quarta-feira, maio 04, 2016

Globalização e mudanças tecnológicas podem aumentar estresse no trabalho, diz OIT

Globalização e mudanças tecnológicas têm transformado padrões de trabalho, muitas vezes contribuindo para aumentar o estresse. Foto: EBC

Uma das metas do Objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável pede “ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores” — garantir locais de trabalho seguros vai além da proteção da segurança física dos trabalhadores, se estendendo ao seu bem-estar mental e psicológico.

A globalização e as mudanças tecnológicas têm transformado padrões de trabalho e de emprego, muitas vezes contribuindo para intensificar o estresse relacionado ao trabalho, disse o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, na quarta-feira (27), na ocasião do Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho.

“Os altos níveis de desemprego, em particular na ausência de medidas adequadas de proteção social, também podem ter consequências indesejáveis para a saúde mental dos trabalhadores”, disse o chefe da organização.

O estresse relacionado ao trabalho afeta pessoas de todas as profissões em países desenvolvidos e em desenvolvimento da mesma maneira, segundo o diretor-geral da OIT. “Ele pode seriamente prejudicar não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também, e com frequência, o bem estar de suas famílias”, afirmou em comunicado.

De acordo com Ryder, o estresse dos trabalhadores têm consequências nas empresas, na forma de redução do desempenho geral, aumento das faltas e da rotatividade de pessoal, além de dificuldades nas relações de trabalho.

“Mais dados e análises são necessários para quantificar totalmente os custos financeiros de estresse no trabalho, mas já é muito claro que o fardo é considerável”, disse Ryder.

Estudo recente citado no relatório da OIT “Estresse no ambiente de trabalho: um desafio coletivo”, indicou que mais de 40 milhões de pessoas são afetadas por estresse relacionado ao trabalho na União Europeia, e que o custo estimado da depressão relacionada ao trabalho é de 617 bilhões de euros por ano.

Embora muito ainda precise ser feito para resolver o problema, o chefe da OIT disse ser possível afirmar que, nos últimos anos, tem havido evolução na compreensão do problema.

“A conscientização tem aumentado e, na maioria dos países, formuladores de políticas, parceiros sociais e redes de profissionais estão cada vez mais envolvidos no desenvolvimento de legislações, políticas, estratégias e ferramentas para a avaliação e a gestão do estresse relacionado ao trabalho”, declarou.

“É claro que a proteção da saúde mental dos trabalhadores deve se concentrar em estratégias preventivas. A avaliação e a gestão de riscos psicossociais na sua origem irão ajudar na elaboração das medidas coletivas e individuais necessárias para melhorar a qualidade de vida no trabalho para homens e mulheres”, disse.

Segundo Ryder, a OIT está comprometida em trabalhar com governos, trabalhadores e empregadores e suas organizações ao redor do mundo para desenvolver e implementar políticas eficazes em nível nacional, regional e empresarial para prevenir e minimizar o estresse relacionado ao trabalho.

O Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho tem como foco a carga que incide sobre a saúde e o bem-estar dos trabalhadores em todo o mundo devido ao estresse no ambiente de trabalho.

A Meta 8 do Objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável pede “ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores” – garantir locais de trabalho seguros vai além da proteção da segurança física dos trabalhadores, se estendendo ao seu bem estar mental e psicológico.

Fonte: ONU-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário