quarta-feira, agosto 25, 2010

TCC e terapias complementares no III Congresso Brasileiro da Psicologia

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO MAIOR ENCONTRO DA PSICOLOGIA BRASILEIRA!

O Prof. Armando Ribeiro irá participar do maior encontro da Psicologia brasileira, com diversas contribuições relacionadas ao seu campo de estudo / pesquisa e prática clínica. Os temas que serão apresentados incluem: curso sobre Auriculoterapia (código 10750), conversando sobre... Terapias Complementares (Acupuntura, biofeedback, meditação e hipnose) para o gerenciamento do estresse (código 07641),  como eu faço... Gestão do estresse ocupacional: novas tecnologias (código 10557), como eu faço... Acupuntura na prática da Terapia Cognitivo-Comportamental (código 10637) e conversando sobre... Acupuntura para o tratamento do estresse, ansiedade, insônia, depressão e obesidade: existem evidências científicas? (código 07629).

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, composto por 20 entidades da Psicologia, convida a todos para o III Congresso Nacional da Psicologia Ciência e Profissão. O Congresso, que está se preparando para a sua 3ª edição, é: espaço para o diálogo da diversidade da Psicologia no Brasil; lugar para o encontro da ciência e da profissão, que permite haver uma contribuição significativa na produção dos saberes e fazeres da Psicologia; momento importante no desenvolvimento da identidade dos psicólogos possibilidade para que todas as questões, abordagens e construções da Psicologia se apresentem e possam ser divulgadas e debatidas lugar do desenvolvimento do compromisso da Psicologia com as necessidades da sociedade brasileira.

TCC no 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas

São Paulo-SP, 17 e 18 de setembro de 2010.

O Prof. Armando Ribeiro teve o seu trabalho aprovado para ser apresentado no "2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas" com o título: "Terapias complementares (acupuntura, biofeedback, hipnose e meditação) em psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental): relatos de uma experiência". O trabalho pretende discutir as experiências do autor no ensino, pesquisa e prática clínica / hospitalar com a associação de Terapia Cognitivo-Comportamental e terapias complementares.
Em sua primeira edição em 2008, o Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas foi um sucesso, contando com um público de 313 inscritos, predominantemente composto por profissionais e estudantes da área da saúde, provenientes de diferentes estados do Brasil. Neste evento estiveram presentes pesquisadores de renome internacional como a Dra. Shirley Telles, uma das maiores autoridades internacionais em estudos na área do yoga e Ayurveda e o Dr. B. N. Gangadhar, chefe do depto. de Psiquiatria do National Institutes of Health da Índia. Tivemos ainda a presença do Dr. Pema Dorjee, um dos mais importantes professores da Medicina Tradicional Tibetana.

Sabe-se hoje que as Práticas Contemplativas apresentam efeitos no combate ao estresse, melhora de sintomas de ansiedade e depressão, regulação da pressão arterial e de diversos hormônios. Estas práticas contribuem para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Por outro lado, há evidências de que as Medicinas Tradicionais podem contribuir para prevenir e tratar diversas doenças, especialmente aquelas de natureza crônica. Estas medicinas têm sido utilizadas em muitos casos, como complemento ou de maneira integrada à Medicina Convencional do ocidente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando o uso das medicinas tradicionais/complementares/alternativas nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental moderna após constatação de que as terapias complementares são cada vez mais procuradas no mundo todo. Em seu documento Estratégia da OMS 2002-2005, preconiza o desenvolvimento de políticas públicas observando os requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso. Também a constituição brasileira, no inciso II do art. 198, dispõe sobre a integralidade da atenção à saúde como diretriz do Sistema Único de Saúde. Assim, em 4 de maio de 2006, foi publicada no Diário Oficial da União portaria que aprova a política nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde.

As Práticas Contemplativas utilizadas na área da saúde e as Medicinas Tradicionais apresentam um modelo de atendimento humanizado e centrado no indivíduo. Ele precisa ser ativo colaborador do processo terapêutico, que muitas vezes envolve mudanças no próprio estilo de vida. A saúde mental e física dos profissionais envolvidos é também valorizada neste modelo, pois ela se reflete diretamente na qualidade do cuidado ao paciente.

--------------------------------------------------------------------------------
Objetivo

Apresentar estudos realizados sobre as Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas e sua aplicabilidade na área da saúde.
--------------------------------------------------------------------------------
Público Alvo

Doutorandos, Mestrandos, Graduandos em geral e Profissionais da Saúde

-------------------------------------------------------------------------------
TEMAS
1) Um panorama atual da implementação das Medicinas Tradicionais.
2) Medicamentos tradicionais e fitoterápicos/ produtos para o bem-estar
3) Pesquisas em Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas.
4) Humanização: o papel das Medicinas Tradicionais e das Práticas Contemplativas

Organização
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Associação Palas Athena

Mais informações:




terça-feira, agosto 24, 2010

Aula de TCC em Floripa

Os alunos do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) do ICTC em Florianópolis-SC sempre muito gentis também enviam comentários e elogios à aula do Prof. Armando Ribeiro.

Alguns depoimentos:
"Bom dia Prof. Armando Fiz o curso de Especialização em Terapia Cognitiva de SC, no ICTC, onde foi ministrado uma aula sua, por sinal, adorei muito."
"Boa tarde, Armando. Não tive tempo de me despedir e agradecer a belíssima aula que tivemos no ICTC hoje."
"Olá Armando! Quero agradecer pela gentileza e atenção, tuas informações foram muito úteis.Tenha um bom dia!!"
"Boa tarde! Como vai? Eu sou aluna do ICTC, e gostaria de saber como faço para ter as musicas de relaxamento e respiraçao, e qualquer material que possa ser utilizado na Terapia. Tudo que poder me ajudar com relaçao a relaxamento, respiraçao e meditaçao, seja textos, bibliografia, etc. Eu lhe agradeço muito!"


Muito Obrigado!

Aula de TCC em Curitiba

A aula do Prof. Armando Ribeiro no curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do IPTC em Curitiba-PR foi muito bem avaliada, com alguns emails espontâneos muito gratificantes, para quem se dedica ao ensino e formação de novos profissionais comprometidos com a ciência e humanização da relação terapêutica.


Alguns comentários:

"Olá professor! Gostaria de agradecer a excelente aula ministrada no IPTC. Ela abriu caminhos até então desconhecidos e espero aprender mais..."
"Olá Profº Armando, Bom dia ! Gostaria de parabenizá-lo pela aula ministrada no IPTC, foi muito bacana e com certeza despertou o desejo de conhecer mais o assunto."
"Olá prof. Armando Ribeiro! Primeiramente gostaria de agradecer a aula, estava otima! "

Também quero agradecer ao acolhimento dos alunos que permitiram a criação de um convívio respeitoso e favorável ao treinamento. Obrigado!

 

Biofeedback no combate ao estresse

O Prof. Armando Ribeiro foi entrevistado pela repórter Elys Marina do canal MEGATV - Programa Edição Saúde, que abordou o tema gerenciamento do estresse. Durante a entrevista, foram demonstrados alguns equipamentos de biofeedback e conceitos básicos sobre psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental) e biofeedback para a redução dos sintomas físicos e emocionais do estresse.

Supervisão clínica pode ser a diferença na escolha por um curso de TCC

No curso de aprimoramento em "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), além de ser um dos cursos mais tradicionais e com a participação de professores altamente qualificados no seus respectivos campos de atuação, a supervisão clínica semanal em pequenos grupos de alunos (no máximo 5) pode ser um dos ingredientes mais importantes para a formação de novos terapeutas.
O Prof. Armando Ribeiro além de ser professor e supervisor clínico do curso, há quase 10 anos, frequentemente ouve dos seus alunos que a experiência obtida durante a fase de supervisão clínica é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento das novas competências comportamentais necessárias a aplicação clínica da Terapia Cognitivo-Comportamental. Os atendimentos individuais semanais, seguidos de supervisão clínica e aulas teóricas, fazem do curso do AMBAN uma referência no treinamento desta abordagem no Brasil. Na foto, os psicólogos: Marcia Paviani, Eliana e Armando Ribeiro. 

sábado, agosto 21, 2010

Psicólogos e Acreditação Hospitalar

Psicólogos e outros profissionais da saúde do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo - Unidade São José, participaram do treinamento para o processo de acreditação hospitalar internacional "Joint Commission International". Esta acreditação é uma importante meta que o hospital pretende conquistar, como prova de sua alta qualificação técnica e de infra-estrutura hospitalar. Somente hospitais que seguem metas internacionais de segurança, respeitando dos direitos dos pacientes, a continuidade do cuidado, com protocolos para o gerenciamento da dor, plano educacional, entre outras condições, são capazes de receber esta acreditação - um selo de qualidade internacional. Dentre os diversos profissionais, os psicólogos dra. Cristina Oda, Renata Cássis e Armando Ribeiro estiveram presentes neste treinamento. 

Treinamento em biofeedback no ALAMEDAS

O Prof. Armando Ribeiro ministrou treinamento básico em biofeedback para os profissionais do Núcleo de Reabilitação Psicossocial ALAMEDAS, em São Paulo. O núcleo é resultado da experiência acumulada pelos pesquisadores da UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo considerado um centro de excelência para o tratamento psicossocial (multidisciplinar).
Os participantes foram muito colaborativos e criativos nas discussões sobre as possibilidades de aplicação das estratégias baseadas no biofeedback e voltado para a clínica da dependência química.  Em síntese, o principal objetivo do ALAMEDAS: "Uma alternativa de apoio às pessoas com limitação de autonomia decorrente de problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas". Acredito que o biofeedback e técnicas relacionadas serão uma nova e importante ferramenta para à promoção da saúde e bem-estar biopsicossocial deste núcleo. Parabéns!!

sexta-feira, agosto 20, 2010

Desenvolvendo Carreiras

O Prof. Armando Ribeiro é consultor em "Estratégias Cognitivas e Comportamentais" do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa, ex-IBMEC São Paulo), desde 2008. Através de supervisões regulares, desenvolve a capacidade dos profissionais altamente qualificados do núcleo, em aplicarem os princípios da neurociência do comportamento aos problemas e desafios do mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira. Também foi responsável pela aplicação de um programa de redução de estresse breve.

Mais informações: http://www.insper.edu.br/carreiras

domingo, agosto 15, 2010

Técnicas de relaxamento

O Prof. Armando Ribeiro ministrou um workshop sobre Terapia Cognitivo-Comportamental para o tratamento dos transtornos somatoformes, Medicina Comportamental e técnicas de relaxamento para os alunos (psicólogos e psiquiatras) do curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), em Curitiba - PR, coordenado pelo médico psiquiatra dr. Salmo Zugman. Excelente turma!!

quinta-feira, agosto 05, 2010

Cuidado al paciente con enfermedad crónica

Publicação do capítulo "Manejo del estrés en pacientes con enfermedad crónica" no livro internacional "Cuidado al paciente con enfermedad crónica" organizado pelas professoras da Faculdade de Enfermagem da Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia). Este livro contou com a participação de profissionais de saúde da Colômbia, do Chile e do Brasil, especialistas nas suas respectivas áreas de atuação. O prof. Armando Ribeiro refere-se ao estresse: "el estrés es una oportunidad ecuánime para la destrucción" e aponta para caminhos embasados na ciência para a redução do estresse e promoção do bem-estar biopsicossocial e espiritual.