terça-feira, fevereiro 27, 2018

Comunicação e Manejo do Estresse no Next Frontiers to Cure Cancer 2018

Prof Armando Ribeiro sente-se honrado em ser o especialista convidado para falar sobre as novidades na gestão do estresse para pacientes, oncologistas e equipes em um dos maiores encontros científicos da Oncologia no país... Next Frontiers to Cure Cancer 2018 promovido pelo A.C. Camargo Cancer Center. Abordar os fatores humanos cruciais para o tratamento oncológico são as novas fronteiras para maximizar os resultados das terapêuticas médicas e desenvolver “Ciência e Inovação, paciente a paciente”.

A luta contra o câncer é uma causa da humanidade. Seu progresso é fruto do esforço de pessoas e instituições do mundo inteiro que, comprometidas com esse movimento, dedicam suas vidas a criar melhores condições de enfrentar esse desafio. Com o compromisso de gerar e disseminar conhecimento em oncologia, promovemos a 3ª edição do congresso Next Frontiers To Cure Cancer... De 10 a 12 de maio de 2018, profissionais do mundo inteiro, de 10 especialidades diferentes vão debater em 8 salas simultâneas o que há de mais inovador em diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer, em busca da cura e qualidade de vida de cada paciente. O congresso pretende reunir cerca de 1.600 pessoas e traz como tema central “Ciência e Inovação, paciente a paciente”.

Mais informações no site do evento: Next Frontiers To Cure Cancer

16a. Jornada de Controle de Infecção Hospitalar em Maternidade

Prof Armando Ribeiro estará contribuindo para a importante discussão sobre Humanização em CCIH / UTI Neonatal na ‪16a. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade promovido pelo Grupo Santa Joana (Hospitais Santa Joana | Pro Matre | Perinatal).‬

Temas clássicos e atuais sobre as medidas de prevenção de infecção na Obstetrícia e na Neonatologia. A 16a. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade, onde serão abordados temas clássicos e atuais sobre as medidas de prevenção a infecções de sítio cirúrgico na obstetrícia e neonatologia.

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Prof Armando Ribeiro ministrará aula para os médicos residentes do AC Camargo Cancer Center


Prof Armando Ribeiro tem a honra em ser o especialista convidado para falar sobre competências não-técnicas (soft skills) para os médicos residentes e demais profissionais do A.C. Camargo Cancer Center. O convite veio do Dr Wilson Costa Júnior presidente da Comissão de Residência Médica, através do intermédio da Dra. Maria Teresa da Cruz diretora do Núcleo de Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center.

No Programa de Integração de novos Residentes, todos os ingressantes participarão de um treinamento para conhecer mais sobre a nossa Instituição, que há 64 anos tem como propósito combater o câncer paciente a paciente.

Tema: "Técnicas para o exercício de uma profissão equilibrada, técnica e emocionalmente"
Data: 15 de março (quinta-feira)
Horário: 07h
Local: Auditório Senador José Ermírio de Moraes (A.C. Camargo Cancer Center)

sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Palestra sobre Gestão de Mudanças no Setor de Pneumologia do INCOR

Prof Armando Ribeiro foi o convidado especial para a reunião do setor de Pneumologia do INCOR para discutir estratégias eficazes para a Gestão de Mudanças para a equipe médica e administrativa do Setor de Pneumologia do INCOR. Gestão de Mudança... “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Dr Carlos de Carvalho (Diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) apresentando os resultados do setor de Pneumologia do INCOR. Lidar com a gestão de mudança através do envolvimento das lideranças... 

Sala de Reuniões do INCOR.

Parte do corpo clínico e administrativo do Setor de Pneumologia do INCOR.

quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Prof Armando Ribeiro na 16a. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade do Hospital Santa Joana

Você está convidado a participar da 16a. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade, onde serão abordados temas clássicos e atuais sobre as medidas de prevenção a infecções de sítio cirúrgico na obstetrícia e neonatologia.

Prof Armando Ribeiro é um dos especialistas convidados para a 16a. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade do Hospital Santa Joana, coordenado pela médica infectologista Dra. Rosana Richtmann. O evento ocorrerá no auditório do hotel Renaissance (SP) em 03 de março de 2018. O Prof Armando Ribeiro coordenará a mesa-redonda "Humanização e CCIH" que contará com a participação de renomados especialistas em UTI Neonatal e da CCIH.

O objetivo será explorar o aspecto psicológico do atendimento humanizado para os familiares frente a algumas condutas do CCIH, como instituição de isolamento de recém nascido. Nesta mesa contaremos com a presença da Dra. Filomena Bernardes de Mello, médica coordenadora da UTI Neonatal e de uma mãe que vivenciou este tema.

Ter um bebê prematuro é uma situação difícil para a maioria das mamães e dos papais. Afinal, aquele recém-nascido pequeno e frágil muitas vezes precisa ficar internado em uma UTI Neonatal, às vezes por muitas semanas. Nesse cenário, surge um conceito extremamente importante: a humanização. Afinal, não é só de tecnologia e conhecimento médico que se faz uma estrutura como essa. Aspectos de humanização, como o Método Canguru, tornam-se fundamentais para ajudar os pequenos a superar esse período.

Abordar as estratégias para o desenvolvimento das competências socioemocionais (soft skills) dos especialistas em CCIH e da UTI Neonatal será um dos temas abordados pelo Prof Armando Ribeiro nesta jornada científica.

O evento também contará com a participação especial da convidada internacional Dra. Caroline Quach (Centro Hospitalar Universitário Sainte Justine, Montreal - Canadá).

terça-feira, fevereiro 13, 2018

Prof Armando Ribeiro no VI Congresso Internacional de Stress

Prof Armando Ribeiro é um dos especialistas convidados para compor as atividades científicas do VI Congresso Internacional de Stress e XII Workshop Internacional de TCC promovido pela Associação Brasileira do Stress (ABS) / Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

A mesa-redonda intitulada: "Programas anti stress nas organizações" ocorrerá no auditório do hotel Pullman (Ibirapuera / SP) no dia 21/04/2018 das 16h as 17h30 e contará com a participação dos especialistas convidados: Prof Armando Ribeiro abordando o tema "Stress no Hospital: O que aprendemos?", Dr. Esdras Vasconcelos abordando o tema "Stress no mundo corporativo" e Dra. Keila Nunes abordando o tema "Stress no âmbito das agências públicas". A mesa-redonda será coordenada pela presidente do congresso Dra. Marilda Lipp.

O Prof Armando Ribeiro fará uma reflexão sobre os desafios na implantação e gestão de programas de redução do estresse em instituições hospitalares de alta complexidade, além de debater sobre as vantagens e desvantagens de um programa de gestão do estresse voltado ao checkup médico.

segunda-feira, fevereiro 05, 2018

“O outro lado do paraíso” presta um desserviço à população brasileira. Notícias do CFP

“O outro lado do paraíso” presta um desserviço à população brasileira. Sofrimento psíquico grave foi abordado sem o cuidado que o tema exige.

Mesmo compreendendo o caráter de uma obra de ficção, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) entende que a telenovela “O outro lado do paraíso”, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância.

Quanto ao argumento de que se trata ‘’apenas’’ de ficção, lembramos que são as novelas da Rede Globo que, como estratégia de elevar a audiência, frequentemente buscam embaralhar as barreiras do ficcional e do real, entre outras formas, introduzindo nas tramas fatos e temas candentes da sociedade.

É consenso no Brasil de que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que tem a habilitação adequada. Isso é amplamente reconhecido por diversas políticas públicas, entre elas o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que empregam essas profissionais em larga escala. Mesmo na saúde suplementar, o exercício do cuidado psicológico é reconhecido e regulamentado. Há normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigam os planos de saúde a oferecerem atendimento por profissionais da Psicologia.

Somos uma profissão regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, os cursos de Psicologia são aprovados e fiscalizados pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde reconhece a Psicologia como uma profissão da saúde. As mais prestigiadas universidades públicas e privadas oferecem formação em Psicologia e nossa ciência e profissão passam rotineiramente pelo escrutínio das pesquisas acadêmicas. Tudo isso confere segurança à sociedade de que se trata de uma ciência e profissão respaldadas ética e tecnicamente.

Saudamos como positiva a manifestação de diversos grupos e escolas de coaching, que, manifestando-se sobre o ocorrido, afirmaram compreender que os transtornos mentais devem ser cuidados por profissionais da saúde mental.

O CFP faz um alerta à sociedade para que não se deixe iludir. As pessoas devem buscar terapias adequadas conduzidas por profissionais habilitadas para os cuidados com a saúde, particularmente a saúde mental.