quinta-feira, dezembro 03, 2015

Lavar louça com atenção plena pode ajudar a desestressar... Jornal da TV Cultura 1º Edição

Prof Armando Ribeiro (psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José) contribui para o Jornal da TV Cultura 1º Edição sobre as novas estratégias para aliviar o estresse excessivo, principalmente as práticas baseadas em atenção plena (mindfulness) que podem ser praticadas no cotidiano.

Prof Armando Ribeiro explica para a repórter Lilian Coelho (TV Cultura) quais são as principais fases do estresse e como identificar os seus sintomas.

Prof Armando Ribeiro apresenta algumas das atualidades sobre o gerenciamento do estresse na vida pessoal e no ambiente de trabalho, com destaque as práticas formais e informais de atenção plena (mindfulness) que fez parte do seu treinamento na Harvard Medical School (EUA). 

Citamos alguns exemplos clássicos de práticas de atenção plena (mindfulness) informais e que podem (devem!) ser incorporadas no dia a dia. Lavar à louça, escovar os dentes, tomar banho, passar a roupa, cuidar do jardim, cozinhar... podem ser realizadas com atenção plena e quando dirigimos a nossa atenção para o momento presente, nosso organismo deixa de produzir intensamente os hormônios do estresse (ex. cortisol e adrenalina). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário