Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

A integração das neurociências clínicas na psicoterapia: avanços, aplicações e desafios contemporâneos.

A integração das neurociências clínicas na psicoterapia: avanços, aplicações e desafios contemporâneos. Texto completo

Terapia Cognitivo-Comportamental e Neurociências

Terapia cognitivo-comportamental pode alterar a estrutura do cérebro e aumentar o volume da substância cinzenta, mostra estudo. Os resultados observados são semelhantes aos já conhecidos em estudos com medicamentos.    Link Pesquisadores da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg (MLU) e da Universidade de Münster mostraram que a psicoterapia leva a mudanças mensuráveis na estrutura cerebral. A equipe analisou os cérebros de 30 pacientes que sofriam de depressão aguda. Após a terapia, a maioria deles apresentou melhorias e alterações em áreas responsáveis pelo processamento das emoções.

Anais do I Congresso de Psicologia Clínica do CRPSP

Alegria em receber os trabalhos publicados nos anais do I Congresso de Psicologia Clínica do CRPSP com o apoio do CFP . O resumo do trabalho “Prática supervisionada da Terapia Cognitivo-Comportamental Positiva (TCCP) em um Centro de Psicologia Aplicada: Relatos de experiência” é resultado das reflexões geradas em ambiente de supervisão clínica durante o estágio acadêmico de Terapia Cognitivo-Comportamental da UNIP (campus Paraíso/SP). Um agradecimento especial a todos os alunos estagiários, coordenadores e direção que sempre apoiaram essas experiências inovadoras em nosso campo de estudo. Também foi publicado o trabalho completo intitulado: “A integração das neurociências clínicas na psicoterapia: avanços, aplicações e desafios contemporâneos” fruto das reflexões das minhas aulas na pós-graduação de “Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental” do Programa de Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. A integração das neurociências na prática da psicologia clínica...

Curso de Medicina do Estilo de Vida - MEV no COMU 2025

Programação do curso de MEV - Medicina do Estilo de Vida no XLIV Congresso Médico Universitário da FMUSP  ( COMU 2025 ). O curso é coordenado pela psiquiatra dra Ana Paula Carvalho e conta com a participação especial dos especialistas: nutricionista dra. Roberta Carbonari, psiquiatra dr. Daniel Martinez, educador dr. físico Lucas Neves e psicólogo prof. Armando Ribeiro.  

Módulo MEV / Terapia Cognitivo-Comportamental Positiva na pós do AMBAN IPQ-HCFMUSP

Alegria… Em ministrar o módulo de Medicina Comportamental (Introdução à Medicina do Estilo de Vida - MEV e Terapia Cognitivo Comportamental Positiva - TCCP) da especialização de Terapia Cognitivo Comportamental em Saúde Mental do Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Há mais de 25 anos contribuindo para a formação de profissionais da psicologia e medicina em um dos maiores centros de pesquisa e inovação em saúde mental da América Latina, ao lado de grandes pesquisadores das neurociências e saúde mental. Hoje encontrei alunos motivados a aprender e contribuir para a promoção da qualidade de vida e bem-estar da sociedade.  

Laços Fortes - Jornal Diário da Região

Contribuição para a matéria da jornalista Francine Moreno sobre o dia do voluntariado no jornal Diário da Região de São José do Rio Preto. A ciência demonstra que se engajar em trabalho voluntário produz uma série de benefícios tangíveis para quem pratica. O psicólogo Armando Ribeiro, professor de psicologia e especialista em terapia cognitivo-comportamental, afirma que pesquisas na área da neurociência afetiva mostram que atos de altruismo ativam circuitos de recompensa no cérebro, liberando neurotransmissores como a dopamina (associada à motivação e prazer) e a oxitocina (ligada ao vínculo e ao amor). “Esse fenômeno é muitas vezes chamado de ‘helper’s high’ (a ‘onda do bem’ ou ‘êxtase do ajudante), uma sensação fi-sica de calor e euforia seguida por um período mais longo de calma e bem-estar.” Há ainda uma redução do estresse e da solidão. “Ao focar nas necessidades de outro, sai-mos temporariamente de nossos próprios ciclos de pensamento ansiosos e ruminativos. Além disso, o contato...