sexta-feira, setembro 27, 2013

Estresse pré-vestibular e Meditação para crianças no 2º CONCRIAD



O 2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência (CONCRIAD) acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2013, no centro de eventos do Hotel Pestana, Curitiba / Paraná.




O Prof. Armando Ribeiro é um dos palestrantes confirmados para o 2º CONCRIAD. Ele ministrará um mini-curso com o tema "Enfrentando o estresse pré-vestibular com o auxílio do biofeedback. Papel do adolescente, da família e das escolas / cursinhos", além da conferência "É possível ensinar meditação para as crianças?".

Sobre o mini-curso "Enfrentando o estresse pré-vestibular"

O curso abordará brevemente as estratégias psicoterapêuticas, baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental, através da utilização do treino comportamental por biofeedback / neurofeedback, além de técnicas de relaxamento (ex. relaxamento muscular progressivo de Jacobson, relaxamento autógeno de Schultz), respiração diafragmática e práticas meditativas (ex. mindfulness), para avaliação e gerenciamento do estresse em adolescentes que prestarão o processo vestibular para acesso há uma vaga na faculdade / universidade. Serão discutidas a importância da avaliação dos sintomas de estresse pré-vestibular e os efeitos do estresse crônico sobre o desempenho cognitivo, o papel dos pais e familiares / adolescentes e também sobre a necessidade das escolas e cursinhos em promoverem uma maior discussão sobre a gestão do estresse pré-vestibular e desenvolvimento de parcerias com psicólogos clínicos e escolares para suporte nesta fase.

Entrevistas na TV sobre estresse pré-vestibular:

Programa Papo de Mãe - TV Brasil (no prelo)
Programa Sala Ultra - TV Gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário