quarta-feira, dezembro 07, 2011

Como combater o stress pré-vestibular no Programa Vida Melhor da Rede Vida

Como combater o stress pré-vestibular


Entrevista do Prof. Armando Ribeiro sobre "Como combater o stress pré-vestibular" no programa Vida Melhor do canal Rede Vida, apresentado por Cláudia Tenório, de segunda à sexta-feira, 12h30 às 14h.
O objetivo desta entrevista foi descrever algumas das técnicas utilizadas em psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental) aliadas as intervenções baseadas em equipamentos de biofeedback (ex. atividade eletrodérmica e variabilidade da frequência cardíaca) para a redução do estresse pré-vestibular.
O Prof. Armando Ribeiro realizou um exercício com a apresentadora Cláudia Tenório, para demonstrar os efeitos de pensamentos negativos e catastróficos e da respiração no aumento da tensão psicofisiológica, através de um sensível equipamento de biofeedback. Assim que a apresentadora se concentrou em cenas e/ou pensamentos negativos, o software registrou aumento da condutância elétrica da pele (sinal de stress) e fez com que um balão virtual estourasse, simbolizando o estresse negativo e que poderá ser prejudicial frente a situações de prova (ex. vestibular, provas finais), entrevistas de trabalho (ex. processos seletivos, dinâmicas de grupo), entre outros.
Foram mencionadas dicas básicas sobre como tirar mais proveito do funcionamento da mente, a partir do novos estudos da neuropsicologia e das estratégias corpo-mente (ex. respiração diafragmática, visualização / imaginação guiada, entre outros) para a redução do estresse crônico e promoção da qualidade de vida. Foi demonstrado como técnicas simples de respiração podem alterar o mecanismo do estresse em nosso corpo, levando a um estado de maior coerência psicofísica, e de atenção relaxada.
Mais uma vez, a apresentadora Cláudia Tenório do programa Vida Melhor da Rede Vida de Televisão recebeu o Prof. Armando Ribeiro com muita simpatia e carinho, sabendo explorar da melhor forma os assuntos pertinentes e interessasntes a todos os telespectadores interessados em melhorar sua qualidade de vida e bem-estar. Parabéns a Cláudia Tenório e a toda a equipe do Programa Vida Melhor da Rede Vida!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário