quarta-feira, julho 20, 2011

Palestra Estresse no Hospital - Beneficência Portuguesa de SP


Palestra sobre Estresse no Hospital
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto

 
Segundo a OMS o estresse é considerado uma epidemia mundial. No ambiente hospitalar de alta complexidade os sinais do estresse são devastadores e afeta a todos sem distinção. Práticas baseadas em técnicas de relaxamento, meditação e biofeedback são ferramentas úteis para a redução do estresse e a promoção da qualidade de vida e do bem-estar biopsicossocial e espiritualidade.

Proposta
A palestra é uma apresentação do Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar (CEAP) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Ministrante
Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto – Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo – CEAP. Certificação nacional e internacional em diagnóstico e gerenciamento do estresse (ABQV/ABS, ISMA-BR/Universidade do Texas e Universidade de Harvard). Website: www.armandoribeiro.com

Data: 12/08/2011
Horário: 12h às 13h
Local: Anfiteatro do 2º andar do bloco I do Hospital São Joaquim
(Rua Maestro Cardim, 769, São Paulo - SP)
Público-alvo: Médicos, Enfermeiros e demais profissionais da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Investimento: GRATUITO / Vagas Limitadas!

Informações: CEAP - Tel. (11) 3541-2593 / 3505-6061 / 3505-6060
Promoção e Apoio: Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar - CEAP da Beneficência Portuguesa de São Paulo (Rua Capitão Mor Roque Barreto, 47).


Fundado em outubro de 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo hoje é considerado o maior e mais avançado complexo hospitalar privado da América Latina.

Apoiada no princípio de prover saúde para todos com a mesma qualidade e responsabilidade, a Beneficência Portuguesa de São Paulo desempenha um papel fundamental para a sociedade. Hoje, 60% dos atendimentos são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Hospital possui 6.000 colaboradores e 1.500 médicos. Atende, anualmente, cerca de 1,5 milhão de pacientes em mais de 40 especialidades médicas. Isso só é possível graças ao constante investimento em tecnologia e na modernização da estrutura. A Beneficência Portuguesa de São Paulo é composta por duas Unidades, Hospital São Joaquim, com 5 blocos, e o Hospital São José, especialmente projetado para oferecer a seus pacientes o que há de mais moderno em Hotelaria hospitalar e tecnologia.
Com uma área total de 143 mil metros quadrados, a Instituição possui 1.920 leitos, 233 destinados à UTI, 64 salas de cirurgia, moderno setor de diagnóstico, pronto-atendimento e ambulatório. Tudo isso possibilita a realização, anual, de 30 mil cirurgias, sendo 8 mil cardíacas, e mais de 4 milhões de exames, além de viabilizar uma média de 200 transplantes por ano.

Atualmente, é considerado um centro de referência em transplantes. Entre 1973 e 2007, foram 3.345 transplantes de coração, fígado, medula, rim, pulmão, pâncreas, entre outros.

Ao longo de seus anos de história, a Beneficência Portuguesa de São Paulo aliou tradição à atualização constante, sempre buscando as mais modernas tecnologias do segmento e acompanhando as mudanças e inovações que marcaram o desenvolvimento da medicina no Brasil. Afinal, nada é mais responsável do que salvar vidas.

Fotos da Palestra


Equipe de psicólogos do Centro de Estudos e Assistência Psicológica (CEAP) dos hospitais São José e São Joaquim da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Egle Bellintani, Renata Cassis, Filipe Yamaki, Armando Ribeiro, Cristina Oda e Gisele Machado.

O Prof. Armando Ribeiro ministrou a palestra sobre "Estresse no Hospital" para os profissionais do Hospital São Joaquim da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além de representantes de diversas equipes médicas e demais profissionais da saúde, a palestra contou com a participação especial da coordenadora e dos professores da Escola de Enfermagem São Joaquim da Beneficência Portuguesa de São Paulo, fundada em 1959. Também contamos com a importante presença da coordenação da fisioterapia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, com a participação dos seus estagiários e profissionais.


Apresentação de um trecho do documentário especial sobre estresse produzido pela BBC de Londres, com técnicas para a gestão do estresse. As técnicas que embasaram a palestra são fundamentadas na Terapia Cognitivo-Comportamental e em diversas técnicas de relaxamento e de respiração, salientando algumas práticas de meditação que já possuem evidências científicas no campo da saúde.


Apresentação de alguns estudos  científicos sobre a prevalência do estresse ocupacional, especialmente sobre os problemas envolvendo o presenteísmo e a síndrome de burn-out no hospital. Foram descritos os resultados da pesquisa do Prof. Armando Ribeiro com gestores, que apontou ser o fator "Clima e funcionamento organizacional" como o mais impactante para o estresse em algumas grandes organizações. "Líderes estressados... equipe doente!"


Foram utilizados aparelhos de biofeedback capazes de demonstrar o efeito do estresse no organismo e principalmente o efeito de pensamentos distorcidos "estressantes" na resposta fisiológica. Os aparelhos também são capazes de demonstrar o efeito das técnicas de redução do estresse (ex. respiração diafragmática, visualização, entre outros) no re-equilíbrio corpo-mente.


Confraternização da equipe de psicólogos do CEAP - Beneficência Portuguesa de São Paulo, após a palestra sobre "Estresse no Hospital", com 100% de avaliações positivas e solicitações para treinamentos em diversas equipes médicas e demais profissionais da saúde.


Palestra em Comemoração ao Dia das Mães (05/2012)

Palestra "Mãe, não estressa!" foi proferida pelo Prof. Armando Ribeiro (coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo), em comemoração ao Dia das Mães (10/05/2012) e organizada pelo departamento de Comunicação da BPSP, no salão nobre do Hospital São Joaquim.


Programação de palestras e atividades da BPSP para o dia das Mães.



 O foco da palestra foi na orientação das mulheres e mães presentes (ex. colaboradoras do hospital, familiares de pacientes) na conscientização sobre o estresse na mulher e técnicas para reduzí-lo.