terça-feira, dezembro 18, 2012

Dieta antiestresse - Revista Corpo a Corpo

 
Seque a barriga, sem sofrimento
Dieta antiestresse evita compulsão, controla ansiedade e afina 5kg
 

Se a tensão e a ansiedade estão fazendo você comer mais é hora de virar o jogo a seu favor. Com uma dieta balanceada e alimentos escolhidos a dedo é possível driblar o nervosismo e a irritabilidade e ainda afinar a cinturinha em um vapt-vupt, sem sofrimento. Por Rita Trevisan para a Revista Corpo a Corpo (Nº 288, dez/2012).
 
 
O Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto é psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e foi um dos especialistas consultados para esta matéria de capa da revista Corpo a Corpo e dentre seus vários comentários à jornalista, destaca as pesquisas que apontam para o efeito do estresse crônico no ganho de peso corporal (segundo dados publicados no American Journal of Epidemiology), além dos estudos sobre o efeito da liberação contínua de cortisol no acúmulo de gordura nas regiões do abdome, coxas e braços (segundo estudos do Departamento de Doenças do Coração da Universidade de Goteborg, na Suécia). 

Os efeitos nocivos do estresse não se restringem apenas ao desentendimento com a balança. Quando a ansiedade é crônica, o corpo todo padece. (...) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos sete entre as dez principais doenças modernas estão associadas ao nervosismo.

Ansiedade sob controle

Além das escolhas inteligentes à mesa, alguns hábitos influenciam positivamente no seu humor e na disposição para as atividades diárias.

1- Dormir mal ou pouco dispara desordens hormonais que favorecem o ganho de peso e a irritabilidade. Por isso, descanse sete ou oito horas por dia. E lembre-se: evite estímulos até uma hora antes de ir para a cama, tome um banho relaxante bem à noitinha e deixe o quarto o mais escuro e silencioso possível na hora de descansar.

2- Exercícios físicos promovem a liberação de serotonina e aumentam o bem-estar, renovando o pique. Para aproveitar melhor esses benefícios, exercite-se pela manhã.

3- Práticas como a ioga e a meditação mantêm o corpo e a mente em equilíbrio, além de amenizarem a tensão.

4- Ter amigos combate os efeitos nocivos do estresse. As pessoas próximas ajudam na reavaliação da fonte de preocupação e impedem a famosa "tempestade em copo d´água".

5- Buscar o autoconhecimento é outra arma contra o nervosismo. Reconheça seus limites e respeite-os.
 
Quer saber mais? É só ler o texto na íntegra da revista Corpo a Corpo (Nº 288, dezembro de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário