terça-feira, março 20, 2018

Meditação: em profundidade


O que sabemos sobre meditação?
Muitos estudos foram realizados para verificar como a meditação pode ser útil para uma variedade de condições, como pressão alta, certos distúrbios psicológicos e dor. Vários estudos também ajudaram os pesquisadores a aprender como a meditação pode funcionar e como isso afeta o cérebro.

O que sabemos sobre a eficácia da meditação?
Algumas pesquisas sugerem que praticar meditação pode reduzir a pressão arterial, sintomas da síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão e insônia. Evidências sobre sua eficácia para a dor e como tratamento para cessação do tabagismo são incertas.

O que sabemos sobre a segurança da meditação?
A meditação é geralmente considerada segura para pessoas saudáveis. No entanto, pessoas com limitações físicas podem não ser capazes de participar de certas práticas meditativas que envolvem o movimento.

O que é meditação?

A meditação é uma prática de mente e corpo que tem uma longa história de uso para aumentar a calma e o relaxamento físico, melhorando o equilíbrio psicológico, lidando com a doença e melhorando a saúde geral e o bem-estar. As práticas da mente e do corpo concentram-se nas interações entre o cérebro, a mente, o corpo e o comportamento.

Existem muitos tipos de meditação, mas a maioria tem quatro elementos em comum: um local tranquilo com o mínimo de distrações possível; uma postura específica e confortável (sentado, deitado, andando ou em outras posições); um foco de atenção (uma palavra ou conjunto de palavras especialmente escolhido, um objeto ou as sensações da respiração); e uma atitude aberta (deixar distrações ir e vir naturalmente sem julgá-las).
O que a ciência diz sobre a eficácia da meditação

Muitos estudos investigaram a meditação para diferentes condições, e há evidências de que ela pode reduzir a pressão arterial, bem como os sintomas da síndrome do intestino irritável e surtos em pessoas que tiveram colite ulcerativa. Pode aliviar os sintomas de ansiedade e depressão e pode ajudar as pessoas com insônia.

Meditação e o Cérebro
Algumas pesquisas sugerem que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo e poderia ajudar a melhorar muitos problemas de saúde e promover comportamentos saudáveis.

O que a ciência diz sobre segurança e efeitos colaterais da meditação
A meditação é geralmente considerada segura para pessoas saudáveis. Pessoas com limitações físicas podem não ser capazes de participar de certas práticas meditativas envolvendo movimento. Pessoas com condições de saúde física devem falar com seus provedores de saúde antes de iniciar uma prática meditativa, e tornar o seu instrutor de meditação consciente de sua condição.

Há relatos raros de que a meditação pode causar ou piorar sintomas em pessoas com certos problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Pessoas com condições de saúde mental existentes devem falar com seus provedores de cuidados de saúde antes de iniciar uma prática meditativa, e tornar o seu instrutor de meditação consciente de sua condição.

Os estudos apoiados pelo NCCIH estão investigando a meditação para:

Adolescentes com dor crónica e generalizada, como a fibromialgia
Redução do estresse para pessoas com esclerose múltipla
Transtorno de estresse pós-traumático, dores de cabeça, redução da pressão arterial.
Mais a considerar
Não use meditação para substituir os cuidados convencionais ou como um motivo para adiar a consulta de um médico sobre um problema médico.
Pergunte sobre o treinamento e a experiência do instrutor de meditação que você está considerando.
Informe todos os seus prestadores de cuidados de saúde sobre quaisquer abordagens de saúde complementares ou integrativas que você use. Dê-lhes uma imagem completa do que você faz para gerenciar sua saúde. Isso ajudará a garantir um atendimento coordenado e seguro.

Referências-chave

Barrett B, Hayney MS, Muller D, et al. Meditação ou exercício para prevenção de infecção respiratória aguda: um estudo controlado randomizado . Anais da Medicina de Família . 2012; 10: 337–346.
Brewer JA, Mallik S, Babuscio TA, et al. Treinamento de conscientização para cessação do tabagismo: resultados de um estudo controlado randomizado . Dependência de drogas e álcool . 2011; 119 (1-2): 72-80.
Carim-Todd L, Mitchell SH, Oken BS. Práticas mente-corpo: um tratamento alternativo e sem drogas para a cessação do tabagismo? Uma revisão sistemática da literatura . Dependência de drogas e álcool . 2013; 132 (3): 399–410.
Chen KW, Berger CC, Manheimer E, et al. Terapias meditativas para reduzir a ansiedade: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados . Depressão e ansiedade . 2012; 29 (7): 545–562.
Cramer H, Haller H, Lauche R, et al. Redução do estresse baseado em mindfulness para dor lombar. Uma revisão sistemática. BMC Medicina Complementar e Alternativa . 2012; 12 (162): 1–8.
Dakwar E e Levin FR. O papel emergente da meditação no tratamento de doenças psiquiátricas, com foco em transtornos por uso de substâncias . Revisão de Harvard da psiquiatria . 2009; 17 (4): 254-267.
Desbordes G, Negi LT, Pace TW, et al. Efeitos da atenção consciente e do treinamento de meditação de compaixão na resposta de amígdala a estímulos emocionais em um estado comum e não meditativo. Fronteiras na neurociência humana . 2012; 6: 1–15
Gaylord SA, Palson OS, Garland EL, et al. Treinamento de conscientização reduz a gravidade da síndrome do intestino irritável em mulheres: resultados de um estudo controlado randomizado . American Journal of Gastroenterology . 2011; 106 (9): 1678-1688.
Goldstein CM, Josephson R, Xie S e outros. Perspectivas atuais sobre o uso da meditação para reduzir a pressão arterial . International Journal of Hypertension . 2012; 2012: 578397.
Goyal M, Singh S., Sibinga EM, et al. Programas de meditação para estresse psicológico e bem-estar: uma revisão sistemática e meta-análise . Medicina Interna JAMA . 2014; 174 (3): 357–368.
Lakhan SE, Schofield KL. Terapias baseadas em mindfulness no tratamento de distúrbios de somatização: uma revisão sistemática e meta-análise. PLoS One . 2013; 26; 8 (8): e71834.
Luders E. Explorando a degeneração cerebral relacionada à idade em praticantes de meditação . Anais da Academia de Ciências de Nova York . 2013, 1307: 82-88.
Luders E, Kurth F, Mayer EA, et al. A anatomia cerebral única dos praticantes de meditação: alterações na gyrificação cortical . Fronteiras na neurociência humana . 2012; 6: 1-9.
Morgan N, Irwin MR, Chung M, et al. Os efeitos das terapias mente-corpo no sistema imunológico: meta-análise . PLOS One . 2014; 9 (7): 1-14.
Ong JC, Manber R, Segal Z, et al. Um estudo controlado randomizado de meditação mindfulness para insônia crônica . Dormir . 2014; 37 (9): 1553-1563.
Reiner K, Tibi L, Lipsitz JD. Intervenções baseadas em mindfulness reduzem a intensidade da dor? Uma revisão crítica da literatura . Medicina da dor . 2013; 14: 230–242.
Rosenkranz M, Davidson RJ, MacCoon D, et al. Uma comparação da redução do estresse baseado em mindfulness e um controle ativo na modulação da inflamação neurogênica. Cérebro, Comportamento e Imunidade . 2013; 27 (1): 174-184.
Rubia K. A neurobiologia da meditação e sua eficácia clínica em transtornos psiquiátricos . Psicologia biológica . 2009; 82 (1): 1–11.
Tang YY, Tang R, Posner MI. Treinamento de meditação breve induz a redução do tabagismo . Procedimentos da Academia Nacional de Ciências . 2013; 110 (34): 13971–13975.
Westbrook C, Creswell JD, Tabibnia G, et al. A atenção consciente reduz o desejo neural e auto-relatado de craving em fumantes . Neurociência Cognitiva Social e Afetiva . 2013; 8 (1): 73–84.
Zeidan F, Adler-Neal AL, Wells RE, et al. O alívio da dor baseado na meditação-mindfulness não é mediado por opioides endógenos. Journal of Neuroscience . 2016; 36 (11): 3391–3397.
Outras referências

Agradecimentos

A NCCIH agradece as seguintes pessoas pela sua perícia técnica e revisão da edição de 2014 desta publicação: Richard J. Davidson, Ph.D., Vilas Professor, Psicologia e Psiquiatria, Universidade de Wisconsin-Madison; Jeffrey M. Greeson, Ph.D., MS, Professor Assistente, Psiquiatria e Ciências Comportamentais, Centro Médico da Universidade de Duke; Helané Wahbe, ND, Professora Assistente, Neurologia, Oregon Health & Science University; e John Glowa, Ph.D., e John (Jack) Killen, Jr., MD, NCCIH. Obrigado a David Shurtleff, Ph.D., NCCIH, por sua revisão da edição atual desta publicação.

Esta publicação não tem direitos autorais e é de domínio público. A duplicação é encorajada. O NCCIH forneceu este material para sua informação. Não se destina a substituir os conhecimentos e os pareceres médicos do seu médico primário. Encorajamos você a discutir quaisquer decisões sobre tratamento ou cuidados com seu médico. A menção de qualquer produto, serviço ou terapia não é um aval da NCCIH.

Fonte: NCCIH (Google Tradutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário