isso, querida leitora, nada de ficar escondida na toca, a.k.a seu quarto – mesmo se estiver passando por um momento difícil. Chame seus amigos e vá conversar e se divertir com eles. Além do bem-estar que você vai sentir, sua saúde agradece.

Fonte: Tao Feminino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais chá?

"Você pode não se livrar dos seus medos, mas pode aprender a conviver com eles. Mais chá?"

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde

Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida. A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria...

“Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” - Centro Paula Souza ETECs e FATECs

Prof Armando Ribeiro sentiu uma enorme alegria em falar para os alunos, docentes e coordenadores do Centro Paula Souza   que representa mais de 300 instituições de ensino técnico ETECs e superior em tecnologia FATECs no estado de SP. A palestra “Desenvolvendo competências socioemocionais para os desafios do século XXI” teve como objetivo debater a importância da saúde emocional e das “soft skills” para uma educação integral e uma carreira com mais qualidade de vida e bem estar.  O  #setembroamarelo  marca a campanha em relação a valorização da vida e prevenção do suicídio. Alunos, docentes e equipes pedagógicas mais bem informadas e preparadas para conversar, escutar e ajudar com empatia e respeito! Grato CPS pelo convite e oportunidade em abordar tema tão relevante em nossos dias! Apresentar as mais recentes pesquisas sobre neurociência e saúde mental é fundamental para contribuir com a desmistificação do tema "saúde mental" e da Psicologia e Psiquiatria (psicof...