sábado, novembro 26, 2016

Bastidores da entrevista para o jornal da RIT TV

Bastidores da entrevista do Prof Armando Ribeiro para a repórter Vanessa Lorenzini do jornal da RIT TV. O tema da entrevista é sobre as consequências negativas do stress crônico nas empresas, além de medidas para gerenciar o stress excessivo e as novas tecnologias para a avaliação psicofisiológica do stress. Diversos estudos já demonstraram que o stress excessivo é responsável pela perda da produtividade, aumento da rotatividade / absenteísmo, além de comprometer a saúde do trabalhador, bem-estar e qualidade de vida.

Após a entrevista em ambiente interno, o Prof Armando Ribeiro e a equipe de jornalismo da RIT TV foram demonstrar como esta o stress do paulistano, em frente ao Centro Cultural São Paulo. Dentre as principais queixas dos transeuntes sobre as fontes do stress, destacaram-se: transporte público, problemas financeiros, preocupação com o cenário político / econômico do país, provas e etc. Algumas pessoas disseram utilizar os espaços verdes do Centro Cultural São Paulo (ex. jardim suspenso, horta comunitária e etc.) como estratégia pessoal para reduzir o stress excessivo ao longo da semana.

Pessoas que circulavam pelas imediações do Centro Cultural São Paulo foram convidadas para uma demonstração didática da avaliação psicofisiológica do stress, por meio de modernos equipamentos de biofeedback de EDA (atividade eletrodérmica da pele). Na foto, a equipe de produção do jornal da RIT TV durante as gravações externas. A atividade eletrodérmica da pele é uma das medidas objetivas da ativação do sistema nervoso autônomo simpático ( responsável pela reação de luta-fuga / stress).

Muitos rankings apontam o jornalismo como uma das 10 profissões mais estressantes. Será verdade? A repórter também quis avaliar o seu nível de stress psicofisiológico durante a condução da entrevista... Surpresa: Seus níveis de stress são compatíveis com a tensão normal adaptativa frente a situação de conduzir uma entrevista em frente as câmeras (ex. foram reportados 23 eventos estressantes, ou seja, ela permaneceu com a resposta do stress ativa em 46% do tempo da avaliação). O stress (na forma de eustress / stress positivo) pode ser fundamental para uma boa entrevista, mas será que ela consegue relaxar depois de um dia exaustivo de trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário